Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

1/03/2007

D.Gualdim Paes

No ano da graça de 1118, nasce D.Gualdim Paes,filho de uma familia humilde do norte de Portugal (local de nascimento não è conhecido,pois ha certas duvidas em relação a Amares).Com 3 anos è levado por 2 Cavaleiros Templàrios para o instruir junto de seu irmão de ordem D.Afonso Henriques. Com 17 anos foi armado cavaleiro ,combateu na batalha de Ourique junto com D.Afonso Henriques. Por volta dos 21 anos é eleito Grão-Mestre da Ordem Templária. Anos depois parte para a Palestina ,onde teve contactos ,com sábios egípcios, arabes, judeus e cristãos gnòsticos .Participou em várias batalhas ,entre elas Askalom onde foi reconhecido como um grande lider. Após 5 anos volta a Portugal, e reconstroi e alarga o Castelo de Thomar, fazendo deste o maior do mundo a nivel de aréa. Ao mesmo tempo reconstroi o principal centro espiritual a par das piramides em Thomar (Templo de Sta Maria do Olival), um espaço aberto a todos os credos. Thomar é a partir daqui sede oculta da Ordem Templária e escola espiritual de todos os cavaleiros templários. No dia 13 de outubro de 1195 D. Gualdim Paes entrega o seu espirito a Deus e é sepultado em Sta Maria do Olival.(resta-nos saber como morreu este sabio templario.)
Esta é a informação quetemosdeD.Gualdim Pais, quem tiver outras opiniões faça o favor de as expor.estamos ca para as debatermos.
Não para nós, Senhor, mas para que este blog seje de todos os templarios!
Saude, Até a vista!

1 comentário:

non nobis sed blog tuo da gloriam disse...

Parabens pela vossa iniciativa, fico muito contente por constatar que mais pessoas partilham a minha admiração pelo D. Gualdim.

Se foi ou não grão mestre não sei, mas o que é certo é que o seu papel na fundação de Portugal é fundamental, e a sua influência ultrapassava as terras lusas.

Que Portugal foi um projecto templário não faz nenhuma dúvida, não fosse o D. Henrique de borgonha proximo dos templários e o D Afonso Henriques "irmão templário".

Os descobrimentos tambem foram "patrocinados " pelos templários através da ordem de cristo.

Continuem a procurar a verdade, com rigor e pertinência e continuarei a ler o vosso blog com interesse e agrado.