Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

8/13/2008

Descobertas em Tomar

Olá.

O assunto que agora vos trago é relativo aos achados arqueológicos que nos últimos tempos têm rondado o templo de Santa Maria dos Olivais.

Sendo este templo um Panteão dos templários em Portugal, é normal encontrar estelas funerárias e/ou varias inscrições em pedra. Algumas das estelas e pedras funerárias são bem interessantes podendo conter varias informações que nos estão alheias… este episódio, faz-me recordar o achado realizado nos finais de Agosto de 1993 (bem anterior segundo o próprio historiador que fez o achado), no lado nascente do Castelo dos Templários em Tomar, por cima da Porta da Almedina, porta esta que no tempo dos templários era o principal acesso às muralhas. Sobre esta entrada foi descoberta uma das mais antigas (senão a mais antiga) cruz templária que se conhece em território nacional.

A imagem que retratada é então uma cruz templária com uma rosa no meio, trata-se então de uma ligação dos Templários, dos Rosa-Cruz e a civilização muçulmana. A cruz tem ainda algumas particularidades como os sulcos nas astes, que não é comum aparecer. Esse conjunto de sulcos, forma em cada braço uma pirâmide, que nos transmite a ligação entre os Templários e Rosa-Cruz com a antiga civilização egípcia, a mesma ligação que nos faz o monumento com a ligação entre o Ocidente e o Oriente confirmando a estratégia dos dois Sóis: O sol nascente e o sol poente. Voltado à tão falada cruz que apresenta ainda uma inscrição “IN:E:M:CL:VIII” que segundo José Hermano Saraiva lê 1198 na Era de César, que subtraindo os 38 anos, daria 1160 da Era de Cristo, ou seja o ano da Fundação do Castelo de Tomar. José Hermano Saraiva refere ainda a importância desta estela pois esta rosa-cruz deu origem às Quinas portuguesas no nosso escudo. A explicação é a de que quatro das quinas representam os espaços existentes entre os braços da cruz, e a quinta estaria representada na parte central, onde está a rosa. É de referir que este achado foi realizado pelo antigo professor (ainda me deu aulas) e antigo responsável pela área da cultura da Câmara de Tomar, actualmente encontra-se reformando e é uma pessoa fácil de encontrar nos seus calmos passeios pelas ruas de Tomar.

Continuando nas escavações, que à bem pouco tempo foram consideradas as mais importantes da península ibérica, e os seus achados… Continuo a não concordar que todos os achados (incluindo ossos, moedas, alfinetes, estelas, enfim…tudo) que são encontrados, são transportados para Torres Novas, onde ficam em armazém, para estudo e depois são transportados para Évora. É triste para um Tomarense saber que aquilo que pertence à sua terra, é levado para outro lado… quem sabe se muitas das coisas não se irão perder ou misturar… sendo as informações que dai resultem fora da realidade…
Algumas estelas os pedras com relevos encontradas nas obras da envolvente do Templo:



...entre muitas outras que não foram fotografadas...

Com este pequeno texto quero apenas alertar a Câmara Municipal, historiadores, interessados, curiosos e entidades competentes que está na altura de preservar o que resta do património de Tomar, aquilo que nos identifique com o passado e que ainda não foi destruído e dar às pessoas cultura, para que possam perceber o quanto Tomar foi grande! Continuo a afirmar que Tomar necessita de um MUSEU!!! E porque não um Centro vivo de Interpertação da Historia anunciado pelo Dr. Jana? Está na hora de mudar as mentalidades! Há que preservar o património! Queremos ser como as grandes cidades desenvolvidas então podem segui-las no que respeita ao património que é todo estudado, catalogado, apresentado, preservado e restaurado.

Até breve!

207 comentários:

1 – 200 de 207   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

Parabéns de facto vocês abordam temas interessantes!

Eu concordo com o facto de Tomar devia ter um Museu, é uma tristeza para os tomarenses que vão ao Convento do Cristo e vêem no claustro da lavagem, as inúmeras estelas espalhadas pelo chão... qué feito de todas as escavações do neolítico e do paleolítico da região, os painéis de azulejos encontrados no fórum, em caldelas e nos cardais? qué feito do património que durante muitos anos foi recolhido pela União dos amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo?
De facto destruir-se uma termas e uns balneários romanos na zona do estádio municipal e do pavilhão, para reconstruir-se tudo… que tristeza podia-se ter uma zona de turismo e lazer junto ao rio, bem mais bonita e desenvolver a parte nova da cidade com a vertente do desporto…
As ruínas do Fórum devem estar à espera de um projecto para um prédio que ali se encontre bem…
A quantidade de pinturas que enriqueceria muito mais a charola dos templários que fazem vitrinas riquíssimas no Museu de Arte Antiga…
Amigos… acho que como dizem no blog… está na altura de acordar-mos e devolver a Tomar o que é de Tomar! Se não o fizermos corremos o risco de perder todo o património que nos pertence para sempre!!!
Que acham de começarmos com uma petição para um Museu e um centro de investigação histórica?
Temos que começar por algum lado… venham opiniões!
Sem duvida que responsáveis pelo blog tem sido uma mais valia para o património de Tomar!

Abraços e Até breve!
António Ferreira

Anónimo disse...

Concordo em parte consigo.
Os romanos não usavam azulejos, mas sim mosaicos.

J.M.Santos

Anónimo disse...

Caro Azul;

Parabens pelo texto, creio que foi bem claro.

Espero que esses senhores da camara que andam a espiar esse blog pensem seriamente em algo para preservar o patrimonio.

E antes de estar a adquirir material para um museu do brinquedo, que antes tratem de zelar pelo patrimonio que existe e esta a ir para fora de Tomar.

Anónimo disse...

Vocês não desistem!!!
Acho que tem toda a razão ,força rapazes .
O vosso blog é o maximo.

Anónimo disse...

O Museu do brinquedo tambem é interessante. embora o mais necessário será um centro de interpretação ou museu para o resto, é uma vergonha esse espólio estar a servir os interesses de outro concelho.

Anónimo disse...

Museu do brinquedo ahahahahahahahahaahahahahahaahahahahaahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahaahahahahahah e ah

Anónimo disse...

Uma vez que este tópico se refere a vestígios que se têm encontrado à volta da Igreja de Santa Maria, gostava de apontar o que as obras que actualmente ali decorrem, deixaram à vista, na altura em que ali me desloquei, e que deixei expresso na foto que publiquei no meu blog.
Falo de algo que me pareceu estranho e que se acha (ou achava) no terreno contíguo à Igreja, do lado esquerdo da entrada e que me parece uma fundação, bem conservada, e junto, o que parece um túmulo ainda com a tampa.
Alguém me pode comentar o que poderá ser?
Para ver a foto, devem entrar no blog http://ponto4.blogspot.com abrir a etiqueta "vandalismo cultural" e ir até ao tópico "inacreditável". Do lado direito estão três fotos. Clicar na última para vê-la em tamanho grande.
Saudações.

Anónimo disse...

pondo de parte as brincadeiras e juizos ocos de oportunidade, deixo-vos os meus parabens pela força deste blog que ja está a fazer efeitos na máquina política.
continuem a lutar!

Nada de èvora ou torres novas para o nosso espólio caramba!!!!!!

Anónimo disse...

Eles bem querem sabotar o blog.
João, Azul, força rapazes! Continuem que nós estamos cá para vos apoiar! Deixem esses palhaços connosco! Não nos largam porque estamos a fazer-lhes mossa!
Coitados, ainda não perceberam a ajuda que estão a dar...

Anónimo disse...

Quanto ao museu para Tomar, acho que o primeiro a abrir vai ser o "Museu dos estúpidos" e já temos dois bons exemplares para metermos em exposição: "picks & tickets" !

Anónimo disse...

Alguem sabe alguma coisa se vão manter os tumulos em frente a Santa Maria? era interessante saber qual é a posição da camara em realação a esse assunto? Pois já foram apresentadas varias soluções para se manter as sepulturas... Falta um mês para as obras acabar... está tudo curuiso para ver como vão ficar estas obras...

Bem hajam

disse...

Não sei como mas quero ser cavaleira guardiã de santa maria dos olivais a minha freguesia. Tenho grande apego a esse maravilhoso monumento. Não vivo em Tomar mas ai tenho as minhas raizes e o meu respeito por tudo o que faz parte dessa linda e histórica terra.Entrei por um acaso neste blogue e agradeço ao feliz acaso. Parabéns pelo artigo aliás vários artigos que me despertaram a atenção que defendem o sagrado patrimonio da minha e vossa terra .Interesso-me por tudo o que diga respeito a esse espaço secular e às suas tradições.Entrarei aqui mais vezes
De uma conterranea Etelvina Costa

Anónimo disse...

Bem vinda Etelvina a este espaço.
Espero que tenhas sentido crítico.
Precisamos de guardiãs bravas para dar vida ao blog, já que isto está paradinho por aqui.
Força companheira!

Anónimo disse...

Sebastião quem lhe disse que é um Guardião????
Tens muito que comer para chegar a tal....Alías nunca vais chegar a ser um.

P.Sa.

Anónimo disse...

Caro P.Sa. (mais um bicho do mato)
Para tua orientação, eu sou guardião daquilo que me apetecer e que me der na veneta. Não é um zé-ninguém como tu, que nem sequer se identifica regularmente neste blog, que decide quem é quem.
Como te dirigiste ao nick name que represento, de uma forma grosseira, aqui tens a resposta que mereces.
Costuma dizer-se que os cães ladram e a caravana passa.
Também por aqui passaram uns asnos que fizeram a mesma figura que acabaste de fazer.
Vê lá se não fazes comentários imbecis, que nos façam gostar cada vez mais dos animais e menos de gente parva.

Anónimo disse...

Grande Sebastião... !!!
é esse o espírito!

Anónimo disse...

Ai Sebastião,bicho do mato é a sua tia.
Você deve ser um pobre coitado ,tem de ter algo para se manter vivo não è?.
Ok ,que seja um guardião ,seja lá do que for.
Aqui no blog existem amigos que defendem St Maria,agora Guardiões .......esse nome pelo que sei não é digno de pessoa alguma.

Anónimo disse...

Senhor Sebastião e senhor anónimo podem dizer aqui ao forum a que organizações os senhores fazem parte.

Rita

Anónimo disse...

Isto é impresionante!
Falamos de imbecis e ele(a)s aparecem aos magotes!
Com que então incomoda a V. Ex. que alguém seja um guardião e que...esse nome não é digno de pessoa alguma. Sim senhor(a).
Por acaso reparaste, ó ignorante, no título deste blog? Quem é aqui o pobre coitado(a)?
Se não gostas de guardiãos do património português e do seu trabalho meritório, o que é que fazes neste blog?
Vê se te encontras e encontras o teu caminho. Nós por aqui já estamos no nosso (por muito que vos incomode).
Quanto à Rita(?), digna representante da nova PIDE/DGS, quero te dizer que não te vamos revelar as organizações a que cada um de nós pertence, nem que a vaca tuça. Para isso vais ter de nos apanhar, levar-nos para os teus calabouços medievais, torturar-nos impiedosamente e talvez tenhas alguma sorte.
Mas não vais poder fazer isso, pois não? Passa-se tudo na tua tenebrosa cabecinha, não é?
Sabes quantos milhões de blogs existem na rede global? faz-nos um favor...
Somos guardiãos da nossa identidade cultural e da memória dos nossos heróis, sim.
E por cá vamos continuar a incomodar!
Quanto a mim, vou continuar a ser o cão de guarda deste blog até que os seus criadores me peçam delicadamente para o abandonar.
Quero lembrar a todos que existem intervenções recentes e interessantes no blog que ainda não mereceram comentários.
Um abraço a todos os GUARDIÃOS!

Anónimo disse...

GRANDE SEBASTIÃO!!!

Anónimo disse...

Sebastião, é culpado!!!
Culpado de ser um cidadão interessado,
atento ao que se opina e escreve num sítio público;
Culpado de expressar a sua opinião, sob um pseudónimo de santo mártir;
Culpado enfim de gostar de Tomar e ter "vergonha" de mostrar os seus "cartões"...
longa vida aos Sebastiães deste país.

PS: Se o Sebastião escreveu GUARDIÃOS eu também escrevo Sebastiães...:-)

Anónimo disse...

Altos valores estão em jogo!
Admito a minha culpa.
Cruxifiquem-me! Enviem-me outra vez para Alcácer-Quibir! Mas salvem Santa Maria dos Olivais!

Anónimo disse...

Salvar ST Maria porque?não sera o senhor mais um caçador de tesouros?????
Nisso o senhor Padre tem razão,os senhores não passam de uns caçadores e destruidres da santa igreja.
Mas o senhor Jesus não dorme.
Que as sete pragas do Egipto varra todos aqueles que mais não querem se não a fama e a gloria .

Já agora estamos a um passo de fechar este blog.
Um aviso,aqui não existe anónimos,existe maneira de descobrir de quem é os comentários..

Anónimo disse...

AMÈM !

Isso! Fechem o blog e logo vêm quantos se vão abrir de seguida!
Não se esqueçam que também se pode saber quem os fecha.

Pelo sim, pelo não, vou afiando o alfange...

Anónimo disse...

...e sim. Sou caçador de tesouros.
...espirituais!

Também me dedico a colecionar peles de imbecis. Uma espécie que espero, consigamos levar à extinção.

Anónimo disse...

Ó Sebastião...
Não vês que aquele anónimo armado em jacobino não passa de um meteco a brincar com a malta....
Era só o que faltava agora ... eram beatos armados em hackers!!!

Tadinho do Senhor Jesus, Filho de Deus Pai.. Andar nas bocas da gente deste modo....

Anónimo disse...

Uffff!!
Que alívio!
Obrigado amigo, já estava a sentir o calor da fogueira!

Anónimo disse...

"Tadinho" ,acha que isso são modos de falar?
Bem ,este blog já teve melhores dias.

Miguel

kanina disse...

Bem a mim parece-me que ha por aqui alguns estudantes da Universidade de Carregueiros... enfim...

Anónimo disse...

o "Tadinho" é uma contracção popular de coitadinho, usada em situações jocosas ou familiares....
Isto não se ensina em Carregueiros, porque lá não há Ensino Secundário.

É um modo de falar e também de escrever. Podemos inserir aquele adjectivo numa frase referindo-nos a uma pessoa, coisa, animal e a uma divindade, mesmo aquela que cultuamos...

Agora chega de picardias e iniciem, ou retomem, o tema do blog, senão isto qualquer dia parece o blog do jornal Templário....

Anónimo disse...

Amigos vem ai uma bomba para o blog.
Isto vai deixar o pessoal de boca aberta!

Anónimo disse...

É favor respeitar o unico Jornal sério de Tomar(o Templário)
Tem sido o unico a dar voz aos Crimes contra o Patrimonio de Tomar.

Anónimo disse...

Proponho aos autores do blog lançarem um debate com a temática d'os templarios e o novo mundo (a fim de serem feitos comentários de jeito).

Anónimo disse...

Vejo que o Festival dos Bons sons deixou muita gente de cabeça a roda.EHEHEH

Anónimo disse...

Caro amigo a Historia da bomba é verdade .
E que bomba!Não vai ficar pedra sobre pedra.Vai haver imagens e tudo.
Já agora João e Azul quando voltam de ferias ????

Anónimo disse...

Uma bomba em Tomar?
Bolas!
Ainda bem que moro em Fonte Arcada!
Agora a sério. Não podem adiantar um cochezinho? Só um bocadinho??!!!!
è que não quero receber o impacto todo de uma vez... o coraçãozito..sabem? Já tem meio século...

Anónimo disse...

O Jornal Templário não foi acusado de nada... O blog, graças à má qualidade de alguns intervenientes, é uma treta, só discussão e insultos.
Foi aí que pretendi chegar com a comparação. CERTO???

Quanto aos Templários e o Novo Mundo ou Mundo Novo, venham eles... Sendo um céptico sobre as teorias que afirmam uma secreta, ou não, "continuidade" da Cavalaria Templária, estou ansiosamente esperando pelos comentários da irmandade bloguista.

Anónimo disse...

Já agora, em jeito de antecipação, deixem -me que pergunte:
Acham os amigos de turtúlia, que a corrente filosófica que deu origem ao fenómeno Templário sobreviveu a todas as peripécias da História, ao longo dos séculos e ainda perdura?
Não me refiro aos neos-templários nem ao que resta do esqueleto da Ordem de Christo, evidentemente.
Um abraço.

Anónimo disse...

Enviaram-me algo muito interessante que está disponível no Youtube.

É sobre a precisa Ciência e fina Arte de se fazer Arqueologia com retroescavadoras.

Para quem quiser apreciar esse revolucionário método, em uso apenas em Portugal, Serra Leoa e Congo Belga (Este ainda existe? Huum... Não), por favor, visite o link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=7T8MpScU1mY

A minha preocupação nem é pelo facto de se estar a usar uma retroescavadora para fazer o que podia muito bem ser feito por um homem com uma pá e um carrinho de mão, mas agora que fazemos parte destas "sociedades evoluídas européias" fica mal um homem executar trabalho braçal.

O principal problema é um maquinário daquele porte se encontrar as voltas da torre sineira, que por conta das escavações, movimentos de camiões e agora de retroscavadoras já se recente com muito mais rachaduras do que as que existiam antes desta obra de mal gosto e agoiro ter sido iniciada.

A preocupação que se está a ter, nada tem haver com o espaço santo, com quem está a descansar naquelas terras, com os monumentos milenares que lá se encontram ou com qualquer outra "cousa" de bom, a preocupação daquela obra são as eleições, e compromissos financeiros.

Estão a destruir Tomar, estão a destruir a história.

Os objectos, as ossadas, nada disto fica nas terras de Tomar, estão a ser depositados em Évora. E de forma mesquinha, nem mesmo deixam que as pessoas que por lá passem vejam as descobertas, são logo tapadas e escondidas! Porque tanto secretismo? Essas peças serão guardadas em depósitos por longos anos, porque estão a ser tão egoístas e não deixam que as crianças, adultos e velhos possam ver parte da história de Tomar que está a ser descoberta e bandeada para outro lado?

Vós não valeis a ponta dum corno!

Anónimo disse...

Amigos e Irm.:
Meu coração chora ao ver o desrespeito pelo Templo e por todos os violados no descanso do Or.: Eterno. O panteão de Tomar, que se estende além das cercanias do Templo, há que ser preservado.
Já que as glórias deste mundo já se acabaram para eles, cabe-nos a nós, fazer algo.
T.F.A.:

O Essénio .'.

Anónimo disse...

No you tube tem a tal bomba.
A vergonha das vergonhas em St Maria.
Já agora onde estão esses grupos de Templários e não só que se dizem descendentes desta ordem.
Eu por mim estou cansado,farto ..... .Fui.

Anónimo disse...

Então é assim que se faz pesquisas em Tomar,com maquina???Ok,onde esta os senhores do IPPA????

Anónimo disse...

Ippar

Anónimo disse...

SEI DE FONTE SEGURA QUE O BLOG VAI FECHAR POÌS JÀ NÂO EXISTE MOTIVAÇÂO PARA LUTAR POR TOMAR.
OS TEMPLÀRIOS ACABARAM E COM ELES A SUA HISTORIA.
MESMO AQUELES QUE DIZEM GOSTAR DA CIDADE E DOS TEMPLÁRIOS NA VERDADE O QUE OS FAZ MOVER É OS INTRESSES PELO DINHEIRO A FAMA E MAIS NADA.
O VERDADEIRO SEGREDO MORREU COM OS TEMPLÁRIOS ,AGORA SÓ TEMOS UMA CAÇA AO TESOURO(tesouro esse que já foi dali roubado á seculos ).
ENFIM ,QUE SEJA DESTRUIDA A CIDADE E OS SEUS MONUMENTOS.
JÁ AGORA DEIXEM OS MORTOS EM PAZ CUSTA VER AQUILO.

UM AMIGO DE TOMAR
33

Anónimo disse...

Caro anónimo "Amigo de Tomar".
Pois eu soube de fonte segura também que o blog não vai fechar, o que vai fechar são os posts de anónimos que em nada acrescentam.

Anónimo disse...

Aproveitem estes dissabores para melhorar o vosso blog, porque não torná-lo restrito apenas a "não anónimos"? ou aniquilar comentarios jocosos e inadequados?...

Ignoremos os comentários menos felizes porque ao "respondê-los" da-mos gozo aos seus autores que parecem sofrer de alguma lacuna de espirito, consciencia ou inabilidade social, pessoal ou de expressão...talvez reflexo de perturbações depressivas intrinsecas...
Desculpem o desabafo, mas revolta-me perder tempo em ler escrita de mentes imaturas no seu conhecimento.

Bora lá pa frente com o vosso e nosso trabalho por Tomar, trabalho este areligioso, apartidario e imune a alucinações...


Cumprimentos aos autores do blog e demais interessados, que do muito conhecimento que têm, sabem manter a humildade e o bom senso das especulações.

Dum Tomarense do Mundo

Anónimo disse...

Há aqui muita confusão...
Este blog pode, ou não, fechar... isso depende dos seus DOIS autores, ponto final.
Este fórum nunca perfilhou "caças" ao tesouro ou coisas similares.
Este fórum é de todos, para comentar, sobretudo, os posts que os autores, a muito custo, e com trabalho, vão fazendo. Dado serem jovens, por vezes os assuntos não são introduzidos da melhor forma...
Mas se calhar isso até é uma virtude, permitindo, portanto, a crítica, a sugestão, a formação e SOBRETUDO o debate.
Debates entre "habitués" anónimos mas literáriamente identificados como eu, o scaliburis, e muitos outros, mais cultos e entendidos nas matérias, que vão desculpar não os citar...
Isto é um blog, tem coisas más e boas.
As boas toda a gente sabe... as más são os anónimos destrutivos... que nem fazer humor sabem.

Anónimo disse...

Entretanto este link do video da retroescavadora em Santa Maria, deverá ser por todos nós enviado aos cinco cantos do mundo com os comentários que achar-mos pertinentes...
É de facto uma bomba, para a arqueologia nacional. Curiosamente a máquina está a dar cabo do MEU trabalho de 1982... As voltas que o mundo dá!!!

Anónimo disse...

Apesar do cunho ácido-divertido que faço reflectir nas minhas intervenções neste blog - uma vertente inventada da personagem a que chamo Sebastião - não posso esconder a tristeza que senti ao ver o video do youtube. Confesso que as lágrimas me vieram aos olhos. Nunca pensei vir a assistir a uma barbaridade destas no meu país. No nosso país.
Esta espécie de gente tem de ser denunciada. Tem de ser responsabilizada pelos crimes que cometem. Não podem ficar impunes de forma alguma. Responsáveis religiosos, camarários, da dita defesa do património, todos!
Vamos formar uma cadeia de solidariedade, denunciando de todas as formas, principalmente na net, estes energúmenos!
Estão a dar ao resto do mundo uma imagem de miséria moral, de impunidade criminosa, dos portugueses. Eu tenho horgulho de ser Português e não vou nunca admitir que se saiam a rir desta conduta edionda.
Nem que tenha que usar as palavras de Jacques de Molay para os amaldiçoar a todos!

Anónimo disse...

Inacreditável! Simplesmente impressionante!
Sebastião tem razão. Vamos todos denunciar esta situação.
Sugeria que mandássemos este video acompanhado dos comentários que entendam juntar, a todos os museus, associações de arqueólogos, amigos do património, câmaras, escolas, DE TODO O MUNDO!!!
Vamos inundar os blogs dos políticos nacionais, dos políticos locais, dos políticos europeus, do presidente da republica, do vaticano, do que fôr necessário!

Anónimo disse...

Não tenho palavras que exprimam a minha indignação!
Já publiquei o post no meu blog.
Para os que estiverem interessados, o endereço é: http://ponto4.blogspot.com/2008/08/inacreditvel.html
Vou começar a enviar mails para todos os meus contactos.
Sugeria que se enviasse também para os jornais e a tv nacional e estrangeira. Para todas as associações Templárias.
Vamos mostrar isto ao mundo!

Anónimo disse...

Companheiros de Blog,esta na hora de ser feito algo por Tomar.
A nossa terra não merece isto,como Tomarense e Português estou de Luto.
Cheguei de ferias doente,pois vi coisas em Tomar que nem passa pela cabeça,desde rodas de camiões a passar por cima de ossadas,ossos espalhados pelas estradas de Tomar(os ossos entram nos rodados dos camiões ),pessoas a pegarem nos ossos e a brincarem com eles antes da missa.
Não sei se sabem mas a torre de St Maria esta com duas grandes fendas,não obstante os camiões passam ao lado,as maquinas escavam ao lado e agora com o transito da ponte nova ao lado temo pelo próprio templo.
Desculpem mas nada mais consigo dizer,muitos de vocês me conhecem e sabem o quanto gosto deste templo,só espero que os velhos guerreiros que ali tinham descanso perdoem estes ignorantes e .... .

JOÃO

Anónimo disse...

Amigos defensores do património histórico-religioso de Tomar, saudações.
Se possível, façam a maior cobertura fotográfica ou videográfica possível, sobre as obras e a destruição da zona envolvente do templo de Santa Maria do Olival e publiquem-nas no vossos blogs para maior visibilidade deste ignóbil atentado.
Estamos convosco. Vamos divulgar este crime!

Anónimo disse...

OH pessoal acordem,isto não vai passar disto.
Isto não vai dar em nada!A obra esta quase pronta , a maquina já lá não esta.
É a propria Igreja a pedir para que as obras acabem no menor espaço de Tempo possivel, por isso esqueçam.
Custa dizer isto ,mas o que esta feito esta.


A VERDADE

Anónimo disse...

Perante o que estamos a ver, nunca as palavras do poeta, foram tão verdadeiras:"Ó Portugal, hoje és nevoeiro". Falta "a Hora!"...

Lysardo

Anónimo disse...

Pois é meus amigos! Fiquei tão indignado com o que vi no video do youtube que fui hoje mesmo a Tomar para descobrir porque estão a fazer obras com retroescavadoras e não utilizam pás e carrinhos de mão! Contudo, após grande investigação, consegui desvendar este senhor mistério!
De facto, a obra possui carrinhos da mão, contudo, estão a ser usados para coisas, digamos, mais importantes:

http://img383.imageshack.us/my.php?image=dsc00072vv3.jpg

Afinal de contas, só porque alguns não podem ter o merecido descanso eterno, não quer dizer que não se possa pelo menos ter o descanso do almoço.

António Entrude

Anónimo disse...

Ó sr. VERDADE...
Um dia destes, quando na rua, fôr assaltado, violentado, escarnecido, cuspido e no fim, para despedida, ainda lhe derem um pontapé na cabeça e, em consequência se sentir revoltado e se queixar, alguém vai lhe dizer estas suas palavras: Acorda pá! "isto não vai passar disto.
Isto não vai dar em nada!" Aguenta que é normal!
Vai lembrar-se disto. Vai sentir o mesmo que nós sentimos em relação ao que se passa em Santa Maria do Olival.
Tem no entanto uma grande diferença entre nós. O amigo resigna-se. Nós não.

Anónimo disse...

O Anónimo "Sr. Verdade", trabalha em que? E a onde? Quase posso apostar que a resposta deverá ser "Obras públicas/Arqueologia" e "Tomar".

Anónimo disse...

LOL! Ao anónimo "António Entrude", e pah, tens cá uma lata para tirar fotos!

Anónimo disse...

De facto está uma foto bem apanhada...
É bom saber que a igreja ainda tem o cunhal noroeste em pé.:-)

kanina disse...

Quando disse estudantes da Universidade de Carregueiros nao me estava a referir a maneira como escreveu tadinho, mas sim as imensas picardias...

Anónimo disse...

Compreendo.

Anónimo disse...

Caro Essénio de Jerusalém;

Qual o interesse nos Maçons neste blog?

Anónimo

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=7T8MpScU1mY

Sobre este video, sem comentários.

Tenho amigos meus arqueologos, que vão adorar ver isto.

é arranjar maneira de responsabilizar o reponsável por tal barbaridade.

Anónimo disse...

Estive numa escavação arqueologica á pouco tempo onde usamos uma retroescavadora estilo Bobcat, mas era um forte do sec XIX, e estive quase sempre colado ao chao a ver onde a pá da maquina tocava, foi usada em cerca de 5% do tempo de escavação pois o solo era duro para caraças.

O que se passa em Tomar é vandalismo puro, e não é sequer legal sobre os padrões do IPA, penso que temos de alertar quem de direito.

Tambem podemos armar peixeirada na televisão, eles adoram estas coisas. Tipo no "nós por cá" da Conceição Lino

Anónimo disse...

Mas aqui existem cavaleiros? Ou pelo menos homens? A maior parte dos que cá vem são anónimos, puro sinónimo de ratos.

Jorge dos Santos

Anónimo disse...

Caro Jorge Steinbeck dos Santos:

Não confunda anonimato com irresponsabilidade ou falta de "espinha".
Como eu, também você é anónimo...
E mesmo que nos registemos no blogspot.com nada disso prova idoneidade.
Idoneidade é, por exemplo condenar com veemência as recentes más práticas científicas junto de Santa Maria dos Olivais e, por iniciativa própria, procurar denunciar aqueles actos...

InsideJob, anónimo Tomarense

Anónimo disse...

Caro anónimo Jorge dos Santos, que raio de entrada foi essa? Cavaleiros? Homens?
Estamos aqui todos numa cruzada, uns a cavalo outros a pé, homens e mulheres, burros e ratos. Todos! Se quiser participar, participe homem! Junte-se aos homens. Não ligue aos bichos. Mas cuide-se se vier por mal...

Anónimo disse...

Por iniciativa, já mandei eu mails para várias instituições.

Anónimo disse...

Boa Sampaio!
Eu também estou a "inundar" o ciberespaço com aquele video. Podemos não alterar nada ao que está já feito, mas atitudes destas são o cúmulo...
Tomar devia ter um Gabinete de Arqueologia camarário, ou coisa similar, senão acontecerão sempre coisas destas. Talvez não tão escabrosas mas com maior impacto no conhecimento da nossa história.
Estou a receber respostas de Tomarenses na "diáspora" e Tomarófilos dos mais diversos pontos, se calhar, depois faço um apanhado e publico-os aqui...

Anónimo disse...

Temos o nome da empresa de arqueologia (arqueologia?).
Temos o nome do presidente da Camara.
Temos o nome do padre.
Temos os nomes dos midia que não produziram um único comentário crítico à barbárie.
Temos tudo o resto que apontar.
Vão ficar famosos nesta triste história.
Já se comenta nos Algarves, por todo o norte, pelas espanhas. Já me enviaram apoio e pedidos de noticias da Noroega, Africa do Sul, Irlanda, Brasil, Chipre, Itália e... imagine-se... da Síria!
Não é cruel o destino? Na Síria estão preocupados e indignados pelo que estão a fazer em Santa Maria dos Olivais! A memória dos Templários é mais respeitada na Palestina do que em Tomar. Uma lição que nos chega do médio Oriente.
Que vergonha...

Anónimo disse...

Falei com um arqueologo que ficou chocadissimo. Divulgou-me uma mail list para mandar para os arqueologos portugueses.

Camaradas, continuemos a inundar de informação o ciberespaço

Quem tem conhecimentos ou facilidade de comunicar nos media nacionais

Anónimo disse...

Nunca foi tão verdade sobre os arqueólogos de Tomar: http://1.bp.blogspot.com/_nN1HyrtLHKk/RzmNG0a65iI/AAAAAAAAAAg/eKH4jthqitw/s1600/Arqueologia.bmp

Anónimo disse...

Este é apenas um dos muitos "ecos" que obtive até agora:

De: scaliburis
Enviada: sábado, 30 de Agosto de 2008 22:09
Para: ippar@ippar.pt
Assunto: Santa Maria do Olival

[...]Tomar.
Atentado ao património.
Arqueologia selvagem.
Vejam o video em http://www.youtube.com/watch?v=7T8MpScU1mY
Para que serve o ippar?
Que belo exemplo!...
-----------------------
...resposta:

Exmos. Senhores,
Em referência ao seu email, devemos esclarecer que, com a implementação do Programa de Reestruturação da Administração Pública, a Igreja da Santa Maria do Olival situa-se na área de actuação da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo (geral@drclvt.mc.gov.pt), entidade do Ministério da Cultura.
Com os melhores cumprimentos,
C.P.S.
IGESPAR, IP
--------------------
!!!...implementação do Programa de Reestruturação da Administração Pública.!!!
Então não vai ser só em Tomar. Vai ser por toda a região! Certamente, por todo o País!

Anónimo disse...

Ora então Santa Maria é da Responsabilidade da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo???

Também soube que o Igespar já enjeitou responsabilidades sobre o aqueduto dos pegões, alegando a mesma coisa.

...agora sobre Santa Maria??, depois de se ter englobado o IPA, Instituto Português de Arqueologia? Mas tá tudo a sacudir a água do capote ou quê???

Anónimo disse...

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA E DA CULTURA
Portaria n.º 1130/2007
No quadro das orientações definidas pelo Programa de Reestruturação
da Administração Central do Estado (PRACE) e dos objectivos do
Programa do Governo no tocante à reorganização dos serviços visa -se,
designadamente a optimização dos recursos humanos e consequente
minimização do impacte na mobilidade dos funcionários, bem como a
melhoria da qualidade dos serviços públicos com ganhos de eficiência
pela simplificação e modernização administrativa.

......


Artigo 1.º
Imóveis afectos às Direcções Regionais de Cultura
1 — Os bens imóveis classificados identificados no mapa anexo
à presente portaria, que dela faz parte integrante, são afectos à
Direcção Regional de Cultura em cuja circunscrição territorial
se integrem.
2 — A gestão dos bens imóveis classificados identificados no mapa
referido no número anterior, concretiza -se, designadamente na recolha,
estudo, conservação, salvaguarda, valorização e colocação à fruição
pública dos testemunhos que, pela sua importância civilizacional, histórica,
cultural, artística e estética, assumem particular relevância para
a afirmação da identidade colectiva.


.....


DRCLisboa e Vale do
Tejo.
Arco da Rua Augusta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa.
Capela de São Jerónimo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa.
Igreja de São Vicente de Fora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa.
Sé de Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lisboa.
Castelo de Tomar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tomar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Santarém.
Ermida de Nossa Senhora da Conceição . . . . . . . . . . . Tomar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Santarém.
Igreja da Atalaia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Vila Nova da Barquinha . . . . . . . . Santarém.
Igreja de Santa Clara . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Santarém . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Santarém.
Ruínas do Castelo de Alcanede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Santarém . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Santarém.
Igreja matriz de Setúbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Setúbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Setúbal.



isto é o que diz a Lei, lembro que a Santa Maria era responsabilidade da DGEMN que foi englobada pelo IGESPAR... é só fazer as contas...
alguém está a meter areia nos olhos de alguém...

Anónimo disse...

Já sabia que o Estado era e é uma Organização completamente desorganizada, mas que tivesse tantas organizaçõezinhas a fazer porcaria, é que eu não fazia ideia!
Ora, se todos nós pagamos para esta fantochada, seria demais pedir que já que temos de pagar, se deixassem estar quietinhos?
Assim nem dávamos por eles...nem ficávamos sem o património que nos é tão caro.
De qualquer das formas já contactei um fornecedor de raticida industrial, conhecido por RATIGESPAR. Dizem que é tiro e queda.

Anónimo disse...

Amigos os Jornais(correio da manha e 24 horas) e a tv sic não demostraram interesse nesta noticia.
Se fosse alguem morto a facada ou a vizinha que disse mal da outra isso pelos vistos é outra coisa.
Na, não vale a pena.

Anónimo disse...

O pessoal dá!!!então no Afeganistão os talibans deitaram as estatuas de buda a Baixo,alguem fez algo???os Americanos Roubaram tesouros no Iraque,alguem fez algo???varíos templos foram destruidos lá ,alguem fez algo???A chima por causa dos jogos Olimpicos deitaram um bairro inteiro do sec XII a baixo,alguem fez algo?????E agora vem com a Historia de na Siria e africa do sul, ect ,estão solidarios conosco,epa também nao venha para aqui tapar os olhos ao pessoal com metiras.
Já agora já alguem viu a pá da maquina em promenor????a maquina esta a puxar a terra que foi retirada da escavação em frente,ali estava o monte de entulho.Vejam que a pá não tem dentes Ok.

Anónimo disse...

Realmente senhor(a)anónimo tem razão,tive a ver as imagens e realmente a maquina esta a retirar a terra para alisar o chão.
A montanha pariu um rato.
Tem de ser cuidado com aquilo que se vê.

Ana

Anónimo disse...

Ainda bem que não mendei mail para lado algum,passava cá uma vergonha!
Grande barraca.


Miguel

Anónimo disse...

Mas os Senhores acham que foi só nesta ocasião que se operou máquinas como aquela????

Logo de início escaqueirarm-se as escadas e alguns túmulos sem acompanhamento dos arqueólogos...

Ninguém pensa que a retro está a "substituir" o arqueólogo, não é isso!!
É o método, é a confusão, é a pressa, é o dinheiro, é a falta de fiscalização.
O dono da obra paga aos arqueólogos, logo estes só têm que engolir a deontologia se querem comer prá semana, tão a ver??
Ou não??
Não vale a pena dourar a pílula...

Além disso, à mulher de César não lhe basta ser séria...

Mas se vamos discutir a inofensividade da retroescavadora, discutamos a ausência dos arqueólogos noutras frentes que aquela obra já teve, onde se trabalhava à tripa fôrra, altas horas da noite....

Anónimo disse...

Meus amiguinhos, por mais que esperneiem e chamem mentirosos e ceguinhos aos outros, já não conseguem limpar a porcaria que fizeram. Deixem de fazer os outros de estúpidos e não se enterrem ainda mais na lama, que é de onde não deviam ter saído. Depreendo que estejam de acordo com todas as barbaridades e crimes que enunciam no vosso comentário. Esquecem de um pormenor importante; nenhum desses animais que cometeram esses actos ficou impune. De uma forma ou de outra acabaram por pagar.
Por cá... dêem tempo ao tempo.

Anónimo disse...

Ha, outra coisinha que vos quero dizer: se vierem aqui a Fonte Arcada tentar fazer o que estão fazer em Tomar, garanto-vos que ireis arrepender-vos de terdes nascido.
Isto não é uma ameaça. É uma promessa.

Anónimo disse...

HIHIHIHIHIHI!!
VENHAM, VENHAM,...

Anónimo disse...

AU, AU, AU,
Até os fazemos engolir a pá da escavadora, carago! Com dentes ou sem dentes!

Anónimo disse...

He, He, obrigado por este bocadinho de humor.
Não nos esqueçamos que o assunto é sério, pessoal.

Anónimo disse...

Certíssimo...!!!

Anónimo disse...

A questão da escavadora nem é tanto o que estava a fazer, mas sim o que estava feito quando o video estava a ser feito. Ve-se uma ossada em aberto sem qualquer organização arqueologica. e alem do mais maquinaria daquele calibre nao deveria operar tão perto da torre nem remover com tanta intensidade a terra no local, pois pode provocar um derrube acidental.

Anónimo disse...

Meus amigos!

Vamos cá deixar umas coisas claras antes de mais nada... Primeiro: Sempre que fui ver como andava as escavações nunca presenciei o uso da maquinaria nas escavações, contudo, sempre observei o uso da maquinaria muito próximo das escavações e da torre sineira, não pela equipe de arqueologia mas pelos trolhas da empreiteira.

Segundo: O trabalho arqueológico está a ser feito a pressa. Não por culpa dos arqueólogos, mas porque o dono da obra, a Camara de Tomar e a empresa responsável pela obra estão a pressionar, e muito, os arqueólogos. Alias, a Camara declara aquilo como "Estudo arqueológico de emergencia", ou seja, está a fazer o mínimo necessário e conforme diz a lei e recomenda o IPAR.

Terceiro: O material que está a ser descoberto está a ir para Évora, unicamente porque a Universidade de Évora se dispôs para acolher as peças e ossadas que estão a ser descobertas, pois pela Camara de Tomar, tudo que foi encontrado poderia ir "pro caralho" mesmo.

Quarto: A câmara de Tomar vai construir um muro de betão sobre 50 sepultura só porque sim, e porque sim? Porque o bestalhão do arquitecto e do engenheiro que fizeram o projecto acham que fica bonito um muro naquele espaço e não querem modificar o projecto, e creio que todo o português sabe que podemos ferir susceptibilidade do Sr. Dr. Arquitecto e do Sr. Dr. Engenheiro se deixarmos de profanar meia centena de túmulos para não lhes fazer a vontade.

Quinto: Parem de culpar os Arqueólogos! Querem fazer algo? Então vão exigir esclarecimentos do chucro do presidente da câmara e camarilha afim, que autorizaram e podem vir a autorizar mais destruição do património de uma cidade que dentre os poucos sectores económicos que restam o mais forte é o turismo.

Anónimo disse...

O amigo vamos a ter calma .Você ainda deve ser muito novo,ainda deve ter as ideias em formação.
As vezes nem tudo o que parece é!

Quanto aos Gauleses que se dexem de brincadeiras,ok?
Vocês são muito pequenos para dizerem algo de relevante.

O Padrinho

Ps:cuidado Sebastião ,veja lá , ainda se perde nas brumas ......

Anónimo disse...

Acho que o Homem Homuncullus explicou as coisas muito bem.

Acho que com o comentário dele se deveria encerrar este Post e começar um novo, senão vamos começar a "chover no molhado". Este assunto das escavações é para ser tratado no terreno e nas esferas de responsabilidade próprias, aqui, já foi feito o que se achava correcto, a denúncia pública... Passemos em frente sob pena de nos desgastar-mos e atrairmos atenções que não desejamos para este blog...

Anónimo disse...

Eu por mim dou o tópico por encerrado. Acho que se espremer-mos mais a coisa, já não sai coisa nenhuma. Cada um sabe o que há-de continuar a fazer para denunciar estes paspalhões.
No entanto não me posso despedir sem perguntar ao anónimo-Padrinho se foi ele que comprou o último carregamento de Kalashnickov que chegou ao país. É que os que andam a vandalizar o património dos portugueses à descarada e com toda a impunidade, vão começar a necessitar de protecção dos capangas de Vs. Exas. pois nem toda a gente é pacífica como as gentes de Tomar. E deixe-se de ameaças, que muitos e bons portugueses ainda os têm no sítio. E bem negros!
Ha, e sr. Padrinho, cuidado com a bruma pois pode descuidar-se e pregar um tiro no pé, ou quem sabe, encontrar por aí um Sebastião.
Até uma próxima...

Anónimo disse...

Meus amigos...

Quando fiz o POST a explicar o que de facto e verdadeiro acontecia não era o meu desejo de encerrar a discussão.

O que não podia permitir é que estejamos a malhar os arqueólogos quando os verdadeiros culpados estão impunes.

Até agora não vi o Sr. Fernando Rui Linhares Corvelo de Sousa ser mencionado aqui. Este senhor, se quiser, tem poder para fazer algo a respeito do que está a acontecer nos entornos de Santa Maria do Olival.

Se não o fez, na minha opinião, ou não presta atenção ao que acontece na cidade sob sua tutela, ou não tem capacidade intelectual para entender o que estamos aqui a discutir ou por outros factores menos ingénuos.

Museu do Brinquedo? Façam-me o favor! Isso é ridículo e cómico! Como uma cidade que anda a destruir património por falta de espaço para o colocar, uma cidade que tem armazéns abarrotados de material histórico por falta de espaço para o exibir tem a pachorra de pensar em criar um "museu do brinquedo" cujo acervo terá ainda de adquirir!

O que está se desenterrando nas cercanias de Santa Maria está a ir para Évora pois a cidade de Tomar não tem interesse no acervo nem onde o depositar. E devemos agradecer, e muito, a universidade de Évora por acolher o material que se está a descobrir, pois, de outra forma estaria a ser empilhado e abandonado em algum armazém da câmara até estar destruído.

Senhores, Tomar viverá de que? Da indústria? Qual indústria? Da Agricultura? Qual agricultura? Se existe uma tábua de sobrevivência para Tomar será o Turismo.

Na Europa, cidades menores que Tomar, com património que não consegue chegar aos calcanhares de Tomar prosperam com o Turismo, porque sabem valorizar o que possuem.

E nós? Nós permitimos que pessoas em despreparo e desinteresse ditem o rumo da cidade e do País.

Permitimos que o Sr. Dr. Arquitecto e que o Sr. Dr. Engenheiro ditem a forma como um património com milénio de idade deverá ser destruído para que se possa construir um murete de betão e um jardim que segue as novas tendências arquitectónicas e paisagísticas que estão em voga em Barcelona.

Tenham vergonha! Se querem mudança então há que se dar nome aos bois, quem tem de responder pelo que se está a passar é o Sr. Fernando Rui Linhares Corvelo de Sousa, presidente da câmara de Tomar! É este senhor que tem de dar explicações pelo crime contra a história e contra o património que está a ocorrer em Tomar.

No fim das contas, o Sr. Fernando Rui Linhares Corvelo de Sousa não passa de um Talibã de fato garboso e barba feita, mas no fundo no fundo, permite que se faça o mesmo que fora feito contra os Budas gigantes.

ホムンクルス

Anónimo disse...

Eu por aqui me fico também.
Chega .

Anónimo disse...

Como as Ruas de TOmar são muito estreitas ,é melhor acabar aqui antes que alguem se ....
Adeus

padrinho

Anónimo disse...

baite embora ó melga

Anónimo disse...

Não entendi a que Fonte Arcada um dos bloguistas se estva a referir? alguém me elucida a sua relaçao com Santa Maria olival?

Podem-me elucidar?

mt obrigado

RAMOT

Anónimo disse...

Caro Ramot (nome de bar antigo em Tomar:-))

Fonte da Arcada é provavelmente o local onde aquele colega bloguista se encontra....
No seu comentário aquele colega invoca alguns factos da vida, nomeadamente, a gravidez da mãe de alguns "alegados responsáveis por más práticas arqueológicas", para os avisar que não tolerará o mesmo "alegado procedimento incorrecto" junto da sua moradia. Diz mais, diz não se tratar de uma intimação verbal, mas sim de um vaticínio de honra...

Anónimo disse...

inside job

muito obrigado pelo humor,

coloquei esta questão da Fonte de Arcada porque conheço pessoalmente um templo templario numa aldeia com o memso nome, achei interessante a sua invocação por estas bandas. alias se o bloguista que o invocou for da dita aldeia gostaria que partilhasse connosco como foi o restauro do dito templo, isto claro se estivermos a falar do mesmo templo.


Ramot

Anónimo disse...

curioso esta questão de Fonte de Arcada, nums estudos que elaborei, constatei que maçons (pedreiro no sentido lato do mesmo) do dito templo tinham muita semelhança com os de Santa Maria. talvez comparando percebamos algo mais da construção de SMO....quiça...

Anónimo disse...

Ora cá está a fazer-se LUZ, a cumprir-se o desígnio deste BLOG!!!

Primo do Sebastião???
Diz qualquer Coisa...
Esta é uma pista boa!!!

Anónimo disse...

Sebastiao diz ao teu primo para se manifestar....

Seria uma lufada de ar fresco neste blog...

Anónimo disse...

Querem semelhanças?
Podemos começar por aqui: http://ponto4.blogspot.com/

Anónimo disse...

Isto está-me a fazer lembrar aquela perspectiva: "é preciso ver o todo para entender a parte, para perceber o significado da parte no seu todo"

De facto,talvez se cheguem a algumas questões interessantes, comparando os dois templos, no contexto do "todo"=obra templaria.

Fraternos cumprimentos,

Ramot (mas abstémico agora :) , esta foi para ti insidejob...com todo o respeito.)

Anónimo disse...

bom (re)começo.

Anónimo disse...

LOL

Largando Ociosas Larachas

Anónimo disse...

Se querem compreender Santa Maria dos Olivais, visitem a Igreja do Mosteiro de Fonte Arcada a qual esteve na origem da primeira.
Foi daqui que partiram os mestres pedreiros que construiram a Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Tomar.
A história é muito mais profunda. Talvez a desenvolva em próximas intervenções.

Anónimo disse...

Desculpa ó Sebastião, mas eu Não sei onde fica essa localidade!!!

Saio pouco... sabes!

diz lá que a gente fica muito satisfeita....

Anónimo disse...

Pois bem aqui vai a que conheço, desculpem la os que querem manter sempre a brumas, mas a verdade pertencerá a quem a entender:

Fonte Arcada-Distrito:Braga.

é um templo simples mas com enorme densidade historica.

O templo está muito bem conservado, a estrutura major do templo é em granito o qual preserva muitas caracteristicas e marcas da época da sua construção e séculos seguinte.

Agora além do "ambiente esotérico" que a relação entre os dois templos possa ter, tentemos manter a relação de factos, usando um pouco mais o método cartesiano cientifico.

encontra-se pouco fotografada, documentada...

qualquer novidade partilhem

Ramot

Anónimo disse...

Capitão?

Anónimo disse...

Assim está melhor.
Ó amigo Insidejob, sair faz bem. Apanhar ar puro. Encher os pulmones!
Visitar os templos românicos no norte do país dá-nos uma panorâmica geral da técnica usada pelos mestres pedreiros e canteiros do século XI. Alguns destes monumentos ainda mantêm a traça original. Santa Maria teve em tempos o aspecto de alguns deles.
Eu sei que conheces As Fontes Arcadas de que estamos a falar. Eu estudo-as hà mais de 20 anos.
Mas deixemos outros deslumbrar-nos...

Anónimo disse...

"eu sei que tu sabes que eu sei"

vá...aos menos falamos na mesma lingua, é sempre bom a partilha destas noções, apelo também à tua opinião Sebastião, um conterraneo sempre conhece melhor os detalhes da sua terra, já agora tens ascendencia nessa Fonte? terás tu também sanque da Figura histórica e Carismática de Maria "de aí"...? lol brincadeira.

...e sim existem várias Fontes de Arcada, contudo apenas uma conta para este baralho, como bem sabes.

Fraternos e respeitosos cumprimentos,

Ramot

Anónimo disse...

Querem ver como era o templo primitivo de Santa Maria dos Olivais? Vejam a Igreja do Convento de Santa Maria das Júnias.
Vejam a Igreja de S. Fins de Friestas.
Vão até lá e regalem-se com os pormenores!

Anónimo disse...

A de que estamos a falar, por mais que nos custe já não existe. Foi construída de raiz pelos Templários em Fonte Arcada, Penafiel depois da doação da localidade à Ordem pela rainha D. Tereja (!). Existiu até inícios do século XIV tendo sido desmantelada pelo povo por sugestão do pároco, cioso das notícias de heresia que corriam sobre os Cavaleiros do Templo. Não quiseram deixar pedra sobre pedra a fim de apagarem a memória dos "frades malditos".
Como vêem, a barbárie já vem de longe...

Anónimo disse...

e por supoesto, mi primo estava gozando quando he dito que iria defender lo património.
He, He, Agora já não hai nadia que defender...

Anónimo disse...

obrigado por partilhar.

Ramot

Anónimo disse...

Agora um pormenor que vou deixar à vossa apreciação. O poço que se encontra (por enquanto) do lado direito do templo (de Santa Maria). Existe outro igual no Convento de Cristo. Existem dois sobre a cisterna à entrada do Castelo de Pombal. Posso indicar uma dezena de lugares mais onde existem poços iguais.
Refiro-me ao bocal de pedra do poço, claro.
Existe um padrão comum que podíamos explorar e estudar, assim como outros padrões que se encontram no interior do templo.

Anónimo disse...

Scaliburis.. Se se refere à tipologia construtiva da parte superior dos poços (geometria, tipo de pedra, etc), não vá por aí...
Tanto o de SMO como o do Convento (lavagem), cheiram-me a DGEMN...
O de Pombal, tenho de ver as fotos num livro do nosso amigo Silva.
Refiro-me, mais uma vez, apenas às construções exteriores dos poços.

Anónimo disse...

Amigo Insidejob, não vá aos livros. Vá aos locais. Vá a Pombal. Veja ao vivo e julgue por si. A DGMEN não existia em 1876.
Um abraço.

Anónimo disse...

Concordo Scaliburis
Mas porque menciona 1876?
Refere-se a alguma data inscrita neles todos, ou nalgum em particular?

Não havia DGEMN, claro, só a partir de 1932, mas havia outros organismos com intervenção a nível nacional..

o Conselho Superior de Monumentos, etc. Só alvitro esta dúvida para que se investigue também a possibilidade de ter sido uma opção estética normalizadora tomada em relação a esses e outros locais que se queriam e querem acessíveis ao público.

Não enjeito, no entanto, outros desígnios dessa similaridade...

Anónimo disse...

Os bocais da Cisterna do Castelo de Pombal:

http://deco-00.slide.com/r/1/0/dl/NFNAWpGByT-wKnlkbFGHvVNijTYLmiy7/item

Se quiserem lá ir (abaixo) digam algo... digo-vos já que não há túneis!!!

Anónimo disse...

Quem for ao castelo de Pombal, não se esqueça de entrar no mini-museu que lá se encontra, na torre.

Lá irão encontrar algo tipicamente templário, uma caveira esculpida em pedra.

Não tenho certeza se foi nessa mesma peça que vi, mas tenho impressão que junto a caveira está uma rosa, mas pronto, da caveira eu tenho certeza.

[]´s

Anónimo disse...

Dentro da tal cisterna de Pombal, em 1995, durante uma campanha de limpeza do castelo, foi entrado um fragmento de coluna com cerca de 1 metro. Esta jazia numa pilha de destroços atirados para o interior da cisterna e era o pedaço "esculpido" mais relevante(?) e perfeitamente visível. Seguramente que haverá bastantes mais "pedras" interessantes no seu interior e que necessitam ver a luz do dia, basta para tal realizar uma nova campanha de limpeza desta feita da própria cisterna e sabe-se lá o que pode aparecer.
Também durante esta limpeza foi posto a descoberto uma calçada na zona de entrada do castelo que se encontrava dissimulada debaixo de um "tapete" de tout-venant. Será recente (restauro 1940)? Ou antiga?
-----------------------------------
Uma curiosidade do castelo é a lenda do mouro Al-Pal-Omar(http://www.freguesia-pombal.pt/kop11.php), que nos fala dos supostos subterrâneos da fortaleza (algo nunca comprovado!!). Também nos anos 40, por alturas da reconstrução foi aberta uma estrada que circunda o castelo (ver fotos no site DGMN), esta estrada obrigou ao desmantelamento da fachada da Igreja de Sta.Maria do Castelo, de fundação templária(?), havendo relatos da abertura de um buraco à passagem de um camião. Tal buraco, situado já no perímetro interno do templo poderá suscitar a existência do lendário túnel templário ou então a existência duma cripta na igreja (algo a confirmar com geo-radar --> se souberem de alguém, digam!). Ora toda esta zona está prestes a ser alterada irreversivelmente por um projecto megalómano (e impensável para um monumento nacional!!) de revitalização do castelo (ver: http://www.cm-pombal.pt/destaques2/destaque_arquivo.php?archive=1122850944&subaction=list-archive& )...
Enfim mais um ataque à memória templária deste país....

Anónimo disse...

Caro Palumbar.

Quando acabar as obras em Tomar temos de ir para Pombal então.

Anónimo disse...

É deveras interessante a comparação dos poços sugerida por scaliburis.

A pertinencia de insidejob é tambem de louvar, quanto ao uso padrao do modelo para o poço em varios exemplos mais contemporaneos.

Contudo a datação e as caracteristicas do entalhe da pedra sao geralmente diferentes quando realizadas em épocas diferentes.
Como em tudo haverão excepçoes e incertezas, mas em que area não as há?

Obrigado por nos fazerem conhecer mais monumentos, nomeadamente as fotos de SMJunias.

esta interacção entre as "Fontes Arcadas", Pombal e Tomar ( entre as demais urbes templarias) pode ser muito proveitosa e com muito pontencial; que façamos um esforço para manter esta partilha de saberes!!!!

Quanto aos tuneis das diversas urbes templarias, muito ja se falou mas pouco se aflorou em materia nova, apenas uma expedicão mais cientifica nos poderão fornecer factos em vez de especulações (sempre tão tentadoras para as nosso entusiasmo e criatividade)

João e azul por onde andam?

E canina?

E o Capitão?

Apareçam.


Ramot

Anónimo disse...

Ora bom, falta-me ver foto do poço de SMO...

o da Lavagem no Convento:

http://www.panoramio.com/photos/original/3758511.jpg

ambos, de Pombal e do Convento, são octogonais, mas o acabamento, bordo superior, é diferente.
No entanto o ambiente de ruína "remendada" faz-me lembrar a alcáçova de Tomar.

Não consigo aceder à página da DGEMN porque tenho o firefox mal configurado acho eu...

Anónimo disse...

Alguem me pode ajudar sobre um dos Castelos mais estranhos de Portugal(ALcanede).A que Ordem pertenceu ao certo?e do subterranio que o liga a serra de minde.
Sei que foi da Ordem de Avis,mas teve outros donos.

Paulo Silva

Anónimo disse...

Boa pergunta Paulo Silva...apenas sei o que `tá ao público...

Ramot

Anónimo disse...

Amigo Insidejob, fiz referência a 1876 porque é a data da edição de um livro inédito de Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) "Arte Românica em Portugal", recheado de gravuras onde já aparecem os ditos poços com a tipologia dos bocais.
Foi reeditado em 1918, já parcialmente, ainda com texto do autor e reproduções de Marques Abreu. Nesta reedição, já as gravuras aparecem substituidas por fotos monocromáticas que constituem, ainda assim, um testemunho impressionante desses templos naquela época.
Não invalida, no entanto, que o amigo tenha razão quanto a uma possível campanha de estética realizada já nesse tempo. De qualquer forma, foram certamente inspirados numa matriz bastante ancestral.

Anónimo disse...

Amigo Insidejob
no Convento de Cristo, não há só um bocal de sisterna igual ao de Santa Maria. São dois!

Anónimo disse...

Esse livrito do J Vasconcelos não tá digitalizado, pois não??

As fotinhas do Marques de Abreu são uma delícia....

Anónimo disse...

DOIS ???

um na lavagem e o outro ????

Anónimo disse...

E para os amigos de Pombal aqui vai uma curiosidade: assim que se entra no castelo, do lado esquerdo, existem uns arcos em pedra que enquadram uma area relativamente grande.
Pois bem, no castelo de Tomar existem os mesmos arcos com as mesmas características e que enquadram uma area semelhante.
Parece-me que estas áreas eram destinadas ao estacionamento dos cavalos. Tipo garagens medievais. :)
A arquitectura militar templária era algo de peculiar.
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá a Todos!

Hoje me foi referenciado um blog muito bom sobre as obras que foram feitas dentro da Charola do convento de Cristo.

Pela qualidade, creio que vale indicar.

http://charola.blogs.sapo.pt/

[]´s

Rapbs

Anónimo disse...

Insidejob
A reedição de 1918 pode ser descarregada da BND. Está em PDF.

A primeira é um manuscrito com gravuras executado e encadernado pelo autor quando tinha 25 anos. Uma raridade... :)

Anónimo disse...

Insidejob
A reedição de 1918 pode ser descarregada da BND. Está em PDF.

A primeira é um manuscrito com gravuras executado e encadernado pelo autor quando tinha 25 anos. Uma raridade... :)

Anónimo disse...

ops! saiu a dobrar...

Anónimo disse...

Uma pista...O outro bocal de sisterna está num claustro com uma sebes muito bem aparadas e um bem conservado lageado.

Anónimo disse...

Bolas !!! os Corvos, esqueci-me!!!
Já estou a descarregar da BND
brigadinho, ando sempre à procura de sites com livros e esqueço-me dos nossos.

Costumo ver nestes as novidades:

http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page

e ainda

http://www.scribd.com/

Anónimo disse...

o meu amigo já experimentou o Google Books?
Lá pode descarregar obras históricas nacionais (nossas) que foram "desviadas" para os States e se encontram nas bibliotecas das mais famosas universidades dos yankies.
São preciosidades!

Anónimo disse...

Sou um infoexcluído!!!

Não passo de um cavernícola!!

Muito Grato

Mande dessas pérolas sempre que quiser Scaliburis

Anónimo disse...

Amigos bloguistas, vou colocar no meu blog, por alguns dias apenas, uma pérola iconográfica que vos vai deliciar.
É um pequeno presente pelo interesse que têm demonstrado pelo património de Tomar.
O endereço, já conhecido de alguns, é: http://ponto4.blogspot.com

Um bem haja a todos.

Anónimo disse...

Os bocais da Cisterna de Pombal não são octogonais, mas sim circulares e base quadrangular.

A actual entrada do Castelo de Pombal não é a original. A porta primitiva encontra-se do lado sul (fechada)(virada para Tomar!-> será coincidência?), protegida por uma barbacã. A porta actual foi aberta no tempo de D.Manuel I.

Os ditos arcos do lado esquerdo da entrada actual, são atribuídos à presença da Capela de S.Miguel (algo nunca provado até hoje).

O mal do castelo foi a destruição imposta pelas Invasões Francesas, que se instalaram em Pombal aquando da sua fuga de Portugal. A vila foi incendiada e o castelo dinamitado, a própria igreja de Sta.Maria do Castelo foi usada pela cavalaria francesa como estábulo!! Depois disto veio Salazar e reconstruiu o castelo (com algumas invenções), demoliram a fachada da igreja e reciclaram suas pedras para a reconstrução das muralhas e ameias. Isto tudo, claro, sem estudo arqueológico, o que levou a que fossem erguidas algumas estruturas (os tais arcos), sem grande nexo e pode-se ver no local sobre o que foram erguidas.

Anónimo disse...

Algumas fotos (recentes) do Castelo de Pombal.

http://picasaweb.google.com/opportunity.lda/CasteloPombal#

Anónimo disse...

Então, Insidejob
identificou o original?
Nunca pode ter sido feito antes de 1887, data de edição do livro. E se está ou esteve no museu de arqueologia do Carmo, deve ser pela sua antiguidade, não acha?

Anónimo disse...

Amigo Palumbar não fique desanimado pelo estado do castelo de Pombal. O de Tomar teve o mesmo destino e encontra-se na mesma lástima.
Chamei a atenção para este tema porque nos castelos templários existem indicios arquitectónicos que são comuns e que podem ser estudados de forma comparativa. Alguns mantêm estruturas bem conservadas que podem servir de referência para a reconstituição virtual de outras que noutros lugares estão praticamente destruidas.
Foi com o mesmo espírito que indiquei método semelhante para o estudo dos bocais das cisternas, para ver se conseguía-mos entender o que faz um bocal desses no poço (?) lateral de Santa Maria do Olival.

Anónimo disse...

Quanto ao nosso amigo Paulo Silva de Alcanede, pode começar pela imagem do topo da página inicial da Junta de Freguesia.
O enquadramento não lhe faz lembrar nada?

Anónimo disse...

Esqueci-me do link: http://www.freguesia-alcanede.net/

desculpem

Anónimo disse...

Castelo de Alcanede.
49 a.C. - tomado pelos romanos e ampliado foi sucessivamente ocupado e transformado por Alanos e Mouros; 1091 - conquistado pelo Conde D. Henrique; Séc. 12 - reconquistado por D. Afonso Henriques que lhe deu foral; 1163 - doação a Gonçalo Mendes de Sousa, alcaide-mor, que o terá reedificado; 1187 - doado por D. Sancho I à Ordem dos Templários; 1300 - doação confirmada por D. Dinis; 1318 - doação à Ordem de Avis; 1514 - foral novo por D. Manuel; 1531 - quase totalmente destruído por terramoto; 1936 - encontra-se em completa ruína.
1941 - início das obras de reconstrução.

Como pode ver, um dos proprietários foi a Ordem do Templo.

Anónimo disse...

Se for para descer a algum poço tenho equipamento....e alguma experiencia, tou nessa tambem

Anónimo disse...

Também apoio uma expedição ao tunel,de forma organizada e sem amadorismo.

Quem mais?

Ramot

Anónimo disse...

Eu não, que tenho medo como o caraças

Anónimo disse...

sem problema,mesmo que não queiras entrar no dito, sempre podes ser um apoio logistico, mas tu é que sabes Insidejob.

Antes de qualquer procedimento, convem fazer levantamentos, recolher dados...

Contudo para explorar subterraneos existem sempre várias alternativas, que não vise a sua exploração in loco/"in dentro" lol

Ramot

Anónimo disse...

Não metam nisso
vão-se arrepender.

Anónimo disse...

É verdade... não podemos falar de túnéis neste blog, os observadores não gostam. No passado deu brado a especulação da existência de túneis, agora, perante uma possível expedição a Pombal (?) ou outro local onde os ditos sistemas existem, os observadores avisam-nos novamente. Vale mais andar de avião, na linha do Tua, ou atravessar a 2ª circular às 8:45 da manhã, é mais seguro...
Pronto, a expedição aos poços e túneis está CANCELADA!!! porque um anónimo, nos avisou!:-)

Anónimo disse...

claro,
mas mesmo que não façamos mais referencia a tal, aqui no blog, que os observadores se roam de inveja, porque não vamos parar - em vez de sentarem as duas nadegas e o cranio "em vácuo" diante de um computador a opinar, se crescessem e fizessem algo, sempre amadureciam o seu infinitesimal conhecimento...

Desculpem o desabafo, mas não tenho idade, para mentes ainda por germinarem, que tentam sempre decapitar outrem.

Ramot

Anónimo disse...

Ó Ramot, eu tou me borrifando prós anónimos, sejam eles simples brincalhões, ou sejam mentes mais "cultas", que entendem ser desejável alguma reserva nestas coisas do Património...

Não fique irado, entenda que insto dos blogs deverá sempre ser um desafio à "espada literária" que cada um de nós empunha...

Anónimo disse...

Deduzo que tenha entendido que aquilo foi uma resposta a mandar o anónimo pró Carvalhal ??

Anónimo disse...

Só para esclarecer uma coisa aqui no blog,não é por mais nada, é só para não gerar confusões.
Existe uma pessoa que escreve Ramot aqui no blog,mas também existe uma pessoa do blog que tem um mail com mome de Ramoht com H ,Não são a mesma pessoa.
Não é por mais nada ok amigos.
É só para separar as aguas.
desculpa Ramot.

Anónimo disse...

Com certeza, respeito caro anónimo a sua designação de e-mail, que em nada me diz respeito.

Insidejob, não coloque palavras no meu espaço blogosférico, embora não faltasse vontade...lol... o Carvalhal é até o nome de uma aldeia que merece o nosso devido apreço.

Ramot (o sem H)

Anónimo disse...

Pronto era o Carvalhal do Pombo, sabe onde é?

Anónimo disse...

lol, espero que as minhas palavras não tenham ofendido.

o de Assentis?

Ramot

Anónimo disse...

De modo nenhum.

Tudo OK, depois quando estiver lá no fundo do poço e eu cá em cima a segurar a corda... pode-me pedir desculpa LOL LOL :-)

Anónimo disse...

lol combinado, isto se usar-mos corda.

Ramot

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZ, ZZZZZZZZZZZ, Z, Z!

Anónimo disse...

Se vão fazer alguma expedição ao fundo do poço digam algo! Quero ir =)

Não sei se desço, mas seria menino de levar e baixar uma câmara numa corda.

[]´s

Rapbs

Anónimo disse...

HUM... já estão outra vez contra os túneis?! Essa gente tem buracofobia mesmo.
Dizem que é claustrofobia. Como é que alguém pode ter fobia a um claustro?
Vou mas é dormir...

Anónimo disse...

Sei que acordei agora mas de que túnel estão a falar?

Anónimo disse...

Séc. 12 / 13 - provável edificação, talvez sobre um templo mais antigo de que parece existirem vestígios; a igreja foi concluída tardiamente; vestigíos de obras posteriores como o pórtico lateral N.; 1269 - a igreja encontrava-se interdita pelo Bispo de Lisboa; 1785 - durante a visita de D. Maria I foi demolida a torre românica, que flanqueava a fachada principal

Percebem porque é que publiquei a gravura? Os dois templos são praticamente gêmeos. Mesma época. Mesma arquitectura. Mesmos constructores.
Santa Maria do Olival devia ter tido o mesmo aspecto, em tempos...

Anónimo disse...

Alô! João! Azul! Não há por aí um topicozinho novo?
Este já vai looonngo; como o túnel que o pessoal foi explorar. (mas que túnel é que eles foram explorar?! Era um túnel ou um poço?! Bolas!! não cheguei a perceber).
Pessoal cuidado com a chuva!
...sabem, os desmoronamentos, as inundações...
Quero-vos aqui de volta inteirinhos, han!!?

Anónimo disse...

Eu uma vez fui explorar uma mina d'água de uma fonte lá da minha terra, e apanhei um cagaço dos grandes. De repente fico sem carga nas pilhas e a lanterna apagou-se.
Sabem, como acontece agora com as pilhas que compramos nas lojas dos chinas... mas adiante! Dizia eu que de repente fiquei completamente às escuras, sozinho dentro do tunel tenebroso, no mais completo silêncio, coberto de bicharada... tive de regressar às apalpadelas, esbarrando e batendo com a cabeça por todo o lado, cheio de lama, parecia um mineiro, daqueles do carvão... tão a ver!
Tinha eu nessa altura 5 anos. Desde então, nunca mais deixei de explorar poços e túneis.
É a minha paixão!!!

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZZ, ZZZZZZZZZ !

Anónimo disse...

Olá!

Parabens pelo blog e a todas as pessoas que o tem comentado e feito crecer!

Na minha opinião, penso que as obras arqueologicas em redor de Santa Maria já eram esperadas, penso que devia de haver um maior planeamento por parte da camara e por parte da empresa de arqueologia, pois se no inicio da obra coloca-se logo uma boa ( e grande) equipa de arqueologos no terrreno agora as obras seriam realizadas de forma mais calculosa, sem pressão e com tempo para ponderar as melhores situações de forma a preservar as sepulturas e enquadras de melhor forma o templo.

De qualquer maneira penso que um muro por cima das sepulturas será mais um assassianto ao nosso patrimonio, se todos os que participam neste blog têm a mesma opinião, penso que se deveria tomar uma posição firme e decidida, de forma a conseguir-mos mudar alguma coisa, pelo menos trazer para cá os achados e coloca-los numa Museu ou num centro de investigação para que possam ser estudados!Penso que se deveria juntar todos os achados arqueologicos já desde o tempo do Osterbeck, da Ana Rosa,do Batata e alguns anteriores (se ainda existirem... penso que já se devem ter perdido os achados de "Cardais") juntamente com o patrimonio preservado pela UAMOC, penso que só com este patrimonio conseguiamos fazer um Museu muito interessante e compelto.

Penso que neste momento a solução de Tomar é apostar no turismo, visto que a industria e o comercio local, estarem em compelto declinio e decadência. Penso que um Museu, um centro de estudos um arquivo melhor organizado, um centro de estudos mais activo, poderiamos atrir muito mais gente a Tomar.

Ainda hoje pergunto a algumas pessoas com influência politica se sabem o que foi feito do programa POLIS original, aquele que iria limpar o Rio Nabão até ao Açude de Pedra e abrir por lá uma anexo ou mesmo um parque de campismo, construir ciclovias até lá... penso que esse programa polis nunca deveria ser perdido, poiis é uma mais valia para os cidadão de Tomar.

Sobre o Poço de Pombal, dispenso a sua descida, mas segundo sei por uma amigo meu que trabalha no arquivo documental de Pombal, ele estava com a ideia de organizar uma descida à cisterna, posso transmitir-lhe a mensagem de haver muitos interessados por estas paragens...

Cumprimentos

P.S.: Vamos tentar chegar a soluções para preservar as sepulturas ou afinal nãoi é isso que todos querem??? ou este blog só serve mesmo para bla bla bla...

Anónimo disse...

A dita empresa de arqueologia responsável pela obra (ainda) continua insistentemente na mailling-list Archport a pedir antropologos para a obra de Tomar!!!

Como é que alguém pode realizar um trabalho sem técnicos competentes? Só leva a uma rápida conclusão... EMPRESA INCOMPETENTE!!!

Anónimo disse...

O Trabalho em Tomar já esta no fim.
Agora com as chuvas mais nada se vai fazer.
Talvez para o ano,se o mundo não acabar até lá....
Com a sorte que o pessoal de Tomar têm neste assunto,so falta o Irão lançar um missel contra o Ocidente e ele vá parar mesmo em St Maria,lá vão os ossos pelos ares de novo(tanto dos vivos como dos mortos).


Vivo ou morto

Anónimo disse...

Olá...

A empresa que está encarregue das escavações em Santa Maria do Olival, NÃO é incompetente.
É, quando muito,impotente. Penso ser esse o sentimento de muitos que lá têm trabalhado. Estou a referir-e apenas à situação de Santa Maria do Olival.
O Espólio de Cardais ainda existe.
Consultem algumas publicações, (Carta Arqueológica de Tomar, A Villa sub-Urbana de Cardais, etc) vão lá ver ...
Pronto, já disse a minha gracinha.:-)

god`s warriors disse...

Caros amigos esta para breve novo post,mas o trabalho e os exames levam o tempo todo.
Abraços fraternos

João / Azul

Anónimo disse...

Mandem mail com os vosso contactos e de quem vai organizar.

Tenho material de escalada e rappel, tenho conhecimentos de Trabalhos verticais e posso descer se ninguem tiver vontade.

Julio.sampaio@netcabo.pt

Outro pormenor, existem autorizaçoes para tal?

Anónimo disse...

de facto, as autorizaçoes são necessarias, a organismos locais inclusivé...estou a ver o que se pode fazer...isto porque pretendemos algo organizado e sem clandestinidade...

Ramot

Anónimo disse...

Já agora os meus votos de sucesso para os exames, de Joao e Azul.

Ramot

Anónimo disse...

isto ja vai no 183 post! tamos mesmo sedentos de evoluir no nosso
parco conhecimento.(que não seja o "BLa bla" que Manuel silva tão veradeiramente refere para alguns observadores e opinadores)

Ramot

Anónimo disse...

Lembrem-se de quem ja ficou perdido nos tuneis nabantinos cujo corpo jamais se encontrou.

Ricardo Branco disse...

Olá.

Peço desculpa, pois tive de ferias, e de momento não vou ter grande tempo para dedicar ao blog… tenho trabalhos e exames para acabar… mais uma vez peço desculpa pela minha indisponibilidade…

Apesar de termos outros post na calha, estamos abertos a post exteriores, caso alguém pretenda divulgar ou expor algum estudo ou tema…

Na minha opinião, penso que o cemitério medieval já era do conhecimento de todos, o que não se sabia era de facto as suas dimensões ao certo, penso que ainda não foram totalmente decifradas…
Contudo esta obra arqueológica tornou-se sem dúvida interessante e importante pelos achados que trouxe à luz do dia.
Na minha opinião penso que as estelas funerárias (algumas delas inseridas nas sepulturas) eram as que estariam dentro do Panteão até a reforma do Frei António de Lisboa no reinado de D. João III, que ao realizar obras no Templo, destruiu (?) grande parte dos túmulos e deixou-os na sua entrada.
Assim penso que as sepulturas que se encontrem mais perto do Panteão sejam as mais antigas, da forma que quando se começaram a enterrar os corpos foram encontradas estelas e fragmentos destas que foram utilizadas para sepulturas, penso que algumas ossadas mais antigas sejam ainda do final do século XVI, inícios do século XVIII, quanto mais afastado estão mis recentes são, faz sentido ser assim…

Ainda não vi o projecto final da obra de “melhoramento” da envolvente de Santa Maria dos Olivais, mas se realmente for construído um muro de betão sobre as sepulturas, penso que seja um ataque extremo ao património, sendo necessário avisar entidades competentes tais como o IGESPAR ou o IPA, tentar reformular o projecto de forma a que as sepulturas fossem preservadas seria uma solução plausível.

De qualquer maneira a C. M. de Tomar não agiu da melhor forma quanto à preservação do seu património ao estar a enviar para Torres Novas e depois para Évora, todos os achados arqueológicos provenientes desta intervenção. Tendo o I. P. de Tomar, um curso superior de arqueologia, tendo vários professores e arqueólogos competentes além de um departamento indicado para os preservar, penso que não havia a necessidade de os transportar para fora de Tomar.

Quanto as obras arqueológicas e ao desempenho dos arqueólogos não me cabe a mim fazer uma critica pois não sou dessa área, mas penso nos últimos tempos, por pressão do Polis, a obra está a ser realizada “à pressa”, contudo não estou a criticar se está a ser bem ou mal feita, porque além do mais não a tenho acompanhado. De qualquer maneira falta muito pouco tempo para a obra estar concluída e gostaria de quando o relatório da obra estiver concluído, que fosse tornado disponível ao publico em geral, penso que até seria interessante fazer-se uma publicação sobre esta obra, não só pela importância da envolvente, como pela importância dos achados, não se esqueçam que foi uns dos cemitérios maiores cemitérios medievais encontrados na Europa até hoje…

Quando aos achados encontrados em Tomar até agora, penso e continuo afirmar juntamente com alguns amigos, que se deveriam juntar todos e tentar construir um Museu, de preferência na cidade, pois no Convento seria bom, mas seria mais um pretexto para as milhares de pessoas que visitem o Castelo e Convento, continuem a NÃO descer à cidade, e para mim se querem aproveitar o turismo está na altura de criar alguns pontos de interesse turístico na cidade!!!

Nas passadas ferias estive alguns dias em várias cidade importantes de Espanha e todo o património está bem conservado, divulgado e estudado, quando depois voltei a Portugal e em visita à cidade de Mértola e Beja, até me assustei, com a tão pouca informação e património inserido nos monumentos… realmente Portugal não tem ponta por onde se pegue, desde a educação, saúde, finanças, património, enfim….

Abraços!
Até breve

Anónimo disse...

bravo Rapazes,
gostei do melhoramento.
Como se pode ver existe muita gente espalhada pelos sete cantos do mundo de olho em vocês.Quem sabe se este blog não esta destinado a algo,a realizar algo que nem passa pela cabeça do comum dos mortais.
Força

Madalena

Ricardo Branco disse...

Epa! que miséria!

Vou criar um post só para voçês!!! onde se podem instruir à vontade e não estragar o funcionamento do blog com conversas inúteis e desconstrutivas!

Abraços!

Anónimo disse...

Pois infelizmente é o que terás de fazer, Azul.
Eu até sei que certas pessoas não têm maturidade/inteligência/carácter suficiente para entender a importância do património de uma cidade/país, ou que outras tenham uma vidinha tão desinteressante que se dediquem a tentar destruir o que alguns tentam construir, ou ainda que, na verdade, haja ainda quem tenha é receio de que possa advir algo deste blog que lhes retire o controlo...esses são os que espiam e boicotam...ou tentam boicotar, alguns disfarçados de comediantes, de palhaços... e depois, há os que tentam desinformar. Apesar de tudo, estes são mais perigosos que todos os outros.
É que ninguém é obrigado a gostar de Tomar, dos templários ou do Blog....mas deixem em paz quem gosta.
Por muito que ache execrável o desempenho que teve em determinado momento da história do nosso país, sugiro ao Azul e ao João o uso do LÁPIS AZUL, apaguem todos os comentários impertinentes e que só destroem o nosso blog.
Ana P.

Anónimo disse...

Alguem pode me informar se uma pedra Túmular e que se encontrava no convento ainda lá esta.
Ela tem uma serpente desenhada e segundo sei veio de Carregueiros.

Xavier

Anónimo disse...

Ainda lá está

Anónimo disse...

Carregueiros era uma comenda Templaria?

A quinta da anuinciada velha pertencia à do Paúl certo?

Abraços

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se S. Miguel de Odrinhas, Sintra, e Ericeira, Mafra, foram comendas Templárias ?

José Luis X.

Anónimo disse...

SR Insidejob obrigado pela informação.
Visto que o Sr esta por dentro da organica do convento sabe se é possível visitar as pedras Tumulares no convento.

Quanto a carregueiros não foi comenda Templária ao contrario do Paúl de Cem Soldos(que não é onde muita gente julga que é),paço da comenda ,Beselga e Olalhas.
Carregueiros não deixa de ser terra Templária.
Por curiosidade posso adientar que a tradição de partir as cruzes em Cem soldos no Domingo de pascoa,também se fazia em Carregueiros.

Xavier

Anónimo disse...

Só posso dizer o seguinte:

Ainda pensam que Tomar fará alguma coisa pela cultura, só com um milagre, ou se for bom para a aparência do executivo, (obras de fachada). Caso contrário, só um abalo na política em Tomar mudará isso!

Anónimo disse...

Sim! Carregueiros tinha também essa tradição, além de ter ainda outra que se pratica nos dias de hoje… é uma espécie de festa dos tabuleiros em miniatura, mas também com tabuleiros a desfilar pelas ruas.

Já os mais antigos aconselhavam a universidade de carregueiros, por não necessitar do secundário para frequentar…

José do Campo

Anónimo disse...

Caros amigos
Tomar e a Freguesia da Madalena estão em festa.
É com grande satisfação e alegria que o nosso blog envia os votos de parabéns à D Maria de Jesus ,a mulher com mais idade da Europa e a segunda do mundo.
È bom saber que a História do séc XIX ainda pode ser contada na primeira pessoa.
Como parente afastado aqui vai um grande beijinho meu e do Azul.

JOÃO

Anónimo disse...

Faz 115 anos.

JOÃO

Anónimo disse...

Mesmo NÃO estando por dentro da "orgânica" do Convento, posso afirmar que o acervo museológico está à disposição dos estudiosos, mediante solicitação prévia.
Foi deste modo que lá acedi várias vezes.

Anónimo disse...

(archport 11-9-2008)

NECESSITAM-SE DE ARQUEÓLOGOS,ANTROPÓLOGOS E TÉCNICOS DE ARQUEOLOGIA

Reiniciámos os trabalhos da segunda fase da escavação arqueológica da necrópole medieval/moderna de Santa Maria do Olival, localizada na cidade de Tomar.

A todos os colegas que já lá estiveram a colaborar connosco, e que neste momento se encontrem disponíveis e queiram levar a tarefa a bom porto, contamos com a vossa colaboração.
Para todos os colegas em geral, que se encontrem disponíveis e que se enquadrem dentro dos parâmetros exigidos pela nossa empresa, e que pretendam integrar a nossa equipa de escavação arqueológica,deverão enviar o vosso curriculum para o e-mail referênciado.

Condições a saber :

10 - Antropólogos com formação em antropologia física,e experiência em contexto funerário;
25 - Arqueólogos, com experíência em escavação arqueológica, dentro deste contexto.

É condição fundamental ter espírito de equipa ,dinamismo, sentido de responsabilidade e liderança.

geoarque@netcabo.pt

GeoArque, Lda
Lgo. Prof. Fernando Fonseca, n.º 4F
2795-080 Linda-a-Velha
Telf: 214209356 / Fax: 214142805
Tlm: 963939832

Anónimo disse...

Sim, senhores...
Então agora o blog dos senhores cavaleiros protectores de Santa Maria dos Olivais já serve para publicitar o recrutamento de arqueólogos e antropólogos.
Depois de todas as críticas aqui tecidas, viraram a casaca!
Afinal isto é tudo farinha do mesmo saco!
Então agora, depois de destruída a necrópole é que vão intervir os antropólogos?
E a necrópole é medieval-moderna?
Então os romanos, os visigodos ou os árabes são modernos?
Mas que fantochada é esta?
Como já alguém disse, há uns tópicos atrás, este blog parece ter mesmo os dias contados.
Que disilusão!...

Anónimo disse...

Mas o amigalhaço anónimo tá senil ou quê??

Quais publicidade quais carapuça, que lá colocou a transcrição do teor do Archport fê-lo por alguma razão, ou para efectivamente publicitar ou para comunicar ao blog que a coisa ainda vai no adro...
os administradores são alheios a isto. Se quiserem removem a mensagem, mas isso era talvez contraproducente, não acha cavalheiro?

Sobre o caso dos dias contados, é capaz de ter razão... dizem prá i que aquela coisa do acelerador de partículas vai acabar com o mundo, vamos ver.. Até lá deixe-nos gozar uns dias de tranquilidade e deixe-se de baboseiras, caro cavalheiro!!!

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 207   Mais recente› Mais recente»