Os pendões a que nos estamos a refer pertencem ás Freguesias de Santa Maria Madalena, Paialvo e Beselga.
Para quem não esteve atento ou não esteve presente na Festa dos Tabuleiros aqui vai as fotos de alguns desses mesmos pendões e uma possível explicação.
Pendão de Santa Maria Madalena:
Tratasse de um pendão com uma Pirâmide completa com a pomba do espírito santo no meio.
Pendão de Paialvo:
É um pendão com um triângulo vazio e com a pomba no meio.
Pendão da Beselga:
De todos é talvez o mais estranho pois além do triângulo e da pomba tem o olho que tudo vê.
Estas três freguesias formam um triângulo muito curioso pois ambas foram comendas Templárias. É possível ligar estes símbolos ás várias organizações cristãs, maçónicas e também Templárias, mas as suas origens já remontam ao tempo do antigo Egipto.
O olho que vemos no pendão da Beselga visto numa perspectiva cristã deve acreditar que se trata do olho de Deus que observa a humanidade. Já para a Maçonaria o olho representa o grande arquitecto universal. Numa vista mais aprofundada vemos que este olho já vem do antigo Egipto e que representa o Deus Hórus, filho de Osíris e de Isis. O seu olho considera-se como símbolo de protecção.
Sendo assim o olho no pendão é como um pedido de protecção para as colheitas, motivo que levou no reinado de D.Diniz ao início desta tradição da Festa dos Tabuleiros.
Quanto ao triângulo para os cristãos corresponde à trindade de Deus. A Festa dos Tabuleiros antes de ser cristã era pagã e por esse motivo aqui temos uma possível resposta para a variedade de símbolos.
Visto que a variedade de explicações podem ser muitas gostava da vossa opinião sobre este assunto.
Caros companheiros de blog este será o ultimo tema antes das tão merecidas férias pois estamos todos a precisar de descanso. Vamos aproveitar as férias para fazer pesquisas no terreno e para alinhavar novos temas para o blog, pois assuntos é o que não falta sobre Tomar e Templários (falta explora-los melhor e aprofunda-los, mas prometemos trabalho e algumas novidades quando voltarmos!).
Até ao jantar. Abraços