
Concerteza um guerreiro sabio... mas.. será que está mesmo sepultado no Templo de Sta Maria do Olival?
Terá sido um mero Mestre Templario ou Grão Mestre Templario?
Terá nascido mesmo em Amares em 1118?
Terá ele reconstruido o Castelo de Ceras? Quando como recompensa pelo apoio dos Templários na conquista de Santarém (em 1147), D. Afonso Henriques doaria a, Gualdim Pais, no ano de 1959, o Castelo de Cera (actual Ceras).
Surge sempre a duvida e o incerto... mas....
Gostaria que nos dessem a vossa opinião.
Deixo-vos aqui um texto que fala do D. Gualdim Pais,para puder mos confrontar algumas ideias, este texto foi retirado duma pagina na Internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gualdim_Pais
Gualdim Pais (Amares, 1118 - Tomar, 1195), cruzado português, Freire Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques (1128-1185), foi o fundador da cidade de Tomar.
Filho de Paio Ramires e de Gontrode Soares, combateu ao lado de D. Afonso Henriques contra os mouros, vindo a ser ordenado Cavaleiro pelo soberano no campo de Ourique (1139).
Partiu depois para a Palestina, onde militou durante 5 anos como Cavaleiro da Ordem dos Templários, tendo participado do cerco à cidade de Gaza.
Ao retornar, foi ordenado como quarto Grão-Mestre da Ordem em Portugal (1157), então sediada em Braga. Fundou, nessa capacidade, o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo (1160), que se tornou o Quartel-General dos Templários no país, dando foral à nova vila no ano de 1162.
Também fundou o Castelo de Almourol, o da Idanha, o de Ceres, o de Monsanto e o de Pombal. Deu foral a Pombal em 1174.
Cercado em 1190 em Tomar pelas forças Almoádas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, conseguiu defender o Castelo contra esse efetivo numéricamente superior, detendo assim a invasão do norte do Reino por esta parte.
Faleceu em Tomar no ano de 1195, e ali se encontra sepultado, na Igreja de Santa Maria do Olival.