Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

2/27/2009

UM HINO A THOMAR

EM HOMENAGEM AO DIA 01 DE MARÇO – DIA DA CIDADE
Autoria: O blog

“Por Tomar, Com Tomar”
s
À primeira vista poder-se-à pensar que, sentir Tomar, é conhecer os locais que serviram de palco a alguns dos mais importantes acontecimentos nacionais e por onde andaram alguns dos mais marcantes estadistas portugueses. Poder-se-à pensar que é percorrer a Corredoura, onde ainda se pode sentir o cavalgar dos cavaleiros, sobretudo em dias ventosos. Ou que é descer ao Templo de Santa Maria dos Olivais, no qual, outrora, se encontravam os mausoléus dos Templários, onde ainda hoje, dizem, se pode ouvi-los sussurrar. Ou mais ainda, que é caminhar pela Mata dos Sete Montes, em direcção ao principal baluarte Templário em território português, que aumenta em tamanho e imponência, em noites de lua cheia. Há ainda quem diga que é circular pela Charola e observar as pinturas quinhentistas, ou sentir o silêncio monástico nos corredores do convento da Ordem de Cristo. Há quem diga que Tomar é muita coisa, há ainda quem fale de tesouros e fantasmas, segredos e aparições, desaparições e maldições. Há quem diga tudo e mais alguma coisa de Tomar, e muito ainda ficará por dizer. E, no entanto, o mais importante é aquilo que não se diz simplesmente porque não existem palavras para o descrever. É aquilo do qual emergiram todas as coisas que fazem de Tomar aquilo que é. É a beleza, é o sonho, é a fé que despertou nos homens que a fundaram e construiram e a povoaram de sonhos e de mitos. É aquilo que responde à pergunta: porquê Tomar? A resposta foi-nos dada em Igrejas e Conventos, em pintura, arquitectura, escultura, em parques e jardins, com a esperança de que ao contemplá-los, ao compreendê-los e ao vivê-los, possamos descobrir aquilo que Tomar é na realidade. No fundo tudo isto é Tomar, porque só em Tomar poderia tudo isto existir e, é para que possa continuar a existir, que surgiram os Cavaleiros Guardiões de Santa Maria do Olival. Para que Tomar não se torne apenas em mais uma memória, em mais um mito, em mais uma lenda. Para que se preserve Tomar e as suas pedras, a sua história e as suas igrejas, os seus segredos vivos e a sua beleza transparente. Para que as futuras gerações possam, também elas, pensar Tomar, contemplar Tomar, passear em Tomar, viver Tomar por elas próprias.


Festas da Fundação Cerimónias Oficiais e outras actividades
PROGRAMA 2009:


· 27 Fevereiro, 21h30, Cine-Teatro Paraíso: Madredeus & A Banda Cósmica
· 28 Fevereiro, 21h30, Cine-Teatro Paraíso: Concerto pela Banda Filarmónica Gualdim Pais
· 1 Março, Praça da República: Cerimónias Oficiais
o 10h30 – Missa de Acção de Graças na Igreja São João Baptista
o 11h30 – Hastear das Bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho com deposição de coroas de flores na estátua de D. Gualdim Pais
o 12h00 – Cortejo-Romagem ao túmulo de D. Gualdim Pais, na Igreja Santa Maria dos Olivais
o 12h30 – Almoço para convidados e participantes no Salão dos Bombeiros Municipais
· 1 Março, 15h30, Auditório da Biblioteca Municipal: Lançamento do livro “Contos Nabantinos” de Manuel da Silva Bonet
s

23 comentários:

Sigillum disse...

Toma-lo, toma-lo, toma-lo!

Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam

RUI GONÇALVES disse...

lol
Saudações.
Foi rápida a dar conta do post. Acabamos de o meter, ainda mal saiu da forma lol
Espere um pc e já vai ver o programa das festas. Contamos consigo.

RUI GONÇALVES disse...

Afinal só iremos o colocar amanha :(

Anónimo disse...

agora que já não se pode comentar anonimamente no forum, quero deixar aqui no blog, face às ultimas noticias em Tomar, que os senhores valentes guardiões deveriam deixar-se de comemorações e jantaradas e guardar de verdade o que resta do património desta cidade. Deixem de ser valentes só na faca e garfo e na prosa. Eu vi gente simples do povo apedrejar as máquinas que destruiam o viaduto e insultarem os motoristas. Estes sim, são os meus heróis, verdadeiros guardiões. Só não sabem criar blogues...

assina (vocês conhecem-me)

Anónimo disse...

Ao anonimo de cima:

Claro que conhecemos, é o idiota do costume.

RUI GONÇALVES disse...

DEGRACONIS

De facto não é possível escrever como anónimo no fórum, mas unicamente porque tivemos ataques de spam que não se conseguiam controlar.

Comemorações? Trata-se de um convívio onde iremos visitar os monumentos e falar sobre eles.

Deixe-me que lhe diga. Não se meta apenas admirar os seus heróis. Seja um deles.

Nós temos feito o papel que nos é possível e esperamos vir a melhorar na nossa "missão".

Venha ao jantar para debatermos formas de intervenção nestas matérias. Precisamos de pessoas como o senhor(a). Será apenas um pequeno esforço da sua parte comparecer que pode trazer muitos frutos. Sempre vem?

RUI GONÇALVES disse...

Peço perdão mas nem dei conta que entretanto surgiu um comentário antes do meu.

Sinceramente não sei de quem se trata, mas tenho duas ideias sobre quem será lol

FALA-NOS DA CORAGEM DE AGIR EM VEZ DE FAZERMOS JANTARES MAS VINDO DE ALGUÉM QUE NEM A CORAGEM DE ASSINAR TEM TORNA-SE TRISTE. MAS SIM, ENTENDEMOS A SUA IDEIA.

Obrigado

RUI GONÇALVES disse...

Daqui a pouco já será possível voltar a publicar como anónimo.

Anónimo disse...

ok, eu assino, pronto.

atenciosamente,
S.V.

(isto muda alguma coisa? Eu deixo de ser idiota para v.s exc.s?
Deixarão v.s eminências de serem os verdadeiros guardiões da treta?
Acho que não.)

Anónimo disse...

"assina (vocês conhecem-me)"
DISSESTE TU NO TEU COMENTÁRIO. NAO FOI?

Oh rapaz tu é que disseste que te conheciamos. SV não conhecemos.
Deixa-te de tretas e toma coragem. Ficava-te bem. A bem das Pedras de Tomar.

Anónimo disse...

Não és idiota porque assinas ou não assinas, és idiota pelas coisas que dizes e pelos ataques continuos que fazes no blog e no forum. A assinatura apenas nos permite colar o nome ao idiota que escreve e que devia assumir o que escreve.

Anónimo disse...

Pessoal atenção que este post é um Hino a Tomar. Vamos respeitá-lo. Compreende-se a posição do anónimo em relação ao idiota mas talvez fosse bom não continuar esta idiotice.

Anónimo disse...

Meus senhores e minha senhoras
Vamos a deixar de estupidezes, vamos deixar de atirar pedras uns aos outros.
È por isso que o país esta como esta, todo património destruído, abandonado. Estes senhores do blog (posso não concordar com tudo o que dizem) muito fazem por essa Terra (Tomar).Atirar pedras ! que coisa linda ,voltamos a pré-história.
Acho que existe muita inveja em relação a este blog, pois ele já sai das fronteiras da pátria lusitana.
Não gostam do blog, façam um !!Não conseguem atingir este patamar ,paciência olhem para dentro e vos e vão ver que o problema é vosso.

Lopo

Anónimo disse...

meus amigos já não sei onde ler os comentários. Se aqui ou no fórum. São as saudades que vos trazem novamente aqui? Já não sou da época dos comentários no blog mas sim no fórum, onde sinceramente os prefiro ver.
Vale ouro o hino publicado. Os temas divulgados neste blog tem corrido por muitas casa em Tomar. Valem tanto quanto as pedras que alguém atirou aos camiões. Voam tanto ou mais que as Pedras lançadas. Chegam mais longe que as Pedras que alguém falou.
O comentário do anónimo é de raiva contra o blog que não tem culpa do que se passa. O problema não são estes tipos, nem quem conduz os camiões. São de outros, são a esses que deve fazer chegar as suas palavras de revolta.
O Degraconis apela a que traga essa sua força para o jantar. Aproveite e faça algo por Tomar. Já demonstrou este blog o quanto se interessa por essa defesa.
Pedro Cardoso

Anónimo disse...

pois é meus amigos mas o facto é que o patrimonio continua a ser vandalizado impunemente todos os dias sem que ninguem ligue ao que os senhores dizem, o que demonstra o quão inutil é a vossa cruzada. Se os jantares e as visitas que fazem ao que resta do patrimonio de Tomar vos alivia a consciencia, não parece incomodar quem o destroi. O poder sufoca não é?

Anónimo disse...

Mas qual é o problema deste encontro????
Pelo que sei este encontro até é muito bem vindo pois tem pessoas de correntes diferentes, pessoas que pertencem a grupos diferentes que encontraram em Tomar um ponto de encontro para reflectir sobre o mal “estar” do nosso património Templário e não só.
CONHECE OUTRA INICIATIVA IGUAL NESTE PAÍS’???????
Meu amigo(a) o tempo das revoluções já lá vai, existem outras maneiras de resolver as crises. Nunca se esqueça disto “os Templários utilizavam mais tácticas sem ser a violência” “USE A CABEÇA E O CORAÇÃO” ai esta a chave.
Se tem duvidas venha á confraternização !

LOPO

Anónimo disse...

Agora abateram as árvores...

Continuem a assistir passivamente a este vandalismo institucional contínuo, sr.s cavaleiros protectores da treta.
Continuem com as vossas famosas jantaradas e vão assobiando e olhando para o lado quando passarem por Santa Maria do Olival, que isso fica-vos muito bem.
Cortar umas poucas de árvores? Que importância isso tem para o cidadão moderno, industrializado, insensível de hoje? Nenhuma importância!... Para este tipo de animais de cidade, "é cagar e ouvir opera" ! Mas para alguns, poucos, de nós, essas árvores sagradas, agora abatidas, cresceram transportando na sua seiva a alma dos que ali jaziam em paz antes de serem profanados pelas bestas.
Quero aqui juntar a minha maldição à maldição de Jaques de Moley e à maldição de todos os profanados do Olival. Que elas caiam pesadas sobre os malditos que não respeitam a memória das gentes, dos lugares e dos seres da natureza. Que caiam implacáveis sobre os que dizem protegê-las mas que se limitam a encolher os ombros. Que caiam sobre estas cidades profanas e os seus mortos-vivos.

...para a próxima abatem o templo!

Anónimo disse...

guardiões?!!
ha,ha,ha,ha,ha

pobre santa maria do olival, que vais tão mal...

Anónimo disse...

TANTO ÓDIO! QUE HORROR.
NÃO ENTENDO O QUE ESTA PESSOA TEM CONTRA O JANTAR.

Anónimo disse...

Já dizia o Fernando Pessoa:

(..)
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'!!!
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo!

Anónimo disse...

oh rapaz mete lá isso no forum mas é
tiveste bem mas o outro ainda te vai dar porrada porrada por isso O.o

Anónimo disse...

O Palhaço dá a cara !diz quem és??Não tens coragem é?????
Dor de corno,não passas de um falhado.
Pessoal do blog não lhe respondam é um pobre coitado,TENHAM PENA ,ESTAMOS NA QUARESMA .

FORÇA COM O BLOG

Zé Pedro

Anónimo disse...

zé pedro tem calma, isso que acabaste de descrever é apenas a tua sombra pá