Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

11/26/2011

VIEIRA GUIMARÃES NA COVA DA IRIA|MILAGRE DE FÁTIMA

Autoria: Cethomar
S
No âmbito das pesquisas que temos vindo a desenvolver para o artigo que contamos publicar em conjunto com o vídeo da “Cisterna de Santa Iria”, já apresentado no nosso grupo privado do facebook, fomos surpreendidos com uma descrição: Esteve Vieira Guimarães presente no dito “Milagre do Sol” ocorrido no dia 13 de Outubro de 1917 na Cova da Iria.


Não só soubemos da sua presença no local em tal data, conforme confessa, como fomos presenteados com uma singela descrição do fenómeno, assim como também com uma interpretação do que julga ter-se passado naquele momento de epifania.


Não é nossa intenção abordar o episódio, tão só publicar a nota de rodapé que dedicou a esse episódio que considerou como sendo produto de uma histeria colectiva que reflecte a força religiosa de um povo.


Vamos então legar a palavra a Vieira Guimarães sem tecer qualquer tipo de opinião sobre o milagre ou sobre a sua própria opinião que decerto não surpreenderá quem quer seja.



Nota de rodapé do livro apresentado

Após a leitura das linhas que deixou registadas na sua obra “Thomar – Santa Iria”, podem nas próximas imagens tentar identificar a presença de Vieira Guimarães entre a multidão, a qual não conseguimos nós detectar, e repetindo as palavras do Paulo Peixoto: “Procure-se por aquele que tiver com um belo fato Domingueiro”!

Foto de Vieira Guimarães à esquerda, divulgada pelo blog http://tomaracidade.blogspot.com/

Terminaremos então com a partilha de um comovente video a preto e branco, talvez da década de cinquenta, que retrata o episódio no qual Vieira Guimarães foi parte, deveras ilustrativo das descrições da época. Caso para dizer, daquilo que não viu.

(também deixamos aqui ainda um outro video de 2011. Recapitulação?)

Sem comentários: