Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

1/23/2008

Castelo ou Convento??


Amigos como concerteza já devem ter ouvido falar na separação do Convento de Cristo (do sitio onde está inserido...) do Castelo dos Templarios, esta nova polémica chegou para ficar... (só falta saber se vamos ter de pagar dois bilhetes para visitar os dois monumentons...??!!??)


"A Portaria nº1130/2007, de 20 de Dezembro, impõe a afectação de um castelo, o de Tomar, e da Ermida de N. Srª da Conceição,integrando o Conjunto Monumental Património Mundial,(Convento de Cristo) afecto ao IGESPAR, a uma nova tutela, que a concretizar-se, resultará num objectivo desmembramento daquele conjunto.
Importa saber que é, exactamente, a diversidade arquitectónica e histórica na sua íntegra continuidade que sustenta o reconhecimento do Conjunto como Património da Humanidade:(Castelo, Convento, Cerca, Ermida e Aqueduto).
Este espartilhamento representa um retrocesso, cultural e da política de gestão deste património, até à situação anterior a 1875.
Lutemos pela unidade da memória da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo em Tomar!!!"


Deixo vos aqui a petição para quem quiser assinar:

http://www.petitiononline.com/1cc1160/petition.html

(Obrigado ao Sr. Rui Ferreira pela lembrança)


Pelo que ouvi os populares comentarem pelas bonitas ruas de Thomar, foi que a Mata (ia deixar de ser Nacional) dos 7 Montes, iria ser vendida á Citaves (uma pequena parte) e à Sicarze (a parte maior), para exploração de galinhas e coelhos; porcos, cabras e vacas respectivamente, vamos ficar para ver se com a qualidade dos bastos a produção vai aumentar!!!

Quando me desloquei ao convento na passada terça-feira, também me despertou a curiosidade de dois funcionários do Convento estarem a falar sobre alguns claustros que iriam pertencer a outra instituição bem como as hortas dos frades que iria ser explorada pelo ministério da agricultura... vamos lá ver o que vai sair daqui...

Cumprimentos

(Resumindo e concluindo Portigal vai de mal a pior com isto tudo só podemos desejar que o proximo primeiro Ministro não nos venda à Espanha... pelo menos por uma "truta e meia"...)

20 comentários:

Anónimo disse...

Eheh

Ultimamente tambem tenho ouvido falar de Tomar aqui no norte...
vejam lá que la fui ao estádio do dragão e os morcões que estavam a minha frente estava a comentar que o Pinto da Costa tinha pago ao xôr Ministro do Património edificado para que ele remove-se a janela do Capitulo e a colocassem na Fachada Norte do Estádio do Dragão... (podia ser que assim conseguissem encher o estádio, eheh)

Quando fui ao Arrabida Shopping, na fila para para pagar ouvi dizer que o primeiro ministro queria transportar o Convento de Cristo para a zona de chelas, em troca colocava dentro das muralhas os bairros de lata...

Já estou como os autores do blog, vamos esperar para ver, mas apostava um fino no desejo do Pinto da Costa!!!

Ricardo Branco disse...

Amigos! O que vos tenho a dizer é que as unicas coisas boas deste post são as fotos (infelizmente não fotografadas por mim...) e o link para a petição...

Quero saber a vossa opinião: a favor ou contra? será que esta acção do governo foi calculista?!, sabendo que qualquer entidade ou empresa terá cada vez mais dificuldades em realizar actividades dentro destes monumentos...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Esta Legislação, a Portaria ou lá o que é, que atribui a gestão, protecção, etc. da Ermida da Imaculada Conceição e do Castelo de Tomar a um organismo diferente do IGESPAR, não é mais que uma escapatória pra os BOYS que tiveram que se refugiar da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. Tipo compensação. Já que os lugares deles foram quase todos ocupados pelos senhores que em tempos construíram as ameias de cimento da Charola, o telhado de zinco na Igreja de São Francisco, a campânula "árabe" na Capela de S. Gregório, lembram-se ? Sim esses mesmos, a pandilha da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, a DGEMN.
A DGEMN foi extinta e "absorvida" pelo IGESPAR - tá no Diário da República, e houve alguém com a distinta lata de migrar o site que eles tinham, o Monumentos.pt, que é até muito interessante, para o site do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana !!!
Isto é de dar pontapés no fígado !!
Não podiam ter englobado aquela sabedoria toda no site do Igespar ??.
Estão a ver a quem estas coisas foram entregues?

Anónimo disse...

MAS QUE RAIO SE PASSA EM TOMAR!!!!
ESTA TUDO LOUCO???????
JÁ NÃO SEI O QUE DIGA......

PEDRO SILVA

Anónimo disse...

Vai ser criada a F.L.T para combater estes abusos.
Se não lutarmos por Tomar a cidade e o concelho vão desaparecer.

F.L.T.
Frente Libertação Tomar

kanina disse...

Saudaçoes

Eu pessoalmente nao acredito que muitas coisas ditas no texto vao em frente mas sabe-se lá.

Isto gente doida nunca fiando.

qualquer dia deitam tudo abaixo e constroem um centro comercial que da mais lucro lololol

enfim...

Anónimo disse...

A mim pareçe-me é que tudo o que se faze em Tomar é esconder o património e todo o conheçimento que dele possa vir...

Porque será?

Anónimo disse...

A Igreja tem medo da verdade!

kanina disse...

Desculpa anonimo,mas de qual verdade tem a igreja medo??

Anónimo disse...

Da verdadeira Historia dos Templários.
É que templários e igreja não se ligam.
Basta ver as acusações que a igreja inventou contar os Templários.
Que tal se Deus fosse Mulher e não homem e por ai fora.....e que tal se Tomar fosse a nova jerusalem terrestre num futuro muito breve...

Comprimentos Karina

kanina disse...

A questao dos templarios, das falsas acusaçoes, é profundamente monetaria, segundo a minha opiniao.

"e que tal se Tomar fosse a nova jerusalem terrestre num futuro muito breve..."

isto que disse é um tanto teoria da conspiraçao, Tomar é importante mas calma.

E é Kanina e nao Karina.

Cumprimentos
:)

Anónimo disse...

Mas a teoria da conspiração existe mesmo,só não vê quem não quer.
Tomar é mesmo muito importante disso não tenho dúvidas.
O tempo vai dar razão aquilo que afirmei.
Kanina o problema dos templários é que eles sabiam de mais.Essa história de relacionar o poder monetario e a ordem é falso.
Os templários tinham tantos bens como os Hospitalarios,teotonicos.
A nível nacional a ordem dos Hospitalários tinha mais territorio que a ordem do Templo.Já agora fica a saber que um filho do nosso primeiro rei era grão mestre dos hospitalarios Portugueses.
A História é um mistério mal contado.

Comprimentos Kanina
ZADOK

Anónimo disse...

Caro amigo anónimo.

Realmente houve diversas ordem militares em Portugal, destas distinguem a km de distância os Templários, pois além de militar eram também uma ordem religiosa… o que não sabemos é tudo o que os seus monges faziam… estamos muito de longe de chegar aos conhecimentos alquímicos que eles continham, bem como da astrologia, medicinas naturais, etc (pois muitos deles eram provenientes de várias civilizações que terminaram, como o caso dos Persas…) etc… De facto aquela ordem funcionava como uma Sociedade impenetrável… tanto que por não conseguir penetrar nela o Rei Filipe “O Belo” e o Papa Clemente V, prendeu mais de 15000 templários (só em França) naquele que se chama o dia de azar –sexta-feira dia 13… de Outubro de 1312, sendo poucos anos mais tarde mandados para a fogueira.

Amiga Kanina, conta-se, como lenda que na noite antes dos Templários serem presos, saíram dezenas de barcos de imensos portos diferentes de França, para diferentes portos do Planeta… e que um deles tivesse desembarcado em Óbidos…

Amiga, como leitor (mais ou menos assedio), aprendi a dar o devido valor à bonita cidade de Thomar, que mesmo não vivendo nela, dou mais valor aos que lá vivem!
Todo nela imana magia… pena ela estar num caos espiritualmente e socialmente…
Aqueles 7 Montes, aquele convento e aquele castelo (apesar de todos murados e alterados, não conseguem esconder tudo!!), aquele Panteão de Santa Maria do Olival, aquele bonito “Rio Grande de Thomar”, tudo isso foi explorado da melhor forma pelo povo mais avançado espiritualmente que viveu na terra… E porque escolheram viver e ser sepultados em Thomar?!?

De qualquer maneira vejamos (algumas) das controvérsias da Igreja desde os seus primórdios:
1º - Não se sabe a vida de Cristo porque a Igreja tratou da apagar ou esconder…
2º - Desde sempre as suas palavras e as suas acções foram mal interpretadas pela Igreja, repare-se as ideias de Santo Agostinho (354-430)
3º - As inovações de tomismo por S. Tomás de Aquino no Séc. XIII
4º- A Inquisição, alguém se pode esquecer da “Santa Inquisição”?? Declarou morte e tortura a milhares de inocentes, cultos, historiadores, “Bruxos e Bruxas”, e todos os que tinha um pensamento diferentes do do Papa! (estão a ver o atraso que os Países Cristão tiveram!?)
5º - Actualmente o Estado do Vaticano, onde vive este Papa, é um dos estados mais ricos, com não sei quantas toneladas de ouro maciço, dava para matar a fome a pobreza em várias partes do mundo, durante algum tempo.
Afinal de contas qual foi a mensagem de Cristo nos passou quando cá esteve? Não foi ajudar-nos uns aos outros, dar-mos tudo o que temos e ajudar-mos o próximo... não se Igreja é esta!!! Mas é tudo menos Cristã!

Amigos na minha terra diz se quando um mal cresce torno, tarde ou nunca se endireita!

Bem acabei-me por me alargar naquele que era mais voto de incentivo á luta contra a separação do Castelo do Convento de Cristo, isto é de loucos!?! Em que miséria de País vivemos?

* Já agora deixo vos uns tópicos para os mais curiosos: - porque é que a cripta de Santa Maria dos Olivais foi fechada e os túmulos dos 23 Mestres Templários foram destruídas! – Porquê que a cripta da Charola dos Templários foi enchida de betão? - O que é feito do “poço” que encontraram e encheram de terra na Igreja de São Pedro de Fins (fórum romano)? - Entre outras que ficaram para uma próxima, talvez quando estes Cavaleiros se juntarem para novo jantar!

Cumprimentos fraternos!

Anónimo disse...

Caro António Ferreira,essa lenda das carroças que sairam de vespra é pura ficção.
Se esta a falar das reliquias posso asegurar que elas quando fora retiradas de Jerusalem foram logo levadas para seus destinos proprio,França posso dizer que não foi.

Comprimentos
Zadok

kanina disse...

Eu concordo que existam misterios mal explicados, nada mais natural, estamos a falar de coisas passadas ha muito tempo.

mas como pessoa racional que me considero, nao queria estar a cair no erro de escrever um livro de ficçao cientifica.

Filipe. o belo, estava individado ate as orelhas com os templarios nada mais natural que acabar com eles.

os templarios eram bons, tinham uma excelente rede de comunicaçoes, nada mais natural que se eu tivesse informaçao de que me iam roubar e prender, me resguarda-se escondendo alguma coisa, e toda a gente sabe que eles eram muito ricos, nada de misterioso ai.

os templarios seguiram e aprenderam com outras culturas: como os egipcios, muçulmanos etc. nao exagerem e nao digam que eram o supra sumo do que alguma vez existiu na terra. os egipcios ja praticavam medicina muito mais avançada que os templarios.

a astrologia, as plantas medicinais, geomancia, alquimia etc... e todo um conjunto de conhecimentos, vinha ja dos caldeus, dos sumerios, dos judeus,etc, etc... nao podemos por todo o merito nos templarios, eram bons mas nao os podemos divinizar.

E eu dou imenso valor a cidade, moro, nasci e vou la todos os dias e olho com olhos de ver, mas nao vou estar a dizer que é a coisa mais importante do mundo.

acho que é importantissimo ser o mais racional possivelporque as tantas escrevemos um codigo de davinci e ganhamos milhoes.
eu pessoalmente nao quero cair nesse erro. mas é apenas a minha opiniao.

:)

Anónimo disse...

Os templários não são mais que os descendentes dos (atlantas)egiptos ,Hebreus,Persas.
Em cada x de Anos um novo grupo aparece para fazer renascer algo que nos trancende.
A ordem nasceu,cresceu e morreu(antes de ter morrido) se me faço entender.
Hoje talvez outro grupo tenha sido formado mas
Não venham com maçonarias,rosa cruzes etc.
O mais certo é esse grupo ser contituido por pessoas anonimas e que mais cedo o mais tarde vão comprir o seu destino.

Gostei da forma como fala da sua cidade.
É coisa rara em Tomar.

Comprimentos
Zadok

Anónimo disse...

Caro António Ferreira, gostava que me desse provas das afirmações que diz tão convicto, nomeadamente:

1-"os túmulos dos 23 Mestres Templários foram destruídas" Destruidos ou mudaram de local???

2-"a cripta da Charola dos Templários foi enchida de betão" Provas documentais? onde se baseia meu caro amigo, só aqui desvenda dois casos que há muito se fala a existência da cripta e que foi enchida de betão.

O que me leva voltar ao blog alguns messes depois é a vergonha deste pais de brandos costumes em que é mais importante um estádio de futebol que peservar a nossa cultura e o nosso legado do passado para as gerações vindoras, é triste ver uns artolas a frente da cultura e da igreja que tentam encobrir algo que nem eles sabem o que é. É muito intressante a nivel promocional criar mitos acerca dos templários para promover o turismo mas depois esquecem que a maior herança desse grandes senhores não é fisico mas de cariz espiritual e modelo de vida.
Quanto ao padre de Tomar, Cuidado Deus castiga.

ICSMO, Saudações

kanina disse...

Boa noite

Entao os egipcios eram atlantes? essa eu nao sabia.

isso para mim chama-se teoria da conspiraçao.

mas sou a favor de cada um acreditar naquilo que quer

Anónimo disse...

Entretanto assistiu-se à heptacentésima assinatura !! na petição de todos nós

Anónimo disse...

A Igreja Católica, passe embora os seus erros, é a guardiã, sem o saber, pelo menos pela maioria dos seus membros, da Tradição secreta do Ocidente, em particular do Saber Hermético. Perdoemos-lhe os seus desvarios, mas não deixemos de os denunciar e de os impedir, sempre que possível. Tal como chegou a afirmar o papa Paulo VI, "o fumo de Satã" penetrou nas frestas da Igreja, mas a "Religion du nom des mers vaincra".
Lysardo