Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/28/2011

SANTUÁRIO MARIANO EM THOMAR

A desaparecida Capela da Nossa Senhora dos Anjos



“E a velha Calcada de Paialvo, onde tanto peregrino de pé e de joelhos passou em penitência e oração à idolatrada Senhora dos Anjos, desapareceu! Sic transit gloria mundi! E Nossa Senhora, agora, jaz, quase olvidada, numa altar lateral da Igreja de São Francisco.” (Amorim Rosa)

Faz precisamente um ano que publicámos o artigo “Os Pastorinhos de Santa Bárbara” no qual dedicámos no capítulo nono algumas palavras à antiga Capela de Nossa Senhora dos Anjos desaparecida por completo no ano de 1865, tendo a sua pedraria sido empregue nos concertos da Rua da Graça que na altura se levavam a cabo em virtude do desterro da estrada de Paialvo.
s
Não sendo propósito desse artigo debruçarmo-nos sobre esta capela, limitámo-nos nessa altura a tímidas descrições informando que era de “alpendres de boa architectura assentes sobre colunas de pedra, casas para recolherem os romeiros e para residência do ermitão, hoje já d’ella nem restam vestígios (…)”, e que a imagem da Nossa Senhora dos Anjos já havia desaparecido, ficando da mesma, uma imagem divulgada na “História de Tomar” de Amorim Rosa do ano de 1965 e a citada descrição do inicio deste pequeno artigo. 


De forma a recordar esse nosso trabalho, nomeadamente o capítulo em questão, vimos acrescentar uma descrição mais alongada da capela e da própria imagem da Nossa Senhora dos Anjos, socorrendo-nos para isso do Tomo III do “Santuário Mariano” do Frei Agostinho de Santa Maria do ano de 1711, o qual na última parte dedica-se à descrição de todos os santuários da Prelasia de Tomar.
S

Fica então aqui recorte nosso da obra na parte que interessa ao tema em questão, não se achando por necessário transcrever para português actual por ser de fácil leitura e eventualmente deliciar quem goste de ler no original.



Carregue em cima das imagens para ampliar
S

Sem comentários: