Autoria: CETARQUIVO
(uma tentativa de leitura do texto desaparecido)
………… que este livro … … … / o dossiê … … … … que o soubesse acabar pelo que ficou imperfeito … … (cartoreiras) esperamos sempre que viesse alguém que … … as escrituras que fizesse dele a perfeição que a obra pede. Nunca se aplicara ao … … …. e … passados mais de cinquenta anos que o livro … um caderno: no qual tempo se perderam muitas folhas e outras se romperam até que no ano de … dois … cartoeiros (escriturários) que vendo a curiosidade do livro e quanto … … … antiguidade e da escrituras da fazenda que nele se … do … … … aumentou os cadernos que achou e os … … a … … modo que soube e o fez encadernar parece … que era … aproveitou o que achou inteiro. e que o autor não pedia nada em … apresenta. o convento ganha muito em haver memória de sua fundação e dos autores portugueses e mereces que os reis de Portugal sempre lhe fizeram
4 comentários:
Acaba por ser curioso este "achado", se o posso chamar assim, pelo menos para mim assim o foi.
Numa das últimas revisões, estava a ampliar o texto para poder ver pequenos detalhes que passam despercebidos em que dou então com um texto desvanecido, no fundo da folha.
Primeiramente julguei que a página seguinte ficasse de algum modo impressa nesta página por algum processo relacionado com humidade ou a tinta não estivessem bem seca.
Pouco tempo levou a por de parte essa hipótese, não existiam palavras invertidas.
Levantou-se logo de inicio um problema, é de muito difícil leitura. Existem palavras que não sou capaz de decifrar o que lá se encontra mas outras que me permitiram transcrever algumas palavras.
Surgem dados curiosos que me levam a pensar que este Tombo andou perdido, surge lá uma referência “50 anos”, não sei se é uma referência ao tempo que o Tombo andou perdido se passado 50 anos surgiram outra ou outras partes do Tombo.
Consta-se que se perderam folhas, eu até á presente data ainda não dei falta de nenhum fólio ou folhas, pelo que li e pelo índice que o Tombo têm.
Na minha opinião talvez este Tombo como hoje o vemos estaria em cadernos separados que foram encontrados e que acabam por serem salvos por dois escriturários que o mandam encadernar e dão disso notícia, neste espaço escrevendo este pequeno texto.
Por motivos de manter a originalidade do Tomo creio que tentou-se deliberadamente apagar este texto.
Em todo o Tombo é o único local até agora que detectei um texto quase imperceptível.
Sérgio Tavares
Coordenador do CETARQUIVO
Todo o trabalho que li é muito interesante e como já lhe tinha dito apenas estranhei a igreja ser de um santo inglês. Algum motivo em concreto para que isso tenha acontecido? Berta
Boas.
Cara Berta gostaria de ser detentor do conhecimento universal, mas não o tenho.
E como tento ser uma pessoa honesta e humilde vou sê-lo consigo, não tenho uma resposta para si.
Nunca foi um tema sobre o qual me debruça-se, aliás embora soubesse da sua invocação, o universo destas duas ordens é tão gigantesco que sempre me levou para outros assuntos.
Mas já que levantou a questão e porque não gosto de deixar ninguém sem uma resposta, vou estudar o assunto e que teorias se podem tecer dessa ligação.
Demorará algum tempo no entanto se alguém souber o motivo avance...
Ai está uma bela pergunta Berta, ou melhor, uma grande mistério.
Enviar um comentário