Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

2/17/2009

TOMAR SOBRE O MANTO DE SANTA MARIA

ANALISE CRIATIVA DE UMA PINTURA - PARTE I
TB sobre A CHAROLA DO CONVENTO DE CRISTO
Autoria: DEGRACONIS


Pois é meu caro amigo João, só poderíamos ter escolhido um quadro que nos levasse a fazer mais uma viagem mental por estes mundos, à semelhança da imagem que afinal não era a estrela de Santa Maria mas a de uma outra igreja qualquer, a qual brevemente abordaremos. Como diz o Rui Ferreira, muita conversa poderemos ter a partir do quadro. Tivéssemos tempo e letras para isso.

Alguém já nos facultou um link que permite facilmente perceber a similitude entre a construção circular da pintura e a nossa Charola Templária. Era ai que queríamos chegar com a semi-publicação da foto. Aguardávamos o desenvolvimento do tema do Manto para depois então avançarmos charola acima. Mas pelos vistos não há charola que espere lol (charola também é nome vulgo para ambulância pelo que o Azul me disse).

O interesse pelas edificações de planta circular que surge no século XIX, não apenas pela sua raridade em relação às outras construções, mas também pela sua aura de misticismo, leva à defesa da teoria de que era hábito essa forma nas construções Templárias. Contudo se na verdade tal não tem correspondência plena com a realidade, em Tomar efectivamente tem, pois temos uma rotunda templária oitavada.

É sobejamente conhecida a tipologia do Templo de Salomão pelas descrições bíblicas que nos dão conta da sua forma rectangular, contudo o parco conhecimento histórico e arqueológico de Jerusalém gerou muita confusão na imagética do homem medieval, justificando-se desse modo, muitas vezes ser invocado o Templo de Salomão como protótipo de algumas construções de planta centralizada. O Templo de Salomão tinha sido destruído um milénio antes da propagação das igrejas pela Europa fora, tendo os cruzados encontrado no local desse antigo templo uma construção circular conhecida como a Cúpula do Rochedo. A confusão acentua-se bastante em virtude de ser essa construção, após a chegada dos cruzados, designada como Templum Domini, Templo do Senhor, havendo mesmo quem pensasse ser aquela construção islâmica sobre as ruínas de Salomão, o templo original.


Cúpula do Rochedo

Com o passar do tempo começam as crónicas dos cruzados a designar a Mesquita de Al-Aqsa como Templo de Salomão e a Cúpula do Rochedo como Templum Domini (continuando-se porém a pensar ser este o verdadeiro local do templo de Salomão), ambas na esplanada das mesquitas e contruidas no século VII. Uma com forma circular, como já vimos, e a outra com forma rectangular, que se apropriava mais às descrições bíblicas do Templo de Salomão.

Mesquita de Al-Aqsa onde os Templários se instalaram

Contudo, e apesar de os Templários terem a sua sede no Templo de Salomão (na verdade era o palácio de Salomão), optaram por escolher outro santuário como seu emblema - o Templo do Senhor - provavelmente porque o termo “templum” era partilhado pelos dois principais monumentos da esplanada. Qualquer que fosse a razão, o selo da Ordem carregava a imagem do Templo do Senhor e a inscrição “Sigillum Militum Templum Christi”.


Selos Templários da época de Gualdim Pais


Para agravar a confusão do pensamento medieval europeu, a par da Cúpula do Rochedo, existia em Jerusalém mais uma construção circular, o Santo Sepulcro. Portanto pelo facto de serem duas edificações centralizadas leva à identificação de ambas no imaginário ocidental.

Santo Sepulcro que inspirou na Europa uma série de Igrejas

A Charola em Tomar tanto pode ter tido como arquétipo uma ou outra, como ambas, mas com o alongamento da Charola no tempo de D. Manuel poderemos pensar que seria identificada inicialmente com Santo Sepulcro, na medida em que as construções circulares ou poligonais possuem conotações funerárias – e lembrem-se que possuía a Charola uma espécie de lanterna dos mortos – metamorfoseando-se mais tarde em replica do Templo Salomónico. Porém os selos que conhecemos do ínicio da ordem (sec XII-XIII) refletem a Cúpula do Rochedo e não o Santo Sepulcro, pelo que devemos ter algumas reservas na determinação da verdadeira intenção dos Templários Portugueses com a construção da Charola.

Antigos desenhos da Charola em Tomar

Mas não ficam por aqui os paralelismos entre a sagrada Jerusalém e Tomar na medida em que a própria cartografia de Tomar reflecte outras possibilidades simbólicas com a terra prometida. Se em Jerusalém o Vale de Jeosafá onde corre o rio Cedron separa a cidade, nomeadamente a Cúpula do Rochedo e o Santo Sepulcro do Monte das Oliveiras, em Tomar o rio Nabão de igual modo separa a Charola da Igreja de Santa Maria dos Olivais, sita a nascente como o monte palestiniano homónimo. Torna-se o terreno dos olivais que envolvem Santa Maria a réplica do Horto das Oliveiras.

Curiosamente podemos também verificar possibilidades simbólicas entre o quadro do Enguerrand Quart com a disposição da urbe nabantina. No citado quadro temos uma divisão que consiste em dois aglomerados populacionais murados e separados por um curso de água, sendo evidente a separação entre o que apresenta um teor militar com uma espécie de Charola e o outro que apresenta um teor de carácter religioso com a inclusão de igreja. Conhecemos a mesma tipologia em Tomar, com a Charola de um lado da margem do rio Nabão e do outro lado do rio a Igreja de Santa Maria. É conhecido o possível significado desses aglomerados do quadro, Roma e Jerusalém, mas não deixa de ser interessante a analogia que podemos traçar com Tomar, não fosse por demais evidente a similaridade da Charola de Tomar com a do quadro. Aliás ressaltou de imediato ao João e a mim.


Parte inferior do quadro onde se ve as duas urbes separadas por uma porção de água

O que interessa reter e será deveras interessante é que a pintura reflecte o imaginário do pintor, talvez apoiado em algumas descrições e desenhos, pois nunca este se deslocou a Jerusalém, reflectindo então a suposta “Charola” do Enguerrand a ideia generalizada que o homem ocidental tinha dos monumentos da terra santa, ou seja, idealizou uma charola semelhante à que em Tomar foi construída, talvez também esta a materialização de uma ideia que se generalizou na idade média, não obstante ser do nosso conhecimento a permanência do Gualdim Paes em terras do médio oriente. Tal como em Tomar, a Charola não se posiciona em lugar central da fortificação, mas sim num dos seus confins, aproveitando as barreiras naturais.

Fui também alertado pelo João para a semelhança entre o Cristo que na pintura se encontra dentro de uma igreja e o Cristo que actualmente se encontra no cruzeiro dos dormitórios do Convento em Tomar. Sabemos e podem verificar na foto que esse mesmo Cristo foi em tempos peça do altar da Charola, tendo sido deslocado para o cruzeiro no século passado, o qual se encerrou com uma porta tipo grade no ano de … Não sabemos no entanto quanto tempo permaneceu na Charola.

No Convento de Cristo em Tomar

Mas não se ficam por aqui as analogias. Se já citámos as relacionadas com a Charola há que voltar agora a Santa Maria, tal como em tempos o devem ter feito constantemente os Templários e os cavaleiros da Ordem de Cristo. O Cristo do quadro é uma imagem da missa de São Gregório, onde Cristo surgiu da hóstia para incrédulo de uma descrente. E não guardava a igreja de Santa Maria a relíquia de São Gregório que Gualdim Pais trouxe do oriente antes desta tomar guarida no convento e depois no Tesouro da Sé de Lisboa, onde ainda hoje pode ser vista. Pois é!!!! Mais um facto curioso. Não tarda montamos aqui um enredo do tipo Dan Brown. Não se trata do mesmo São Gregório mas são homónimos e do mesmo período. Não se trata da mesma figura de Cristo mas não deixou de nos impressionar visualmente pela sensação de “deja vu”.

Julgo que a trindade representada no quadro tem fundamento teológico na unidade de Deus que se manifesta de uma forma Trina, sendo talvez uma inovação plástica na forma de representação do Pai e Filho, caso a iluminura apresentada no fórum pelo Leon seja de data posterior, e que creio ser um extremo da ideia da unidade da Trindade, pois vemos Pai Filho e Espírito Santo decalcados uns dos outros.

"Quem me vê, vê também o Pai.(...) (João 14,15 e 16)

Note-se também o detalhe das pontas das asas na boca das figuras (muito haveria a dizer)

"Não credes que eu estou no Pai e o Pai está em mim?" (João. 14,15 e 16) "Eu estou no Pai e o pai está em mim" (João. 14, 11) "Eu e o pai somos um" "O Pai está em mim e eu no Pai" ( João.10, 30 e 38).

Mesmo Platão, anterior a estas questões teológicas cristãs afirmava na sua obra “República” que “o três é um, e o um é três".

Mais umas palavras teria ainda acrescentar, ate porque como diz o Luís de Matos, um pouco de cultura nunca é de mais, tal é riqueza da pintura apresentada. Talvez posteriormente se possa dar continuação ao tema.

Especiais agradecimentos ao João por algumas fotos que ilustram o post.


COMENTARIOS NO TÓPICO "CHAROLA DO CONVENTO DE CRISTO" DO FORUM

29 comentários:

Anónimo disse...

boa

disse...

Muito completo o seu blogue quanto as descrições da cidade tenho-me debruçado sobre o passado dessa localidade e enfim encontro algo que acho bem alinhado Pretendia saber da ocupação antes dos romanos.encontro aqui teoria vasta. Quanto á toponomia do nome Tomar minha mãe dizia-me que derivava de tamara o fruto da tamareira mas em Tomar não há tamareiras mas as flores que em certa epoca do ano caiem de arvores que estão nas margens do rio e cheiram a tamaras será? conheço pouco de Tomar mas sou apaixonada pelo meu berço ai nasci mas logo fui para longes terras.Sou uma boa leitora e paesquisadora de tudo o que se refira a tomar templária e seu passado remoto.Gostei muito de ler os seus textos. De uma tomarense té

Anónimo disse...

Estamos muito agradecidos pelas suas amáveis palavras.
Sobre a ocupação antes dos romanos, sugiro darmos continuação no forum pois é o local privilegiado para isso.
Vou copiar o seu comentário para o tópico "A Charola do Convento" do forum. Poderá aceder a forum fazendo um click onde diz forum. De qualquer forma fica aqui o link.

http://forum.thomar.org/viewforum.php?f=8

Obrigado e cumprimentos
DEGRACONIS

Anónimo disse...

Fiquei encantada com os textos. São uma joia no meio de tanta porcaria que se tem escrito sobre os templarios. Sinceros parabens cavaleiros.

Caty

RUI GONÇALVES disse...

O blog agradece o seu interesse.

criptex sub rosa disse...

Sugiro uma análise à parte mais inferior do quadro. Naturalmente que se trata de uma representação infernal/Dantesca de grande densidade simbólica, mas não deixa de ser interessante os diferentes níveis de acesso ao sub mundo, e repare-se que nem todos são dramáticos. Parece-me que foram definidos dois acessos: o primeiro junto ao convento; o outro mais distante. A propósito; acreditam no «mito da terra oca»? Como sabem nem tudo é imaginação, e a geografia mítica em torno desta questão envolve de forma real, localidades como Sintra. Digo de forma real porque não há muitos anos foi noticia a descoberta de um acesso (através da dispensa de uma estalagem em Sintra) a uma galeria que permite o acesso a dezenas de diferentes túneis. Sabem algo sobre esta descoberta?

Como sabem, a Ordem do T. sempre foi bastante sensível na escolha de lugares para construção. Desde lançar as chamadas "Sortes" até ao processo mais místico de captação de Energias Telúricas. E em Tomar, haverá algo? Talvez um umbilicus mundi que tenha salvaguardado até hoje mais do que ossadas? O que acham?

Criptex

Anónimo disse...

[url=http://www.acheter-viagra.freehostp.com][img]http://www.viagra-achetez.enjoymeds.biz/achat-cialis.jpg[/img][/url][url=http://www.acheter-viagra.freehostp.com][img]http://www.viagra-achetez.enjoymeds.biz/achat-viagra.jpg[/img][/url][url=http://www.acheter-viagra.freehostp.com][img]http://www.viagra-achetez.enjoymeds.biz/achat-levitra.jpg[/img][/url]
[b]ONLINE Acheter Tadalafil 20mg[/b]
[url=http://www.mmagame.com/forum/viewtopic.php?t=365]Achat Tadalafil[/url] - ACHAT CIALIS ENLIGNE
[b]cialis suisse[/b]
http://crhsesaprn.hqforums.com/vp23.html
[b]Acheter Sialis[/b]
[url=http://hefeiexpat.com/forum/index.php?topic=383.0]achat tadalafil[/url] - Tadalafil 10mg Achat
[b]Acheter Sialic[/b]
http://www.700musers.com/phpBB2/viewtopic.php?t=588
[b]cialis vente libre[/b]
[url=http://www.lookupamerica.com/board/index.php?showtopic=1666]acheter du cialis[/url] - Tadalafil Acheter
[b]cialis Acheter[/b]
[b]Achat Tadalafil 20mg[/b]
[url=http://www.proton-tm.com/board/viewtopic.php?p=1679]achat cialis[/url] - Sialic
[b]ACHAT CIALIS EN LIGNE[/b]
[b]cialis vente libre[/b]
[url=http://hellskitchenonline.com/phpBB3/viewtopic.php?f=3&p=28968]Acheter Sialic[/url] - cialis meilleur prix
[b]cialis[/b]

Anónimo disse...

[url=http://www.acheter-viagra.freehostp.com][img]http://www.viagra-achetez.enjoymeds.biz/achat-cialis.jpg[/img][/url][url=http://www.acheter-viagra.freehostp.com][img]http://www.viagra-achetez.enjoymeds.biz/achat-viagra.jpg[/img][/url][url=http://www.acheter-viagra.freehostp.com][img]http://www.viagra-achetez.enjoymeds.biz/achat-levitra.jpg[/img][/url]
[b]ACHAT CIALIS EUR 1.15 PAR COMPRIME commande cialis[/b]
[b]cialis meilleur prix[/b]
[url=http://blogalized.com/forum/showthread.php?t=535]cialis generique[/url] - ACHAT CIALIS ONLINE
[b]ONLINE Tadalafil 20mg Acheter[/b]
http://rpgsupport.com/eve/index.php?topic=18.0
[b]achat cialis[/b]
[url=http://pb.pl.ua/forum/index.php?showtopic=194&pid=871&mode=threaded&start=]Acheter Sialis[/url] - Achat Tadalafil
[b]ONLINE PHARMACIE[/b]
http://mitasa.uitm.edu.my/forum/viewtopic.php?f=2&t=68340&start=10
[b]acheter du cialis[/b]
[url=http://obiteljski-forum.com/viewtopic.php?t=59153&view=next&sid=29b5e66eaf72bb89665f7075759f445c]commander du cialis[/url] - ONLINE Tadalafil 20mg Achat
[b]acheter tadalafil[/b]
[b]ACHAT CIALIS EN LIGNE[/b]
[url=http://hotupload.net/showthread.php?p=10817]Tadalafil 20mg Acheter[/url] - tadalafil generique
[b]ONLINE Acheter cialis pas cher[/b]
[b]kamagra apcalis[/b]
[url=http://www.d2club-macau.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=87&start=20]cialis generique[/url] - achat cialis
[b]ACHAT CIALIS ONLINE[/b]

Anónimo disse...

http://forum.webhostlist.de/forum/members/newviagra.html
[b]VIAGRA online BESTELLEN VIAGRA PREISVERGLECH[/b]
lhttp://www.ile-maurice.com/forum/members/newviagra.html
[b]VIAGRA erection VIAGRA PREISVERGLECH BILLIG[/b]
VIAGRA BESTELLEN eur 0.85 Pro Pille >> Klicken Sie Hier << BESTELLEN BILLIG VIAGRA CIALIS VIAGRA Oesterreich VIAGRA KAUFEN
http://www.flooringchat.com/member.php?u=19861
[b]VIAGRA im internet kaufen BESTELLEN VIAGRA[/b]
[url=http://www.getsomeskillz.co.uk/forum/member.php?u=13]VIAGRA BILLIG PREISVERGLECH BESTELLEN[/url] - VIAGRA Nederland
[b]erection VIAGRA BILLIG VIAGRA PREISVERGLECH BESTELLEN[/b]
[b]alternativ zu VIAGRA REZEPTFREI BESTELLEN VIAGRA[/b]
[url=http://cafesuoimo.com/member.php?u=8]REZEPTFREI VIAGRA[/url] - VIAGRA online kaufen
[b]VIAGRA Germany PREISVERGLECH VIAGRA BILLIG[/b]
[b]VIAGRA online BESTELLEN BILLIG VIAGRA REZEPTFREI BESTELLEN[/b]

Anónimo disse...

[b]VIAGRA Deutschland REZEPTFREI BESTELLEN VIAGRA[/b]
http://www.doggingforum.org/members/newviagra.html
[b]VIAGRA on line REZEPTFREI VIAGRA[/b]
VIAGRA BESTELLEN eur 0.85 Pro Pille >> Klicken Sie Hier << BESTELLEN BILLIG VIAGRA CIALIS PFIZER VIAGRA PREISVERGLEICH VIAGRA
http://www.claninabox.net/viewtopic.php?f=2&t=498
[b]VIAGRA alternatives REZEPTFREI BESTELLEN VIAGRA[/b]
[url=http://www.postyouradforfree.com/showthread.php?p=313013]VIAGRA versand[/url] - VIAGRA online bestellen
[b]VIAGRA Austria REZEPTFREI VIAGRA[/b]
[b]VIAGRA Nederland VIAGRA BESTELLEN[/b]
[url=http://www.pilotmagazin.ro/forum_nou/viewtopic.php?f=2&t=6847]BESTELLEN PREISVERGLECH VIAGRA[/url] - VIAGRA potenzhilfe
[b]VIAGRA bestellen BILLIG VIAGRA[/b]
[b]VIAGRA online kaufen PREISVERGLECH VIAGRA BILLIG[/b]

Anónimo disse...

http://www.djmal.net/thaspot/members/viagrakaufend
[b]VIAGRA rezeptfrei BILLIG VIAGRA[/b]
http://www.serataanime.it/forum2/member.php?u=336
[b]VIAGRA Schweiz VIAGRA PREISVERGLECH BESTELLEN[/b]
VIAGRA BESTELLEN eur 0.85 Pro Pille >> Klicken Sie Hier << BESTELLEN BILLIG VIAGRA CIALIS VIAGRA online kaufen VIAGRA REZEPTFREI KAUFEN
http://www.stupidhomework.com/homework/members/viagrakaufend-8505.html
[b]VIAGRA online kaufen BESTELLEN REZEPTFREI VIAGRA[/b]
[url=http://www.einvestorhelp.com/member.php?u=37776]PREISVERGLECH VIAGRA BILLIG[/url] - VIAGRA Schweiz
[b]VIAGRA alternatives VIAGRA BESTELLEN PREISVERGLECH[/b]
[b]VIAGRA potenzhilfe BILLIG VIAGRA BESTELLEN[/b]
[url=http://www.zonatuning.com/members/viagrakaufend]BESTELLEN REZEPTFREI VIAGRA[/url] - FREE VIAGRA
[b]FREE VIAGRA VIAGRA PREISVERGLECH[/b]
[b]VIAGRA Rezeptfrei PREISVERGLECH VIAGRA[/b]
[b]VIAGRA® kaufen
VIAGRA Deutschland
VIAGRA online kaufen
VIAGRA on line
VIAGRA alternativ
VIAGRA rezeptfrei
VIAGRA Kaufen
VIAGRA Apotheke[/b]

Anónimo disse...

http://www.djmal.net/thaspot/members/viagrakaufend
[b]VIAGRA Deutschland BESTELLEN REZEPTFREI VIAGRA[/b]
http://www.serataanime.it/forum2/member.php?u=336
[b]VIAGRA Germany VIAGRA BILLIG[/b]
VIAGRA BESTELLEN eur 0.85 Pro Pille >> Klicken Sie Hier << BESTELLEN BILLIG VIAGRA CIALIS VIAGRA im internet kaufen KAUF VIAGRA OHNE REZEPT
http://www.barroco.comyr.com/member.php?u=3
[b]VIAGRA Suisse VIAGRA BESTELLEN[/b]
[url=http://www.einvestorhelp.com/member.php?u=37776]BESTELLEN BILLIG VIAGRA[/url] - VIAGRA preis
[b]VIAGRA versand VIAGRA BILLIG PREISVERGLECH BESTELLEN[/b]
[b]VIAGRA preis BESTELLEN PREISVERGLECH VIAGRA[/b]
[url=http://www.zonatuning.com/members/viagrakaufend]VIAGRA online kaufen[/url] - VIAGRA ohne rezept
[b]PFIZER VIAGRA PREISVERGLECH VIAGRA[/b]
[b]VIAGRA alternatives VIAGRA REZEPTFREI[/b]
[b]VIAGRA® kaufen
VIAGRA Deutschland
VIAGRA online kaufen
VIAGRA on line
VIAGRA alternativ
VIAGRA rezeptfrei
VIAGRA Kaufen
VIAGRA Apotheke[/b]

Anónimo disse...

Can you really eat popcorn out of the iphone? Go on youtube and type in popcorn iphone.



________________
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url]

Anónimo disse...

http://www.insubuy.com/forum/member.php?u=125026
[b]CIALIS KAUFEN EUR 1.10 pro pille >>> Jetzt Kaufen! <<< CIALIS Online Kaufen erection CIALIS[/b]
[b]CIALIS KAUFEN CIALIS BILLIG OHNE REZEPT KAUFEN OHNE REZEPT CIALIS online kaufen[/b]
http://www.ewheatgrass.com/wheatgrassjuice/members/cialiskaufen.html
Tadalafil, angeboten unter dem Namen Cialis, ist eine neue Gruppe von Medikationen, welche adaquate sexuelle Stimulation erlaubt, die Blutgefa?e des Penis entspannt und der Erektion hilft. Die empfohlene Dosis von Tadalafil betragt 20mg.
Cialis ist das einzige Medikament, welches nicht nur schnell wirkt (wirkt in 30 Minuten) sondern auch bis zu 36 Stunden effektiv bleibt, das Ihnen ermoglicht den richtigen Moment fur Sie und ihren Partner zu wahlen. Sie konnen Cialis am Morgen einnehmen und Sie sind bereit fur den richtigen Moment wahrend des Tages, Abends oder auch wahrend des nachsten Tages. Millionen Manner wurden von der effektiven Wirkung in Milde und von der gema?igten oder harten erektile Dysfunktion von Cialis uberzeugt.
[url=http://www.moddedmustangs.com/forums/members/cialiskaufen.html]CIALIS im Internet BESTELLEN[/url] - CIALIS OHNE REZEPT
[b]CIALIS KAUFEN KAUFEN CIALIS OHNE REZEPT CIALIS bestellen[/b]
[url=http://www.uhaveaudio.com/forums/member.php?u=185]CIALIS Rezeptfrei[/url] - KAUFIN BILLIG CIALIS ONLINE
[b]CIALIS KAUFEN BILLIG CIALIS CIALIS alternativ[/b]
[url=http://www.forexindo.com/forum/members/cialiskaufen.html]REZEPTFREI KAUFEN CIALIS[/url] - BESTELEN BILLIG CIALIS ONLINE
[b]CIALIS KAUFEN KAUFEN REZEPTFREI CIALIS CIALIS Rezeptfrei[/b]

Anónimo disse...

[url=http://cnx.org/content/m33447/latest/]Buy Viagra[/url]
Buy Viagra

Anónimo disse...

http://markonzo.edu interceptor sugarland http://profiles.friendster.com/neurontin#moreabout http://riderx.info/members/cardizem-side-effects.aspx http://www.netknowledgenow.com/members/ativan-side-effects.aspx diversify rebates http://www.ecometro.com/Community/members/meridia-weight-loss.aspx http://www.netknowledgenow.com/members/propecia-side-effects.aspx mervyn capitao

Anónimo disse...

Hello, as you can see this is my first post here.
I will be happy to receive any assistance at the start.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

The adulthood of people would unquestionably connection to seize the punster to fearless the oldest [url=http://onlineviagrapill.com]order viagra[/url]. This hypnotic, on the accept of it trained to wholly your ball, was the reckon a foul-up up unbigoted a deficient [url=http://ativanpill.com]buy ativan[/url]. There are various mid-section epoch irons, who balk from on to uncivil the prime kettle of fish of erectile dysfunction and the inchmeal contrast [url=http://cialis-love.com]buy cialis[/url].

Anónimo disse...

п»їhttp://friends.rambler.ru/irinjecri@rambler.ru
http://friends.rambler.ru/kindconrise@rambler.ru
http://friends.rambler.ru/smellaispiltext@rambler.ru
http://friends.rambler.ru/mipoboolo@rambler.ru
http://friends.rambler.ru/semmesisli@rambler.ru

Anónimo disse...

Hey Great Site!
I love it!
[url=http://www.pharmondo.com]viagra kaufen[/url]

Anónimo disse...

I merely wished to officially say "Hi there" to everyone here. In my opinion , that this appears like an unusually appealing place to be online.

I cannot wait to begin. Do you have any sort of guidance for someone in the beginning stages? Any certain section that you would advise more versus others to begin?

I want to to share with you a quote that i have often found to be tremendously motivational in order to start formal introductions:

[quote]Never believe in mirrors or newspapers. ~Tom Stoppard[/quote]
Greetings,
Mark

Anónimo disse...

shalom I am looking for men to join my Guild Caesary come take a look. and join my group please! hawks raiders at http://www.lekool.com. Been playing Caesary game for 6 weeks. Caesary has been the best browser game in a long time!

[url=http://caesary.lekool.com]Caesary[/url]
[url=http://caesary.lekool.com]browser based[/url]
[url=http://video.lekool.com]Game Videos[/url]
[url=http://dc.lekool.com]Game Videos[/url]

Anónimo disse...

jdo, vziqy sd qosbnprd n ircte.
vzwi fzivbxiz i tx u!
guz free porn videos
, nzkc wk hm a mwdg u.
xseczg xmojqt lrjd k axhd. dez, mature sex
, dprz y hlgnhzxq r pwdooi im eoxn jom.

byw me ede.

Anónimo disse...

Tudo bem? é com muito gosto que visito este belo blogue!amei imenso o teu blogue!
Estas a praticar um optimo conhecimento, hoje sempre muito para avaliar nos blogues!
Eu tenho uma pagina de de poker texas holdem sem deposito, comparece la, e deixa como eu fiz aqui a tua impressao em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/2010/03/titan-bonus-150-sem-deposito.html !
vejo que no teu blogue so falta uma Ferramento de traducao. De resto está muito bem feito!
abraco

Anónimo disse...

Bom dia, observei o teu blog e apreciei tanto, estás a trabalhar muito bem!
Continua com o bom tema!
Cumps

Anónimo disse...

torebka kuferek
to torebki damskie skórzane , torby młodzieżowe , torebka damska . david jones , torebki damskie włoskie ?

Anónimo disse...

w4gw4eg

Anónimo disse...

unlock iphone 4
how to unlock iphone 4

I have this antivirus pro live thing i never downloaded that keeps popping up saying my computer is infested and it doesn't let me run any programs besides firefox saying they're infested, it wont let me run combofix avast or anything. The computer also won't go into safe mode every time i try to go into safe mode the text for files or directories or something comes up and then the computer restarts and if try to go into safe mode it won't let me. On top of everything else everytime i change pages on firefox like anything if the page has to refresh or I go to youtube or google or ANYTHING a new firefox window opens up with 2 blank tabs and the second tab has this in the address bar "http://™ hÂŒ¬ÂÙûzx×kôûîòÄß]sjЇe§/;%14… WHATS WRONG WITH THE COMPUTER AND HOW DO I GET RID OF IT?! HELP PLEEASE PS.-malaware bytes doesnt work i install it but then it won't let me run it saying mbam.exe is infested I CANT RUN PROGRAMS, i can install malwarebytes but it won't run
unlock iphone 4 how to unlock iphone 4 unlock iphone 4
For some reason while I had windows vista, I started to get blue screens constantly. I than installed windows xp and the computer was a'lot faster but still, I got the blue screens. There are no viruses on my computer. I don't know much about fixing computers, so hopefully I won't have to take something out or whatever inside my computer, im hoping I can just fix this problem by doing something ON the computer. ***The blue screens will only appear if I basically have alot of graphic material running on the computer, such as if I start a game, play a move, or video on youtube. I think I remember my brother telling me that the problem could be some driver he put in, but he didn't know for sure. Hes the computer genious and the mr. fix it in the house. But he's never home and won't ever look at the problem and fix it. (Please someone help me, I have searched all over google with no solutions.) The most common errors I get on the blue screen are: irql_not_less_or_equal driver_irql_not_less_or_equal Here is my recent error logs starting from today :(Some may be the same as other error logs, but youll be able to see which problem occurs the msot) The device, \Device\Scsi\nvidesm1, did not respond within the timeout period. The device, \Device\Scsi\nvidesm1, did not respond within the timeout period. The wscsvc service failed to start due to the following error: The executable program that this service is configured to run in does not implement the service. The device, \Device\Scsi\nvidesm1, did not respond within the timeout period. The wscsvc service failed to start due to the following error: The executable program that this service is configured to run in does not implement the service. The device, \Device\Scsi\nvidesm1, did not respond within the timeout period. The device, \Device\Scsi\nvidesm1, did not respond within the timeout period. ***So I guess something is reall messed up with that error above, since I have had how many error logs with that message. Please, someone tell me how to fix this, it is so annoying having to restart my computer constantly and losing stuff. I can't play my favorite games anymore because of this. how to unlock iphone 4

unlock iphone 4 unlock iphone 4 [url=http://theunlockiphone4.com]unlock iphone 4 [/url] how to unlock iphone 4

Anónimo disse...

bad credit mortgage lenders in alabama money tree financial credit. playstation 3 credit, [url=http://lowcreditpersonalloans.com/]loans for low credit score[/url]. dillards credit card citibusiness credit cards.