Na busca de um saber mais profundo e para melhor comprender mos a caminhada dos Templarios,esta pergunta pode ser uma das "chaves"...
O porquê da escolha do Panteão em Sta Maria do Olival? Porquê Thomar?
Quem tiver algumas dicas que exponha, vamos tentar com este blog expôr duvidas e teorias reais ou outras um tanto quanto em fantasia...Para isso contamos com ajuda de todos... para assim conseguirmo-nos unir e formar um grupo capaz de defrontar todas as atitudes tomadas que desfavoresem os saberes Templarios.
*Quadro misterio do templo de St Maria ,poque razão estao 16 pessoas e hà 17 chamas do Espirito de Santo????
Cronologia
1160 - data provável da reconstrução por D. Gualdim Pais, sobre ruínas do mosteiro beneditino, da primitiva igreja de Santa Maria, sendo possivelmente dessa época a porta românica de arco de volta perfeita na fachada N.; 1195 - o Mestre da Ordem do Templo, D. Gualdim Pais, é sepultado na igreja; séc. 13 - no reinado de D. Afonso III (1248-1279), desaparece a primitiva igreja dando lugar à actual; séc. 15 / 16 - Reinado de D. Manuel I (1495-1521), a igreja sofreu grandes reparações e alterações; séc. 16 - Reinado de D. João III (1521-1557), conclusão sob a direcção de Fr. António de Lisboa (Frei António de Moniz e Silva) das obras iniciadas no reinado de D. Manuel: construção em 1528 do túmulo de D. Diogo Pinheiro (1525- inscrição com a data do seu falecimento); destruição dos túmulos e epigrafias dos Mestres Templários e de Cristo, ficando apenas quatro; construção da abóbada e da janela de verga golpeada da sacristia (inscrição na verga de 1543) e ampliação, com a construção a sul, da galeria corrida e das capelas laterais; construção do púlpito, porta de acesso à sacristia e coro-alto séc. 17 - Revestimento azulejar das capelas do lado S.; séc. 19 - Realizam-se obras de restauro tendo sido destruídas três capelas
13 comentários:
Antes de mais,quero felicitar ,pela ideia deste blog,não sendo nova ,è mais realista en relação a outros blogs.Quero dar uma achega sobre o quadro que se encontra en St.MAria dos olivais (ou santuario da virgem negra ),alem do que dizem sobre as chamas e n de figuras,tambem temos de ver que a figura de verde tem 4 dedos no pe,e 6 dedos na mão.Sò mais uma coisa ,para quando è retirada a lage do chão ,para vermos as criptas, muita gente de tomar là brincou.Pois falei com pessoas jà muito idosas e que là estiveram.
Estamos a destancia de uma pedra!Não sendo de tomar ,faz-me impressão as autoridades de tomar,parece que estão paralizadas,acordem a tanto pra ser visto!
qUero informar o degracoins,no que diz respeito à entrada do tunel ,vindo da torre de D.Catarina,è verdade que existe pois muitos tomarenses là brincaram e namoram as escondidas,entre eles alguns parentes meus.Quanto a st Maria nada sei tirando aquela pedra no chão,que è estranha,a respeito do claustro do sèminario ele fica jundo à porta de saida do convento,tem uma escada en caracole.AtÈ uma proxima vez.
em relação ao espírito santo muito se pode dizer!! de facto o culto do espírito santo no nosso país é bem anterior a Rainha Santa Isabel. Existem documentos que comprovam a existencia do culto no nosso pais. A provar isto ve^m um documento de 1222 na qual se descreve a Confraria de Benavente. Bastante similar as festas do espírito, inclusive com distribuição do bodo, que ao que parece é comum a outras confrarias do sec. XIII na Europa. De facto o que rainha Santa Isabel insere de novo nosso país é o modelo de império. Hoje bastante diluido mas com originalidade bem patente quando comparada com a de outros paises europeus.
Gostaria se tal fosse possível e dado o meu gosto tão especial pela igreja St Maria do Olival,que o Degraconis,quando das suas consultas ao blog me explicasse sobre a tela onde estão as 16 figuras e as 17 chamas o porque das cores verde e vermelho das duas personagens,será que tem haver algo com a bandeira nacional .Quanto ao (cálice) desenhado no chão e que segundo minhas fontes é um símbolo budista ,se não é budista o que fez o Dalai lama lá ir???Já me deparei a certa altura com 3 budistas lá a rezar á não muito tempo.Também já vi por 2 vezes uma pessoa que muito ademiro que é José Medeiros a fazer girar o pêndulo em cima de tal desanho.Será das energias da pedra ,de onde tera ela vindo???O que se passa ali afinal?Queria ainda responder á pessoa que diz que os templários não aceitavam ideias o projetos dos muçulmanos! não é assim pois os templários respeitavam todas as religiões e ainda pra mais havia templários muçulmanos ,é uma questão de consultar vários livros.Ligar os templários só a igreja católica é um erro comum!
Quero dizer ao Degraconis que compreendemos quando diz não poder se alongar mais ,pois todos nos temos assuntos que não podemos falar em publico ,dai que esperamos o jantar para nos conhecermos e trocarmos ideias sobre estes assuntos .Sobre ST.Maria ,que é a minha paixão ,custame ver que as pessoas de Thomar não sabem dar o valor mercido!O templo de St Maria ,vamos chamar assim tem uma historia tão rica em relação a fundação de portugral e as lutas pela nossa independência. Uma das historias é a de que foi aqui que D.Nuno Alvares Pereira rezou durante 8 dias até a chegada de El Rei D.João I ,para juntos partirem para Aljubarrota,por curiosidade vejam as duas espadas a entrada do templo ,no chão.Deixo aqui um texto para refletir sobre os símbolos nas pedras de um poeta que tanto gosto,Fernando Pessoa:"Primeiro ,sentir os símbolos,sentir que os símbolos têm vida ou alma-Que os símbolos são gente.Mais terde virá a interpretação,mas sem esse sentimento a interpretação não vem." saudações fraternas
Ola a todos
Das grandes desgraças que houve em Portugal,(para além dos incêndios e do tremor de terra de 1755)as piores foram a vinda da "santa" inquisição e a tomada do poder pela maçonaria. As cores nacionais históricas e eternas da Pátria são e serão sempre o azul e branco.
Viva Portugal
Meu caro amigo como pedi no inicio do blog (não querendo fazer censura)eu peço que nenhuma afirmação sejá feita contra organizaçoes sejam maçónicas ,templárias,rosa cruzes ou republicanas e monárquicas .Ninguem disse que não era patriótico ,não sendo eu maçom ,nem templário nem rosa cruz (mas sim um grande apaixonado pela historia dos templários e pela minha cidade natal thomar)uma coisa temos de concordar é que ouve grandes maçons ,tais como :Marques de Pombal,D.Fernando,D.Luiz I e certos presidentes da republica e ainda o grande Fernado pessoa.Devemos nos centrar no motivo que nos fez fazer o blog ,os mistérios de thomar e dos templários .
Afirmando aquilo que o meu amigo João (e colega de pesquisas) ;o).
TEnho também uma palavra a dizer sobre o assunto, uma vez que a finalidade do Blog, é tentar unir esforços para compreender nos estes cavaleiros e mais facilmente estuda-los, à que desvalorizar comentarios de cariz unicamente pessoal, que nada tem a ver com estes asssuntos ligados a todos os paises por onde eles passaram e ligados a todas a ordens politicas em varios tempos.
(todas estas palavras para dizer: que não queremos que haja conflitos e disputas, pois acredito que haja pessoas das mais diversas relegiões, partidos politicos, etc que tem curiosidade sobre este tema...) penso que com esses comentarios é estar-mos a desviar do caminho ao qual todos nós estamos ligados...
Abraços
No geral este blog é uma Curte !!
Em relação a Santa Maria do Olival, gostaria de felicitar o Engenheiro Paiva pela contribuição valorosa que vai dar à igreja.
Colocar uma rodovia a escassos metros da cabeceira do edifício, por sobre uma linha de água é genial.
Ajudará sem dúvida à divulgação desta igreja Tomarense.
O Paiva é um Iluminado !!!
O paiva não é um iluminado,pois não tem valor para isso,mas que é esperto é!Abre buraco a frente ,abre buraco atras ,o homem tem de dar com o buraco para entrar no túnel.Esta a acabar o mandato e ainda não deu com o buraco.Dentro em breve vai abrir buraco para a ponte nova! o homem não desiste.Talvez acabe no buraco cavado por ele!Ele que não se esqueça que a igreja é vegiada de noite e de dia.se não forem os vivos atras dele serão os mortos,la dentro ele não entra.Podem ter a certeza.
o número de Portugal é o 17?
Isso significa o q?
Eu vejo 17 figuras. A décima sétima está no canto superior esquerdo, debaixo da chama do espirito santo e atrás da figura que se v~e bem. Vê-se a cabeça por trás...
Eu vejo 17 figuras. A décima sétima está no canto superior esquerdo, debaixo da chama do espirito santo e atrás da figura que se v~e bem. Vê-se a cabeça por trás...
Enviar um comentário