Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

1/21/2008

Templo de Santa Maria dos Olivais


Como é do conhecimento geral, todos sabemos a importância Histórica e Espiritual deste nosso Panteão de forma que estamos preocupados…

Os motivos deste post são alertar as autoridades competentes bem como todas as pessoas que usufruem do espaço, para o que se tem passado e para o que se esta a passar, bem como a crescente preocupação de o preservar-mos durante mais tempo (e não de o degradarmos cada vez mais…) de modo que as gerações vindouras o possam conhecer tal como nos o conhecemos…

A nossa indignação vai para os grafites que foram desenhados nas traseiras deste monumento nacional, um já lá se encontra a um ano o outro foi feito este fim-de-semana. Como é possível??!!! (Para esses miúdos (!!!) quero apenas quero referir que existem inúmeros sítios propícios e próprios para esse tipo de arte e não difamar outros monumentos e outras forma de arte!-infelizmente aqueles grafites não são arte...). Nós sabemos que o guarda faz o que pode, mas o seu Horário é das 10h as 17 horas e de segunda a sexta, durante a noite não existe vigilância, á noite o templo é entregue aos vândalos que além de grafites fazem do local casa de banho publica (a policia deve andar entretida com outras coisas…).



Outro dos motivos que nos levaram a escrever este post vai para o interior do mesmo:
*muitos de vos devem se lembrar de um quadro que estava numa das paredes laterais da igreja, pois bem esse quadro foi destituído do seu valor, pois por ordem de alguém o crucifixo a que a ele estava pregado foi retirado e esse mesmo crucifixo foi posto no altar rodeado por flores de plástico, o "coitado" do quadro perdeu toda a função que tinha... (no ponto de vista da Conservação e Restauro isto é considerado um "assassinato"...)



*este aviso vai também para as senhoras que fazem a limpeza do templo, por favor não lavem o chão com detergentes com amoníaco (ao menos que seja diluído…), esses detergentes são abrasivos e altamente penetrantes e estragam e provocam uma degradação mais rápida da pedra calcária.
* A mudança da pia Baptismal, para uma capela lateral, desvalorizando assim todo o simbolismo do objecto

Vamos ver com as obras que se estão a realizar como vai ficar aquela futura "Praça" em que as traseiras do Templo vão ser realçadas (a estrada vai passar por ai), esperando que a sua dianteria não fique como esta agora a parte traseira...

Quero pedir a todos os grupos e organizações que se identificam com este local para que se faça pressão sobre o I.P.P.A.R e Câmara Municipal para que algo seja feito.

Espero que a Templo volte a ser uma casa aberta para todos aqueles que procuram uma paz de espírito.

A todos um muito obrigado

Actualização:

Quero agradecer ao Jornal O Templário pela notícia lançada no seu semanário.
Contudo quero destacar a Resposta do Padre Frutuoso:


Infelizmente para se analisar se o crucifixo pertence originalmente ao Quadro é necessário proceder a alguns exames sem ser apenas e só à vista desarmada... Contudo poderei examina-lo mais atentamente na próxima vez que me deslocar ao Templo referido.
De qualquer maneira, se realmente quisesse retirar o crucifixo do quadro teria de perguntar à comunidade e saber a sua opinião. Pois agora fica um quadro colocada na parede com a Nossa Sra. e São João a olharem um para o outro, ficando Jerusalém como plano de fundo e uma nuvem a pairar sobre ela...
Amigo Pároco, mesmo que o crucifixo não pertença originalmente ao quadro, ele foi lá posto de modo a que pudesse contextualiza-lo melhor, retirando o crucifixo, o quadro deixa de fazer sentido!

Também quero destacar para um comentário feito pelo nosso leitor Insidejob:
"As Igrejas são da COMUNIDADE não apenas dos Religiosos. As últimas "recomendações" do Vaticano à Igreja Portuguesa vem no sentido de ela se abrir à Comunidade, não só no domínio da fé mas também estética e socialmente. As igrejas não são grutas do oráculo são locais de bem estar estético e pessoal."

Penso que está tudo dito... e por isso não vale a pena entrar em questões de ignorância, pois se ninguém falasse deste crime estava a pactuar para que crimes mais graves se realizassem!!! E isso sim é ignorância!

Cumprimentos

55 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente inacreditável, como é que há malta, que não tem orgulho no património da sua terra. Respeite-se o que os nossos antepassados nos deixaram. Não quero ser paternalista, mas quando já esse respeito não existe, é sinal que algo vai mal...

Lysardo

Anónimo disse...

São contingências da cada vez maior brutalização da nossa sociedade. Se aqui há anos não se fazia o ilícito por medo ou educação, agora ambos os "estados de alma" desapareceram.
Quanto aos arranjos exteriores que aquela zona possa sofrer temo que o pior já está feito. Qualquer dia estacionam-se camiões ao pé do altar e aluga-se o templo para a feira semanal em dias de chuva.
O MONUMENTO PRECISA DE ESPAÇO. Não é um porta chaves !!!
Cultura em Tomar? Exposições de artes plásticas e BETÂO !!

Ricardo Branco disse...

Amigos, infelizmente é bem verdade estamos a caminhar no sentido contrário e cada vez mais rápido de forma que a estabilidade natural e espiritual se vai tornando irreversivel...
Até la vamos tentar continuar a nossa "luta" de forma a que as pessoas tomem consciência dos "crimes" que fazem... felizmente estes são visivéis e podemos critica-los de forma a melhora-los,,, o que é pena é os que são feitos ás escondidas... e acretidem, amigos, esses são bem piores!

Que a Paz reine sobre a Terra e que todo o universo fique em Harmonia é o que desejo para este 2008!

Anónimo disse...

Meus amigos quando se coloca um cordeiro de plastico pendurado no altal(na Igreja de S.João ),acho que esta tudo dito.

Anónimo disse...

Meus amigos,este é o post que mais nos custou fazer.
O estado a que chegou esta Igreja até me faz doer o coração.
Nunca vi um monumento ser tão mal tratado.
Já ouvi dizer em Tomar que alguém (sabem quem)quer tapar o chão da igreja com ladrilho(Como fez na Igreja de Cem soldos e madalena).
Onde esta o IPPAR?????
ASSIM NÂO DÀ!!!!
Desculpem o meu desabafo mas sabem o quanto gosto de ST.Maria do olival.

JOÃO

Anónimo disse...

Eu estou em estado choque com aquela do quadro,eu já tinha visto a lavarem o chão com detergentes muito fortes e depois passarem uma maquina para puxar brilho,tambem já tinha visto o poster que foi colocado numa das capelas laterais a fingir que era um quadro original.
Sabem o porque da colocaçao deste poster,foi para retirar para uma das capelas do fundo uma imagem de S.Brás(este original).
Imagens antigas já não prestam o que esta a dar é fotos e plantas de plastico.
O cristo vem cá a baixo ver isto.

Miguel

Anónimo disse...

Não quero acreditar!!!!!
A minha terra vai de mal a pior.

Pedro Silva

Anónimo disse...

Pois é minha gente

Tomar é assim.

quando aquilo cair depois vão a correr tentar recuperar.

Anónimo disse...

Pois é, está bonito.
E que tal uma cartinha registada com aviso de recepção às entidades directamente competentes (IPPAR, Igreja católica), com conhecimento às entidades de tutela (ministérios), dando conhecimento pormenorizado, dos diversos actos despóticos de determinados senhores, bem como dos actos de pura ignorância que assolam o nosso património em Tomar???
Uma cartinha que explicasse tudo, mas mesmo tudo, que tal?
Estariam dispostos a assinar?
Eu sim!
Ana P.

Anónimo disse...

Que tal mandar mails para o Ippar.

ippar@ippar.pt

Manuel

Anónimo disse...

Realmente ,tive de ir vêr,aquilo ainda esta pior do que vosses escrevem aqui.
Ouvi dizer que até fazem bruxaria a volta da igreja,quem sabe se lá dentro a noite também lá não fazem.
ouvi dizer que em S.João é todos dias.
Que raio de terra!

Anónimo disse...

Meus amigos eu trabalho com arte todos os dias e o IPPAR só existe em Lisboa (Jerónimos)e pouco mais muito pouco...!São os lobbies no poder central instalados, façam uma pequena pesquisa e vejam quem são as pessoas que o dirigem as suas proveniências,e chegarão a conclusão que quem é "carpinteiro"não pode saber a curto prazo reparar carros!
Vamos ter fé que o Templo de Santa Maria dos Olivais resista a todas estas incompetências instaladas no seio do IPPAR!Bem hajam todos os que defendem o nosso património já que quem deve não o faz!

Anónimo disse...

temos de chamar as coisas pelo seu nome. Animais

Anónimo disse...

Sem querer ser mal entendido, espero que seguidamente a limpeza dos graffitis não resulte numa "pior a emenda que o soneto", espero que seja feita por pessoal especializado e não por outro, com boa vontade mas sem qualificação. Atenção portanto a isso.
Quanto às insinuações de que o Sr. Pároco não tem procedido da melhor maneira para com o património que está à sua "guarda", lembro que existe um Conselho de Arte Sacra, (creio ser este o nome), um grupo de pessoas a quem a Vigararia de Tomar recorre para os assuntos relacionados com o património móvel. Talvez seja bom abordar essas pessoas e tentar fazer sentir ao Sr. Pároco, que não se podem fazer determinadas "alterações" à peças sob pena de as danificar. Mais, ... O Sr. Pároco deverá auscultar a comunidade antes de decidir operar alterações estéticas nos edifícios que lhe estão acometidos. As Igrejas são da COMUNIDADE não apenas dos Religiosos. As últimas "recomendações" do vaticano à Igreja Portuguesa vem no sentido de ela se abrir à Comunidade, não só no domínio da fé mas também estética e socialmente. As igrejas não são grutas do oráculo são locais de bem estar estético e pessoal.

Anónimo disse...

Já não sei se acredito no Sr Padre ou no Vaticano.... (ou nenhum?)

Mas desde que o Vaticano é contra o uso de preservativo...
E o Sr. Padre deu em conservador restaurador...

Vou mas é ficar em casa a ver o futebol!

Anónimo disse...

O senhor padre tem razão em dizer que esse culto das pedras é uma estupidez.
Que se deite todos os castelos de Portugal a baixo,para não fazer o culto ao nosso país.
Que se deite ao chão todas as capelas e igrejas que tenham pedras pois pregam uma religião falsa.
Viva o cimento e o plastico.
Senhor padre que diria o seu colega João de Sousa disto.
AI AI

Anónimo disse...

Além de tirar a cruz ainda estragou o quadro,vejam os riscos na pintura.
É bom lembrar que este quadro é pintado na madeira ,não é tela.

Anónimo disse...

Fiz um Post sobre isto no meu Blog
http://kongas.vox.com/, abraços e VIVAM OS TEMPLÁRIOS

Anónimo disse...

Olá amigos!

De facto têm me surpreendido com a triste história do Sr. Pároco, se não se chama à atenção, qualquer dia o Sr. Padre põe se a "pintar" as lacunas que existem na escultura na Nossa Sra. do Leite, que está no altar...
Coitados de vocês que ainda passam por ignorantes…
Isto só prova que os Mestres da religião católica em Portugal estão ultrapassados e têm de se modernizar… ou irem para a reforma…
Deixo-vos o meu apoio, pois casos destes têm de ser denunciados!

Força continuem no bom caminho!

Anónimo disse...

Sou leitor assiduo do jornal O Templário, achei interessante a denuncia feita e vim espreitar o vosso blog, de facto contem muita informação interessante sobre Tomar e sobre os Templários.
Promento que o ir ler mais atentamente e participar mais dando a minha opinião.

Quero tambem realçar e já me desloquei a Igreja de Santa Maria dos Olivais e realmente só quem olha mesmo para o quadro nota que falta lá o crucifixo. É tambem verdade que o quadro sem o crucifixo, não faz muito sentido pois acaba por perder a contextualização que está inunciada no quadro.

Bem hajam.
A cidade de Tomar e o seu povo precisam de voçês por isso Continuem!

Anónimo disse...

Obrigado pela sugestão de abordagem deste tema. Acho que Tomar tem a ganhar quando se denunciam estas situações e se discute a necessidade de preservação do património.
Continuação de bom trabalho
José Gaio
Jornal O Templário
www.otemplario.pt

Anónimo disse...

O Sr cm enganou-se a colocar a sua opinião e pôs no post errado...

Mas de qualquer maneira, tambem eu (sem ter nada a ver com estas polémicas) analisei o quadro e o crucifixo e realmente eles não são contemporanios um ao outro. Mas a verdade que seja dita o quadro assim não faz nenhum sentido... e até poderiamos ser conheçidos pela vergonha de ter mos um quadro, onde Nossa Sra e S. joão, estão a trocar olhares e algo mais (sim porque aqueles olhinhos não engana ninguem, (pois eles estavam a olhar Jesus com revolta e amor à sua bondade...).

Pois bem o que acho é que o Sr. padre não vai ser condenado por ter "mexido" no quadro, no ponto de vista da conservação e Restauro, mas sim ter criado um romance forçado entre duas personagens biblicas, o que pode ser mais grave.. caso o Vaticano venha a estudar este quadro...

amigos estejam alerta para todos os "assintados" que estejam a ser feitos em Tomar!

Bem hajam!

Anónimo disse...

Este último post está muito engraçado...perfeito seria se tivessem tido o cuidado de passar o texto por um corrector de português.
Obrigado.. gostei..
RG

Anónimo disse...

Parabéns ao blog.
Graças a vosso apelo,sei de fonte da câmara municipal que a autarquia vai proceder á limpeza dos grafites em St maria com a ajuda do Ipt.
Continuem na defesa do património de Tomar.
obrigado Dr.Curvelo

Anónimo disse...

Assim a ser... Bem haja
RG

Anónimo disse...

Asseguraram-me que o "tal" cruxifixo que faz parte da pintura acima mostrada, já estava separado no tempo do anterior Pároco. Assim, e porque existem fotos desse facto, podemos dizer que a alteração desta obra de arte não é responsabilidade do Revº Pároco Frutuoso. Isto porá, na minha opinião, fim à polémica sobre a autoria. Não acuso, claro está, o anterior Pároco, o Revº. Padre Borga, apenas afirmo que terá ocorrido durante a sua comissão.
Teria sido fácil ao Padre Frutuoso, imputar esta acção ao seu antecessor, não o fez, talvez porque não se acusam os ausentes ou porque não conhecia a fundo os contornos do processo, FEZ BEM.
Em relação a isto e tudo o resto, continuo à espera de ver a Comissão de Arte Sacra pronunciar-se.
Pelos vistos deve ser uma Comissão muito "low profile", que serve apenas da Sacristia para dentro.
Ou então está vinculada ao segredo da confissão. :)

Anónimo disse...

È mentira,a foto onde esta o cruxifixo no quandro foi tirada a seias meses,o senhor padre esta a mentir.
Esse senhor que se diz padre já é vigario de Tomar á 2 anos.
Existem fotos desse quadro a 80 anos a tras e a cruz esta no quadro.
Cuidado com o que se diz....
Eu sei que esse senhor anda nervoso,mas a justiça do homem e de Deus vai chegar para esse senhor!

Anónimo disse...

Essa agora é boa,então foi o Padre borga que fez aquele atentado.
Cada vez que mais defendem aquel senhor mais o enterram.

Miguel

Anónimo disse...

Conheço a igreja a mais de 30 anos.
Sempre me lembro da cruz no quadro.
Que eu saiba o senhor borga ainda não estava em Tomar.
Não queiram agora safar o padre que lá se encontra lá.
O que esse senhor quer sei eu!!!
Não venham agora com foto montagens para safar o Padre.

Manuel

Anónimo disse...

Notícia de ultima hora.
A igreja de St Maria que existe hoje,não é a verdadeira.
Foi o padre Borga que a mandou contruir á 5 anos a tras.
Obrigado padre frutuoso,por voltar a reconstruir a igreja.
Sr insidejob,quanto lé pagaram para defender o Padre.
Quando diz que o quadro já estava separado no tempo do anterior pároco,é mentira.
Basta ver a resposta do padre ,ele proprio diz que foi ele.

Anónimo disse...

A culpa é do gualdim pais.Porque foi ele reconstruir a igraja!.
Bravo sr p.Frutuoso por querer por a igrja como era no tempo dos beneditinos(sec V).
Se calhar existem fotos daquel tempo(sec V) a demostrar que a cruz não estava la.
neste ´país a culpa morre sempre solteira como é normal.

Paz e amor para todos

Ricardo Branco disse...

Sr. Insidejob:

Gostaríamos que nos confirmasse aquilo que diz.
Pois eu sou um frequentador (mais ou menos assíduo) daquele Templo, e sei perfeitamente que não foi o Padre Borga que tirou o crucifixo do quadro, ainda posso dizer que já saiu de Tomar a uns anitos e que o crucifixo, foi retirado do quadro há pouco mais de 3 ou 4 meses.

De qualquer maneira gostaria de saber as suas provas, para que caso tenha razão, pedir desculpas ao Padre Frutuoso.

Cumprimentos
Azul e João

Anónimo disse...

DE: Ajudante do Pai Natal
htpp://pai_natal_amigo_do_frutoso.comesmolas

Já não sei se estão a falar a sério ou se estão a brincar!

O blog vai de mal a pior, agora virou para a Religião… e também já tem alguma publicidade política á mistura.

Já estou a antever os próximos capítulos desta novela….
•O António Paiva, antes de se despedir ainda vai limpar a igreja de Sta Maria com outros amigos políticos que fazem figura na Câmara.
•A directora do Convento de Cristo, vai dispensar o pessoal que está a restaurar a charola templária, para limpar a igreja
•Todos os outros vereadores ou políticos de oposição tipo Carlos Silva, Pedro Marques, Carlos Trincão, (entre muitos outros que querem “tacho”), vão tentar sabotar a obra, sendo eles que irão faze-la a seguir…
•Os sem abrigo de Tomar vão limpar as paredes da Igreja com lixívia de forma a ficarem bem vistos e puderem ter algum abrigo
•Os punks que andam por Tomar, vão tentar limpar as paredes de Igreja com restos de vinho que tem “carrascão” de modo a receberem recompensas por parte da populaçãode forma a puderem comprar um vinho de melhor qualidade… tipo Casal das Freiras ou Convento de Tomar….
•Se isto fosse mais próximo do Natal eu diria que quem iria limpar as paredes era o Pai Natal, mas como ainda falta muito, penso que quem vai acabar por limpar as paredes ainda vão ser os “coitados” dos alunos de restauro do IPT, para um trabalho final da disciplina de Materiais Petréos. È claro que depois o IPT vai concorrer para receber algum €€€ desse trabalho…

Com isto tudo quero apenas desejar que quem quiser limpar aquilo o faça antes do Natal, pois o Padre Frutuoso todos os dias lhe manda cartas para não se esquecer e pede também para não contar nada ao Menino Jesus, pois ele ia se chatear caso resolve-se entrar na igreja e visse o quadro sem o crucifixo….

Amigos façam o que entenderem!
Mas façam alguma coisa!!!

Anónimo disse...

insidejob será que quer dizer dentro do sistema,que sistema?da igreja,da camara,do ippar.
O mais um que quer um job for the boy.

Paulo José disse...

Olá Amigos,

Não querendo ofender ninguém mas eu fui a este templo em Julho e a Cruz estava no quadro, pois tirei fotos de todos e nesse a Cruz realmente estava lá, será ele inside job ou Blowjob, tem mas é juizo, cá para mim o Sr.Padre anda a frequentar o Blog, Meu Deuzzz, Não Havia Nexexidade!!!

Kongas

Anónimo disse...

Porque não retirar o pentagrama de St.maria,foi o Salazar quem mandou fazer.
Este não estava lá em 1936.
Força azul e joão.
Não se deixem levar por esta malta,que só quer é tacho e lember as botas .

Pedro

Anónimo disse...

Bolas, Bolas Bolas !!!

A malta quer é cruxificar-me ou quê?, quando disse que me asseguraram algo, quer dizer que eu confiei, na informação de alguém...

Não sou o Padre Frutuoso, não sou da CMT, do Ipppar, da PSP nem da Xbox.

Vou, senhores gestores do blog, claramente solicitar à minha fonte que me prove cabalmente o que me disse.

Mas por favor, e isto para os outros "postantes", não julguem alguém que não conhecem, o anonimato serve para que as ideias sejam desinibidas e francas, não para o pseudo-insulto e inuendos bacôcos. Já agora, tentem escrever em português e não em NOKIÊS.

De qualquer modo é bom ver que este blog está vivo e é cada vez mais uma tertúlia cultural de Tomar.

Talvez saia daqui, qualquer dia, o embrião de vontades para que Tomar tenha um Museu da sua História.

P.S. Não sou um boy, sou um man !!!

Anónimo disse...

Uau ,inuendos bacôcos!!!!
Belo Português.
Já agora,como a cruz foi retirada,por que não o senhor Tomar o lugar dela.
Até a proxima big man

ps:turtulia em Tomar só se for a cor de rosa eheheh

big macho

Paulo José disse...

Oh Blowjob,

Não há prova melhor do que eu dizer que também lá estive em Julho e tenho fotos desse quadro, será que tenho que me confessar Sr. Padre?
Parece que não sabes ler tens que ir pedir provas quando elas são evidentes, Sr.Padre que tal construir uma igreja nova sua e ai já pode pôr Mosaicos brilhantes no chão e um Candeeiro de lustres, convide o Castelo Branco que ele tem jeito para essas coisas e não estrague o PATRIMÓNIO NACIONAL!!!

Kongas

Anónimo disse...

Tem Razão o Big Macho
"inuendo" não só não é português, como está mal escrito, deveria ser innuendo, insinuação maliciosa em inglês.

Não batam mais no ceguinho

Anónimo disse...

Pronto, Pronto

É assim, em 2006 o cruxifixo estava na pintura e havia um outro semelhante algures na igreja, daí a confusão.

A minha fonte pediu-me desculpa e eu também peço ao "auditório blogueiro"

Tão a ver que não custou nada !!
Nada disto teria acontecido se eu fosse um assíduo frequentador da Igreja de Santa Maria do Olival, mas não sou.

No entanto sei onde está inscrito um tau ou letra (T). Vejam se descobrem !! he he he !!!

Anónimo disse...

na fachada principal....
duhhhh

Anónimo disse...

E o que significará ?

Eu não sei

Anónimo disse...

se aquilo é o t de tau eu sou o super Homem.
Aquilo é reboco novo.DÁ.
querem muitos t,vau ao convento de S.francisco.
Você não acerta uma eim.

Anónimo disse...

Se é rebôco novo, já é novo há 25 anos. Isso também eu julgava. Compra lá uma Teleobjectiva das boas e vais ver.

Anónimo disse...

Esta gente é pior que o Paulo loução,de um rabisco ou de um defeito de construção encontram milhares de explicações.
A ordem de T (tau)existio sim ,mas exemplos dela só encontramos no norte de Espanha(leon).
Tem muito haver com o caminho de S.Tiago.
Em Portugal a ordem dos franciscanos usa o T Também.
Temos de ter calma,qualquer dia ainda dizem que a arca da aliança,o gral e não sei mais o que estão em St Maria.
O monumento é importante mas não queira fazer dele a galinha dos ovos de ouro.

Zadok

Anónimo disse...

Sr V existe um ditado que diz que devagar se vai ao longe.
As vezes temos de ter cuidado para não derrapar.
Precebes....

Anónimo disse...

Querem saber um pouco sobre a ordem de Tau??
Existe um livro muito bom sobre essa ordem.
Iacobus
de Matilde Asensi
Editora Esquilo
Tal como os Templários essa ordem também acabou

Warrior

Anónimo disse...

Ó Warrior

Mas isso é um romance histórico.
é uma ficção que "vive" entre as fendas da história. Na minha opinião não deverá ser tomado como resultado de investigação histórica, não é trabalho de historiador.

Não conheço nenhuma Ordem de Tau, mas aceito que possa ter existido, não posso conhecer tudo.

No entanto parece-me difícil que o tal T, rebocado ou não, seja relativo a uma simbólica afecta a uma Ordem diferente das que "viveram" em Tomar. Quanto à hipótese do Caminho de Santiago, é de aceitar.

faltam aqui, no blog, uma boa foto desse tal T. Será que os administradores a podem produzir. Pelo menos é tão lícito discuti-la como o símbolo "maçónico" do Convento.

Anónimo disse...

Falam do "T" que se encontra junto ao Frontão da Igreja?

RG

Anónimo disse...

Mas quem é que disse que o símbolo no convento é maçonico???
O Job você eim !!!!
Fantasia deve ser o que você deve andar a ver!
Olhe que se o seu amigo Padre der uma olhada no que você anda aqui a escrever vai ficar doido.
Depois não quer que ele fique fulo.
Olhe que não é com vinagre que se apanha moscas.
Não queira ter aquilo, que não pode ter.

Anónimo disse...

Eu disse maçónico entre aspas, referindo-me a uma consideração, entre outras, que foi postada por alguém aqui no blog.

Não quis inferir outra coisa que não seja a semelhança com o esquadro e o alpha.

Mas já agora se não é "maçonico" !!, diga o anónimo anti clericalista o que acha ser?

Deverá ter seguramente uma opinião

Mas talvez fosse bom postar essses considerandos na página respectiva.

Fico sempre feliz quando o anónimo corrige ou comenta as minhas posições, é como ter o Grilo Falante pousado no ombro.:-)

Anónimo disse...

Sr Insidejob,vejo pelas suas palavras que é uma pessoa inteligente,mas tenha (cuidado)com o que diz aqui.
Conheço esse símbolo á uma vintena de anos e gostaria de lhe perguntar onde vê o esquadro e o alfa?já agora porque não o A.
Já vi que é uma pessoa que se deixa influenciar pelas opiniões dos outros(basta ver o episódio do quadro)por isso tente puxar pela sua cabeça.
Já agora posso informar que pode encontrar um símbolo igual no Porto.

Garcês

Anónimo disse...

Obrigado Sr Garcês.

Vou tentar não ser influenciado por mentes alheias e sobretudo ter cuidado com o que digo, ou escrevo, neste blog. Doravante terá em mim um fervoroso combatente da especulação e sobretudo um temeroso opinador.

Por esta altura já reparou que fiquei melindrado com o seu comentário.

Mas não termino sem dizer, ou neste caso escrever, que "o episódio do quadro" como lhe chama poderá comigo voltar acontecer. Eu acredito em pessoas que conheço pessoalmente. No seu caso, ainda que desconhecido, estou disposto a acreditar que exista um símbolo "maçónico" igual no Porto. Viu, eu disse maçónico outra vez !! Com umas aspazinhas a guarnecer a palavra, como umas batatas fritas à volta de uma coxa de frango assado !! Viu, eu disse frango assado !!

Não digo nunca,é a palavra Cuidado a outro postante. O tempo da outra senhora já me chegou, percebe ?

Desculpe o desabafo, desculpe se fui longe demais. Over and Out.

Anónimo disse...

Olhem se virarem o compasso ao contrario é um V