Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

9/13/2008

Sepultura de um Mestre da Ordem do Templo


Ao muito distinto Arqueólogo Coronel Francisco Garcez Teixeira foi oferecida, há muitos anos, pelo proprietário de uma Quinta (Sr. Albino de Lima Simões) situada junto do Templo de Santa Maria do Olival, em Tomar uma pedra sepulcral que ali servia de ponte sobre o ribeiro Salgado.
A campa, que se encontra no Claustro da Lavagem, do Convento de Cristo em Tomar, é plana, tudo indica que não deve ser a tampa da caixa tumular, é trapezoidal e mede 2m x 80cm.
A pedra tem uma cruz chã, firmada em pé alto. O primeiro e segundo quartéis formados pela cruz estão no centro; o terceiro é ocupado por uma espada de folha larga, arredondada na ponta, com punho maçanetado(sic) e as guardas curvas, voltadas para a lâmina, na qual se encontra distribuídos três escudos boleados.
O Senhor Coronel Teixeira, experimentado epigrafista(sic) na época, somente leu, e com reconstrução de letras e sinais, o seguinte, em caracteres latinos curvilíneos de transição.

Epigrafia:

E:FOI:MAEST`:DO:TÇPLE:NOS:T`S:REINOS


(Obrigado Sr. Rui Ferreira!)
Faltam, como se vê, dois elementos importantes: o nome e a data do óbito, ou outra qualquer que identificassem a pessoa enterrada debaixo desta pedra.
Segundo o Coronel Teixeira tratasse da campa de um mestre dos Templários dos três reinos, pertence ao Séc XIII, época em que ainda a Heráldica não representava apelidos.

Quem era o Mestre ali sepultado????
Governaram os três Reinos o 13º Mestre, Martim Sanches (1228). O 14º Estêvão de Belmonte (1229), o 15º Guilherme Fellcom (1239), o 18º Martim Martins (1242), 19º Pedro Gomes (1247), o 20º Paio Gomes (1250), o 21º Martinho Nunes (1253) e por fim o 25º João Fernandes (1283).
Destes nomes, sabe-se que o último morreu em 23 de Maio de 1288, como referia o seu epitáfio no templo de Santa Maria do Olival. Temos, portanto de escolher entre os sete restantes.
Como se sabe então de quem é na realidade a pedra? Vamos então ver qual o elemento de aproximação do nome com as armas reproduzidas na pedra.
Para o Coronel Garcez Teixeira trata-se do Mestre Martim Martins, que segundo o livro O Mobiliário II refere que D. Martim Pires da Maia, casou com D. Teresa Martins e tiveram três filhos e duas filhas: «o primeiro houve o nome de D. Martim Martins que foi mestre do Templo».
Como se vê, provinha das boas linhagens do reino. Era bisneto de D. Egas Moniz de Riba de Douro e era o terceiro neto do Conde D. Gomes Nunes, de quem foi irmão D. Sancho Nunes, casado com uma irmã do nosso Primeiro rei.
Para os estudos da heráldica medieval houve necessidade de formar árvores de geração, agrupando as famílias e pessoas que usavam armas com os mesmos símbolos. Temos portanto uma família que reúne os escudos em que se vêem faixas, quer simples, quer carregadas, ou carregando outras peças.
Uma nota mais, as faixas e mesmo os símbolos utilizados só foram representados na heráldica desta família na baixa idade média.
Como podemos ver, a probabilidade do Senhor Coronel ter acertado, ao suspeitar que a campa mencionada fosse da sepultura de D. Martim Martins é bastante grande.

Apenas para realçar a importância deste estudo, achamos que cada vez mais há necessidade de todas as pedras tumulares, ou outras, sejam inventariadas e catalogadas, até para uma eventual exposição periódica ou permanente que acho de extrema importância para contextualização e enriquecimento do próprio monumento em sim, mas falando também da mais valia que seria para o publico em geral.

Bibliografia consultada:

- Anais da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo
- Portugal Templário: José Manuel Capêlo

215 comentários:

1 – 200 de 215   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

Realmente era bom que todas as pedras fossem expostas para que toda gente podesse ver.
Se em Beja ,sintra estão a mostra porque não em Tomar????

Anónimo disse...

Sintra?
Onde é que se podem ver?

Anónimo disse...

Em Sintra podem ver nas bancas dos vendedores pelas feiras de antiguidades(S.Pedro,etc...).
Até lhe digo mais por 1500 euros pode comprar uma e original lá.
Quem sabe se alguma não veio de Tomar,poís de noite sei que existe muita gente a vaguiar pelo Castelo de Tomar e Claustros.
Alias o castelo de Tomar nem vigilancia têm.

Templar

Anónimo disse...

O Sr Templar divaga perigosa e negligentemente...

Acho que a falta de vigilância está dentro da dura mater de V. Exª. e não nos lugares tomarense que alude.

Mais lhe digo.. se já "visitou" o Castelo à noite, fê-lo ilegalmente como muitos. Quanto aos claustros que "mistura" no seu cocktail, experimente... vai ver que a sua dura mater é maleável...

Anónimo disse...

Gostava de saber como posso ver algumas dessas tais pedras tumulares,existe algum Livro?

Eva

god`s warriors disse...

Eva o melhor livro que tenho com pedras tumulares de Tomar,é o Boletim cultural e informativo da Câmara Municipal de Tomar nº1 de 1983.
Nesse livro encontra um grande artigo feito pela Arqueológa Maria La-Salete da Ponte.
Existem alguns Alfarevistas em Tomar e não só que podem facultar alguns nºs.

god`s warriors disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sera possivel que umas das pedras encontradas e que esteja no convento seja a de Gualdim Pais?????

Anónimo disse...

Existe um local a norte da vila de onde sou natural e onde em miudo ia com os meus amigos e visinhos comemorar o dia da espiga. Esse lugar chamava-se Abadia e ficava junto de outro lugar chamado Pinhal dos Frades. Nada de novo se não fosse um pormenor insignificante: ao lado de uma ruina e junto a um velho poço até há bem poucos anos ainda se podiam ver três lápides tumulares todas elas muito semelhantes. Uma delas tinha uma inscriçãp quase igual à que é descrita neste tópico.

Anónimo disse...

Amigo.
Alfarrabistas é essa a palavra correcta.

Eva, na Biblioteca Municipal de Tomar, tens os Boletins Culturais todos, entre outras publicações de Tomar ou sobre Tomar, interessantes.

Ao anónimo da Abadia, penso que seria importante registar fotograficamente essas estelas funerárias, penso que é sempre uma mais valia para o património, pois nunca se sabe quando podem desapareçer. Caso esteja interessado poderá enviar as fotografias para o blog, e caso os seus propriatários, estejam interessados, podiam fazer um post sobre esse assunto, para mais que não seja trocar impressões, ou quem sabe chegar a outras conclusões...

João Henrique

Anónimo disse...

Caro João Henrique, desaparecer já desapareceram. Há uns anos atrás uns lavradores ricos da visinha localidade de S. Lourenço fizeram o levantamento tanto dos túmulos como do seu espólio. Segundo me disseram os familiares, pedras e ossos foram salvos do esquecimento e colocados na cripta da capela anexa à casa principal da propriedade. A ser verdade, salvou-se mais um pouco da história templaria da região.
Nada de fotos, nada de nomes, nada de localizações. É assim que funciona, disseram-me.
Uma pergunta fica no ar: que frades viveram nesta abadia?

Anónimo disse...

O Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar que fala nas Pedras é o nº 5.

Obrigado

João

Anónimo disse...

A Gaita de isto tudo é que pelos vistos todas as terras templárias tem os seus Guordiões.
Conheci uns na frança que estavam dispostos a morrer por um segredo que existe lá!claro que também não vou dizer a cidade Gaulesa.
Não é por nada mas tenho mulher e filhos ,oui.

Anónimo disse...

Como se pode descobrir algo se esta tudo fora do sitio????????????????????

Anónimo disse...

Descobrir e divulgar para quê?
Para depois ser tudo vandalizado?
Talvez um dia...

Anónimo disse...

Quem está preparado para saber a verdade?

Anónimo disse...

Realmente ninguem.

Anónimo disse...

Só uma pessoa com ESPIRITO realmente grande e PURO
pode chegar um dia a saber algo de trascendente.

E como diz o outro a curiosidade matou o gato!

David

Anónimo disse...

"Ou se esta com o sistema ou se esta contra e levamos com o sistema"

Vinci

Anónimo disse...

blá blá blá blá

Anónimo disse...

Segundo foi descrito, as pedras usadas nas escadas de acesso a Santa Maria dos Olivais foram retiradas das tampas das sepulturas templárias.
Alguém teve a oportunidade de verificar se ainda se podiam decifrar as inscrições que elas continham?
Para onde foram removidas essas lages? Foram reutilizadas?
Concerteza os amigos que acedem a este blog e que não são de Tomar estariam interessados nestes pormenores.
Um abraço.

Anónimo disse...

Todo material foi levado para Torres Novas.

Anónimo disse...

ok, mas ninguém tomou nota de nada?

Anónimo disse...

Nada!

Anónimo disse...

estranho...

Anónimo disse...

O amigo ,Tomar é uma terra difrente de todas as outras.
Quanto ás pedras da escadaria ,elas não tinham inscrições,havia por debaixo delas outras, essas sim com algumas incrições.
Essas pedras eram dos mestres do templo ,que estvam sepultados dentro da igreja e que o frei Antonio de Lisboa mandou destruir.
As pedras da escadaria estão a ser aproveitadas para um muro que esta a ser feito hà volta da igreja.

Anónimo disse...

Para Torres Novas ou Evora. pois tudo o que foi encontrado deve andar por uma ou outra cidade? A Camara de Tonar, só não consegue é dar o convento e o castelo a outra cidade, senão já tinha dado a muitos anos... Eles nem sequer sabem o que hão de fazer com ele... Miséria e inculta cidade!

João Henrique

Anónimo disse...

anónimo das 11:58h TEM A CERTEZA disso????
POR FAVOR CONFIRME ISSO!!!

As pedras não podem ser reaproveitadas, sem primeiro serem objecto de catalogação, isso é uma barbárie...!!!

Anónimo disse...

As que estao com símbolos estão a ser levadas(já foram levadas) para torres novas as outras sub hà pouco já estão no muro novo, em volta da igreja.
Esse muro já esta pronto,segundo sei dentro de 15 dias esta prevista a conclusão da obra.
Já agora para que a porcaria do museu do brinquedo ,com tanto material em tomar para fazer um museu da cidade .

Anónimo disse...

Tomar vai sucumbir afogada na incúria dos seus defensores, na corrupção dos seus políticos e na passividade do seu povo.
Daqui a pouco tempo não passa de uma recordação. Puf! Esfuma-se o seu património para todo o sempre.

Anónimo disse...

É, passa de património da humanidade a feudo de pacóvios!

Anónimo disse...

Desculpem lá mas isto não é o blog do templário...
Se quiserem mandar patacoadas vão para lá.

Anónimo disse...

voltámos ao mesmo...

Anónimo disse...

Desculpem lá este SPAM

A Associação Restauradores sem Fronteiras está a lançar esta proposta para o próximo dia 27 de Setembro.

Se acharem "piada" à ideia inscrevam-se


"Conversas por Água Acima"
Visita ao Aqueduto do Pegões - Tomar

8:30
Ponto de encontro
Local: Fachada Norte do
Convento de Cristo
9:00
Inicio das Conversas

11:00
Pausa para retomar alento
Local: Brazões
... e vamos Conversando...
13:30
Piquenique partilhado entre os participantes**
e retomamos as Conversas...
Local: Mata dos Sete Montes.

* Parte do percurso será pedestre e outra parte de automóvel, sendo necessário transporte próprio.

** Tragam "comes" e os "bebes" são por nossa conta!

Sugestão
Trazer roupa e calçado confortável, chapéu, água, máquina fotográfica.

Contactos para confirmação de presença e/ou outras informações:
portugal@a-rsf.org / Ana Saúde: 916014148 / Marta: 936400142

god`s warriors disse...

Rui Ferreira o blog esta sempre aberto a estas iniciativas.

Já agora e mais uma vez um muito obrigado pelo desanho da pedra Tumular.

Anónimo disse...

SR Rui Ferreira nesse passeio fala-se de que??

Anónimo disse...

..
O passeio é uma visita ao Aqueduto dos Pegões. Desde as nascentes à Cadeira Del Rei. Nele fala-se do que se quiser, desde que seja sobre o aqueduto :-)

Anónimo disse...

E esta hein:
http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=24245&idSeccao=479&Action=noticia

Anónimo disse...

Pois é meus amigos o caso st Maria acabou.
Vamos deixar a igreja de uma vez por todas em paz.
Que tal ir agora fazer buracos em S Bento,talvez assim toda a classe politica vá por um buraco.

Zorro

Anónimo disse...

Amigos isto é de loucos! Uns dizem que a necrópole de Sta Maria do Olival é a mais importante descoberta nos últimos tempos para a arqueologia, uns totós do IGESPAR, que nem sabem definir o que é património nem conservação e restauro dizem que não tem valor suficiente para ser mostrado aos olhos dos cultos… ok! Portugal esta se a enterrar aos poucos, nos deixamos-nos enterrar!

Para qualquer pessoa ligada à história, bastava dizer que esta “igrejazinha”, alvo de tanta polémica é a Panteã dos Templários em Portugal! Só este facto, deveria mobilizar pessoas e meios suficientes, para tudo o que se intervenciona-se fosse feito de modos mais correctos, com um projecto melhor estudado e apresentado e acima de tudo, bem estudado! Infelizmente estamos em Portugal e de novo, as más noticias surgem. Todos os portugueses já estão tão habituados a ouvir misérias e tristezas, que quando o governo diz que “vamos apertar o cinto novamente”, os portugueses já se vão preparando… depois comentam com o vizinho, mas nunca passa disso! Em França quando se impõe algo ao povo, que porventura vai contra a sua vontade, eles saem à rua e reclamam, boicotam, levantam calçadas e exigem que se pense melhor! Alguém ouviu falar no Maio de 68? Quando em Portugal se passar algo parecido, posso dizer, que “finalmente tenho orgulho em dizer que sou português!”.

…Mas mais uma vez a CM Tomar, demonstrou não ter qualquer interesse cultural na sua cidade, nem pelo seu património! A melhor solução é sem dúvida um muro de betão por cima das sepulturas para "sustentar terras"! Por favor!!! O coitado do engenheiro ou arquitecto ou lá o que ele seja, vá tirar um novo curso, mas desta vez a sério!!! Pois esse deve ter sido comprado como o do Sócrates!!!

Quanto ao Presidente Dr. Corvelo de Sousa, penso que deveria pensar pela sua cabeça (será que ele sabe pensar?) em vez de fazer os que estão atrás lhe mandam!!! Pois a falta de cultura em Portugal não é condenável (infelizmente, pois, estudos realizados ^`a pouco tempo, demonstram que os nossos alunos que não sabem quem foi o 1º Rei de PT, o Salazar ou o Camões, entristece qualquer historiador!) Além de que o Sr. Presidente da câmara deve passear muito pouco, ou então ainda não foi nem a Arraiolos nem a Viseu, onde no meio da cidade... acaba a calçada e tem um passadiço.. quando olha para baixo... vê estruturas preservadas! isso sim! é preservar a nossa cultura! agora tapa-la e dizer que os próximos que façam, é para mim pactuar com esses orgulhos incultos que vivem à nossa custa e nos exploram, nomeadamente o governo!!! Pois não é obrigar as pessoas a estudar até ao 12º ano, pois para mim vale mais ter pessoas com o 9º ano, mas bem melhor ensinadas e preparadas!!!

De qualquer maneira nunca vou deixar de criticar todos aqueles que desvalorizam o património tomarense, pois qualquer dia, não o temos e havemos do querer… ou então em vez dos visitar-mos teremos que recorrer a livros de historia e historia da arte… em vez do visitar-mos e estudarmos ao vivo!!!

João Henrique, processem-me que vão ver!!!

Anónimo disse...

... mas uma boa noticia no fim de tanta coisa má...

O Convento de Cristo vai estar sob diversas intervenções de conservação e restauro até 2011!!! eu que pensava que as obras iriam durar pelo menos mais 100 anos!!!
João Henrique!

Anónimo disse...

O pior é haver pessoas como o "Zorro" (mas este não é o verdadeiro!) que querem é desviar os olhares e mandar areia para a cara, como se dizia no tempo em que estava no activo... estes "animais" são os que fod** o coitado do Zé povinho!!!
João Henrique!

Anónimo disse...

João Henrique:
O IGESPAR não passa de um dos muitos membros da engrenagem do sistema político. Não nos merece qualquer crédito. Os políticos, ou antes, os que nos bastidores os articulam como uns fantoches, estão há muito apostados em manter a população na igorância e na imbecilidade a fim de governarem-se a seu belo prazer. Isto é um esquema bem organizado e em marcha há já algum tempo. Chamem-lhe conspiração ou o que quiserem. A realidade é que isto está mesmo a passar-se no nosso país e na restante Europa. Um dos objectivos para Portugal é o apagar da nossa memória através da destruíção do nosso património histórico e da nossa herança cultural. Vejam como reagem quando se fala em nacionalismo, Pátria, fronteiras, etc. Vejam o que estão a fazer com a educação, com a saúde, com a cultura. Querem fazer-nos voltar às cavernas. Isto que fizeram em Tomar, já aconteceu em muitos outros lugares e irá repetir-se em muitos outros ainda. Quanto ao castelo, preparem-se que o escândalo vai ser imensamente maior.

Anónimo disse...

VIVA TOMAR.
TOMAR PARA OS TOMARENSES.QUANTOS MAIS BURACOS FAZEM MAIS COISAS SE VÃO EMBORA,POR ISSO É MELHOR FICAR COMO ESTA.

OBRIGADO IPPAR.

VIVA TOMAR .

ZORRO II

Anónimo disse...

Caros amigos,

Conseguiriam tirar uma fotografia de frente à "pedra"?

Muito obrigada

Sigillum

Anónimo disse...

ó zorro gostava de te por os olhos de maneira que se não destinguissem da mascara!

Anónimo disse...

esse zorro deve ser o gangester do presidente da camara disfarssado.
da lhe sebastiao !

Anónimo disse...

Esses sarracenos como o vosso autarca só nos respeitam quando crescemos para eles e lhes partimos as trombas. Essa é a linguagem que eles entendem. Aqui na terra até com os sacos do lixo levam pela cabeçorra abaixo. Ficam logo a piar fininho. E voces guardiões aí em Tomar estão à espera de quê? Ou querem que os verdadeiros "Templários" vão aí fazer o vosso trabalho?
A vossa situação aí até faz impressão!...

Anónimo disse...

será que temos de fazer uma cruzada aí a Tomar?

Anónimo disse...

Caros Templários na Diáspora...
refreai os vossos ânimos, embainhai as vossas espadas, não é necessária a chacina dos infiéis.
Mas obrigado de qualquer modo.
Vamos ver como isto corre.
Pelos vistos, e mais uma vez, o IGESPAR deu prova daquilo que é... um órgão consultivo, nada mais. Se se quiser defender o Património em Portugal, temos de bater à porta da UNESCO, do ICOMOS ou outras coisas...
Valha-nos São Bernardo!!!

Anónimo disse...

Mandaram-me esta citação mesmo agora...
Faz-me lembrar uns habitantes dum concelho do norte do Ribatejo...

Um povo imbecilizado e resignado, (...)
sonâmbulo, burro de carga, besta de
nora, aguentando pauladas, sacos de
vergonhas, feixes de misérias, sem
uma rebelião, (...) pois que nem já
com as orelhas é capaz
de sacudir as moscas
- GUERRA JUNQUEIRO 1886-

Anónimo disse...

Bater à porta da UNESCO? do ICOMOS?
Mas de onde é que raio acham vocês que as ordens partem?
Deus meu!!...valha-me S. João Baptista!

Anónimo disse...

Meus amigos, dêem uma olhada neste endereço e vejam como se protege o património:
http://www.jfreguesias.com/news.php?extend.942

Anónimo disse...

Realmente! Estou a estranhar uma associação, ganhar a uma camara... hum... alguem deve ter pago mais ao juiz que a camara!!!

Porque não se organizam ai em Tomar e fazem uma associação dessas?

cumprimentos
A. Santos

Anónimo disse...

ó santos o que é que andas a fumar, rapaz? produto estragado certamente!

Anónimo disse...

Olá.

A ideia de organizar uma associação, até me parece muito boa, afinal de contas, não há assim tantas pessoas interessadas em proteger o património tomarense? Ou não passam sempre dos mesmos anónimos a demonstrar o seu desagrado?
Penso que reunir informação e fazer criticas construtivas e fundamentadas sobre que de facto consideramos um atentado ao património e mais do que uma obrigação para qualquer bom cidadão!
Afinal de contas o que são vocês? Um género de parasitas da sociedade? Que apenas servem para levantar poeira e depois manda-la para os nossos olhos?
Este blog não passa de um simples poço de informação (…) em que se vão atirando larachas sem qualquer sentido nem direcção! Assim é caracterizado o povo português… fala fala fala, critica, mas quando chega a hora de se chegarem à frente e realmente tomar uma posição e atitude, encolhem-se todos e escondem-se nos seus buracos!!!
É triste ver um povo assim… mas estamos só a pagar a educação que tivemos durante a ditadura…

Vamos para a frente ou preferem continuar a mandar palitos para o ar e bocas estúpidas que tornam este blog insignificante!?

Os administradores do blog ainda não perceberam que quanto mais tarde tomarem as rédeas, a sério, deste blog, mais ele cai em decadência…

Enfim…
João Henrique

Anónimo disse...

...
Na minha terra custumava-se a cantar esta musica:

Acordai,
Acordai, homens que dormis
A embalar a dor
A embalar a dor
Dos silêncios vis
Vinde no clamor das almas viris
Arrancar a flor que dorme na raiz

Acordai
Acordai, raios e tufões
Que dormis no ar
Que dormis no ar
E nas multidões vinde incendiar lastros e canções
As pedras e o mar, o mundo e os corações

Acordai
Acendei d’almas e de sóis
Este mar sem cais
Este mar sem cais
Nem luz de faróis
E acordai depois nas lutas finais
Os nossos heróis que dormem nos covais

Acordai

ACORDAI
Autoria: Fernando Lopes-Graça

João Henrique
...

Anónimo disse...

Acabaste de fazer aquilo que mais criticas, João Henrique.
Fala-nos um pouco de ti. Diz-nos lá em que é que és diferente de nós; simples ranhosos, parasitas da sociedade. Somos todos ouvidos...

Anónimo disse...

Sois tão triste e insignificante!
Como queiras!
Até sempre!

João Henrique

Anónimo disse...

falou e disse,
pôs o chapéu e foi-se.

Anónimo disse...

mais uma bolha de sabão

Anónimo disse...

Avé todos!

Jà que se fala tanto em museus para a cidade de Thomar, porque nao criar um museu do cigano!
Homenagem a esses grandes negociantes, so eles sao capazes de vender calças da Levi' s (os judeus jà têm museu) a 15 euros.

Que tal um museu do cigano ali na entrada de Thomar (rua torres pinheiro) perto do rio?



Cavador andante

Anónimo disse...

O museu já existe, ó pitosga!!!
Museu dos Ciganos da CMT!!!!

Anónimo disse...

Então, vamos falar um pouco de Santa Maria dos Olivais?

Anónimo disse...

Olá malta

vejam isto:

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=24934

Boa tarde

Anónimo disse...

O Sebastião dizes tu e a pandilha dos outros Sebastiões que são verdadeiros Templários ,ganha juizo,vai te tratar e já agora vê lá se os verdadeiros Templários não te limpam o coiro,nos cá em Tomar estamos muito bem como estamos e não é gente como tu armandos em cavaleiros que nos vão meter medo pois sabemos bem quem são vocês.
Já agora senhores autores do blog tenham cuidado com a porcaria de gente que vem aqui.

Anónimo disse...

Uma coisa boa em Tomar,graças a uns amigos de Tomar no inicio do mês de Outubro vai abrir um posto de Turismo alternativo em Tomar.
Espero que os amigos de Tomar que chegaram há pouco tornem Tomar de novo grande.
Obrigado senhor governador Civil.

Anónimo disse...

Bela maneira de falar (primo do Sebastião),é bom saber o nivel de cultural do senhor!
Senhores bloguistas vejam quem são estes senhores....partem trobas... e dizem eles que vem por ai cima dar porrada nos Tomarenses.
Que venham !
Olha pá nunca davas para ser alguem não tens classe nenhuma...
quanto a associações bem sabemos como trabalham,levam o dinheiros dos contribuintes,para depoís darem no que dá,só Mafia.

Anónimo disse...

De uma vez por todas ,os Templários acabaram.
Hoje existem uns que se dizem Templários mas nada maís são que uns..... .Poís isso mesmo.

Ordem de Malta

Anónimo disse...

Estou estarrecido...
Ainda ninguém se digno comentar o site que divulguei.
Estão a usa o blog como uma sala de chat para patêgos....

Anónimo disse...

Correcção

Onde se lê "digno" deverá ler-se dignou e
onde se lê "usa" deverá ler-se usar.

Anónimo disse...

Sr Insidejob tem toda a razão ,acho que aqui no blog esta acontecer é uma guerra de grupos neotemplários ,nada mais ,vamos mas é voltar a luta pelo patrimonio cultural e deixar de lado as guerrinhas pessoais.

Anónimo disse...

Insidejob, até podes ser um bom rapaz mas para te dizer a verdade nunca te levei a sério por causa do teu pseudónimo. Desculpa mas o que não é português, não presta...

Anónimo disse...

ó sebastião o pessoal do "museu" abespinhou-se todos! esquecem-se que a fama foram eles que criaram e ja vem de á mais de 30 anos!

Anónimo disse...

...nem daqui a 100 anos se limpam da porcaria que fiseram ate hoje!

Anónimo disse...

ó anonimo, já ves templarios por todos os lados. eu e o meu primo somos apenas portugueses com "eles" no sitio. nunca dissemos que eramos templarios ó patetico!

Anónimo disse...

O QUE TU QUERES SEI EU TÓTÓ.

Anónimo disse...

heheeh!
vamos estrgar o blog, mas que se lixe, depois cria-se outro, o que não falta ai são templarios! heeh

ó sebastião e familia, voltem mas é para Alcacer Quibir, e de preferencia não voltem! pois pessoas da vossa laia, só estragam o blog, com comentários estupidos, desapropriados e insignificantes.
Podem levar os resto da familia real, que sempre foram uns xulos e nunca mexeram um cu!, são como outros utilizadores do blog que nada acrescentam de valor, apenas ignorância e nº de comentários. Faz esse favor à comunidade bloguista!
Olha já agora cria um blog para esses da tua laia, para discutirem problemas que se passa na vossa rua... devem ser mais interessantes do que os que aqui se falam... ao menos não estorvam os que querem "trabalhar"!

Ass.: Anti-sebastião e resto da familia real!

P.S.: proponho aos autores criarem um fazerem uma censura dos comentarios que não interessam, sob pena de se perder conteudos que poderiam acrescentar algo de novo. Não deêm margem a esses impostores que vos querem "tapar" o caminho!

Anónimo disse...

AOS "TEMPLÁRIOS", "NEO-TEMPLÁRIOS", "MAÇONS" E "SIMPATIZANTES" AQUI PRESENTES.

Creio que só exista uma forma de resolvermos os problemas e discussões que aqui estão a decorrer!

Pela dignidade e honra, vamos resolver isso a cavaleiros e não a lavadeiras.

Para tanto, proponho o seguinte: No próximo Sábado, 27 de Setembro de 2008, às 16:00 no campo de futebol do Mouchão. Tragam as vossas espadas, adagas, e armas de época, e vamos deixar que deus decida quem tem razão ou não num glorioso combate...

Aqueles que possuírem capas brancas a templário, por favor, venham trajados a rigor para o espectáculo ser ainda maior.

Como o campo é de relva sintética e por questões higiénicas, por favor, não tragam os vossos cavalos, a menos que sejam de cabos de vassoura.

Espero-vos a todos!

Obs: Não se fazem prisioneiros.

Arthur Antunes dos Santos Rocha

Anónimo disse...

Caro Sebastião xenófobo, pelos vistos não sou da sua nacionalidade...
O meu amigo e os seus heterónimos são muito interessantes mas não são da minha nacionalidade ou naturalidade... Não somos, portanto da mesma natureza, do mesmo feitio, criação, educação e, permito-me especular, cultura.
O seu pseudónimo, de monarca espectado, de ministro do Reino enófilo, ou de ou de jovem que "come tudo, tudo, tudo" é muito agradável, mas nada exótico... O meu pseudónimo, "alguém que trabalha dentro" tem as suas raízes nalguma cinematografia policial americana, cujos realizadores decerto lhe são desconhecidos...

Anónimo disse...

O comentário do Arthur da Rocha é delicioso. APOIADO!!
É politica e Poéticamente correcto.

Anónimo disse...

Acho que o Sebastião e familia se vão perder de novo no nevoeiro.
Vão ver como se porta um Tomarense,vejam o caso das meninas de passe,aqui tudo se resolve há bomba.
Que venham esses ditos (Templários),quantos são???Até acho uma vergonha e um pecado utilizarem o nome de Templários....A eles meus rapazes e raparigas.
Até parece que já estou a vêr:"foi aqui que há 100 anos atras se travou uma batalha em que mais uma vez o heroico povo de Tomar resistio aos invasores que mais não queriam que lapidar o nosso tesouro espiritual e material,depois dos Romanos,Mouros,franceses,Nazis que venha a escoria de fora,não vai ser desta que vamos abaixo.

Anónimo disse...

Meus amigos, lamento imenso que este blog, de interessante só tenha os artigos dos seus criadores e alguns (raros) comentários de alguns intervenientes. Aos temas e comentários não são dadas respostas válidas nem desenvolvimento aos mesmos.
Quando descamba para a peixeirada, aí toda a gente acorre.
É pena que os criadores deste blog não tenham uma intervenção mais crítica e deixem desenvolver este tipo de situação pois pelo que me tenho apercebido, muita gente tem visitado o blog e estou certo que poderiam contribuir com comentários válidos se o ambiente fosse propício.
Assim, amigo "por dentro do assunto" gostaria de lhe dizer que fui ao endereço que indicou e que fala da ermida de Guadalupe, na Raposeira, Algarve. Fala-se da lenda do segredo Templário. Gostaria que alguém que a conheça, aqui a descrevesse pois é desconhecida da maioria.
Um abraço para todos.

Anónimo disse...

querem campear? vai um fossadozito?
voces que nem as campas sagradas dos mortos sabem defender?
PATÈTICOS!!!

Anónimo disse...

Puxei esse assunto, porquanto a nossa Igreja de Santa Maria, nem sempre terá tido o actual orago...

As Virgens negras ou da terra ou subterrâneas são pouco comuns na cristandade mas existem e existiram outrora em maior número... Correspondem, segundo alguns autores, a "adaptações" cristãs de certas divindades pagãs ligadas à feminilidade / fecundidade - Terra / gruta.
A adopção, literáriamente defendida, que os templários teriam feito a estas "Marias", poderá advir, não só do carácter "ecuménico" que aquela organização partilhava mas talvez também dum mais profundo entendimento das origens dos cultos pagãos, nomeadamente os que cultuavam divindades ligadas à agricultura, natureza, enfim à terra. Falo por exemplo das tradições Celtas.

Anónimo disse...

http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA1/medievalista-guadalupe.htm

Então e acerca da conexão entre as virgens negras e os templarios alguem sabe dizer alguma coisa (DE JEITO)?

Anónimo disse...

Meus amigos,vamos a ter calma nos comentários.
Não vamos lavar roupa suja aqui no blog,nem imaginam o quanto me custa vir aqui ao blog e ver este espetaculo.
Vamos voltar ao que nos intressa,vamos voltar a debater Tomar e os Templários.
Que espetaculo estão a dar aos milhares que nos visitam.
Amigos ou estamos com Tomar ou estamos contra Tomar,se estão contra Tomar é favor irem para outros blogs.

A todos um muito Obrigado

COM THOMAR , POR THOMAR

JOÂO

Anónimo disse...

Desculpem o tom do post anterior, em especial o sr Insidejob.
Já o tinha publicado quando reparei que ja falava das virgens negras...

ANÓNIMA ANTERIOR

Anónimo disse...

Descrição e trabalho muito porreiro.
Medievalista Já está nos meus favoritos.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que as Virgens negras estão ligadas a Santa Maria Madalena será verdade??Eu próprio tenho dúvidas que a Virgem que esta em ST Maria seja Nossa senhora.Não será Maria Madalena..

Paula

Anónimo disse...

eu acho que isso é relativo...

dizem tbm q a virgem negra est relacionada com a deusa isis...
mas mesmo assim tendo em conta atradiçao esoterica exposta na arte romanica e gotica penso que estara relacionada com os cultos a terra...

ANÓNIMA ANTERIOR

Anónimo disse...

Essa é uma insinuação do tamanho do mundo...
Isso ira levar-nos para campos de especulação histórica...
Mas se alguém quiser opinar, faça favor.

Anónimo disse...

Falo em relação à "Maria Madalena" não à "Isis"...
Falei em divindades pagãs, ainda não chegámos ao norte de Africa...
Mas, de facto, também há autores que fazem essa ligação.

Anónimo disse...

penso que nao faz sentido nenhum pensar que os mestres canteiros se preocupavam com a mulher ou nao de cristo...
entao e depois? o que e que se ganha em saber que cristo tinha mulher!?...

ANÓNIMA ANTERIOR

Anónimo disse...

também não era nada do outro mundo saber que Jesus tinha uma mulher.
outra coisa intressante era saber da ligação entre Maria Madalena,Iria,Virgem negra.Aqui esta um tema deveras impolgante.Ouve á tempos alguem que falou aqui na ligação entre St Iria e Cova de Iria.Gostava saber mais sobre este tema...

Paula

Anónimo disse...

o fulcanelli no misterio das catedrais desenvolve bastante bem o tema das virgens negras.

Associa Isis a "virgo paritura"(?) que e a terra fertil antes de ser fecundada e esta a materia prima (da grande obra?), dai muitas das virgens negras se encontrarem em lugares subterraneos...

ANÓNIMA ANTERIOR

Anónimo disse...

Tera algo haver com a teoria da terra oca,acho que é assim que diz?

Anónimo disse...

Também alguem já falou da teoria de que os Templários guardavam um povo que vivia dentro da terra.
Gostava de Pedir ao João e Azul que se fosse possivel construicem um post sobre as Virgens negras.

Paula

Anónimo disse...

isso da terra oca tem haver com Agartha não é? Gostava de saber + sobre isso.

em relaçao a st. iria, esta esta associada aos cultos de fertilidade em tomar.

por falar nisso, na ermida de guadalupe esta la uma cabeça de boi...

ANÓNIMA ANTERIOR

Anónimo disse...

isso! vao por aí que estão quase lá!
he he he

Anónimo disse...

ESTAMOS QUASE ONDE?

faça o favor de se explicar, sr anonimo.

Anónimo disse...

Bom Bom...
Isto está ao rubro.
Fulcaneli: Virgo Paritura. parto virginal ou concepção sem mácula. Imaculada Concepção ou Conceição.
Templários e teoria da Terra Oca... As duas coisas na mesma frase é muita areia para a minha camioneta.
Tal como aquela dos Nazis e os Ovnis...

É preciso tratar das coisas com muita racionalidade E, sem perder os nossos ânimos de fantasia, fazer certos relacionamentos à luz da história... Digo História e não dos livros que interpretam história.
O Codigo Da Vinci é uma coisa bastante diferente, abismalmente diferente do Mistério das Catedrais ou das Mansões Filosofais.
De qualquer modo é bom que se torne a falar "normalmente" aqui no "Templog"

Anónimo disse...

Sr insidejob, a ultima coisa que eu pretendo e "meter no mesmo saco" codigo davinci e misterio das catedrais.

O CODIGO DAVINCI E FICÇÃO e nao tem qq merito neste assunto.

ANÓNIMA ANTERIOR

Anónimo disse...

A santa Iria só poderá estar associada a esses cultos enquanto mulher virgem.
Nada mais.Até porque é Santa com tradição do Outono, não do Verão ou Primavera.

Ainda mais.. Considerar a tradição de Iria uma sobrevivência de algum paganismo está por agora posto de parte porquanto Iria Terá sido quanto muito, duma sociedade PaleoCristã, e a tradição diz que foi sobrinha de Júlia e Casta, nomes Romanos, religiosas (freiras ?). Há a possibilidade de ter sido visigoda, romanizada no período cristão.

Anónimo disse...

Cara Anónima Anterior, não fiz aquela alusão falando de si, antes tentei sumular alguns comentários anteriores...
Seria muito Melhor se se assinasse no início, para que os cabecalhos sirvam de marcas pessoais.
É facil.. escolha, acima de anónimo a marca de Nome/URL, aí coloque o nome pretendido. Continuará, como eu, anónima, mas com um nome destacado...

Anónimo disse...

Fui rápido de mais e só ficou o i

Anónimo disse...

sr. entendido em jobs, quem é que lhe disse que os romanos não eram pagãos? O sr. que parece ser tão criterioso com os factos históricos deveria saber que já naqueles tempos nem toda a gente engolia essa treta da cristandade.
Já havia religião antes de Jesus. Ou o sr. Dr. não sabia?

Anónimo disse...

Tem toda a razão sr insidejob.

mas não quis apontar necessariamente
as tradiçoes de cultos pagaos anteriores a st iria.
alias, corrijo-me (depois de ter consultado o projecto templario e o evangelho portugues do m. gandra):):
na CULTURA POPULAR existe o ditado "pela st iria toma os bois e semeia", daí a relação que fiz, erradamente, com os cutos de fertilidade...

Anónimo disse...

O paganismo que me referia era o autóctone, nunca considerei Roma como pagã, apenas os cristãos no início o consideraram. Curiosamente a literatura clássica está cheia de alusões a povos pagãos, ou seja os Romanos consideravam ou outros pagãos. Os Judeus, donde Cristo emergiu, consideravam toda a gente pagã, menos eles que eram o povo escolhido...Falei atrás dos Celtas como exemplo de cultura que tinha especial ligação à natureza.

Não sendo Dr. sei umas coisinhas, mas se eu estiver errado o sr. corrija-me. Afinal de contas DRs. são os médicos e ainda assim, os cemitérios estão cheios de gente...

Anónimo disse...

Por acaso também já ouvi falar desse ditado...mas acho que tem a ver com a época do ano. Ainda assim será relativo a uma sementeira muito precoce, acho eu.
O que é que pode ser semeado agora e estar até à primavera para dar provento?? Não sei nada de "ingrícola"

Anónimo disse...

bem observado...

Anónimo disse...

Quando disse semear "agora" referia-me a Outubro, claro está. Mês da Santa

Anónimo disse...

(OFF-TOPIC...mas muito pertinente...)

Chega de vender o nosso país a empresas sem escrúpulos!!!

NÃO À CIMENTEIRA DA AGUDA!!!!

http://www.thepetitionsite.com/1/cimenteira-em-figueir-dos-vinhos-aguda

Anónimo disse...

...mais um caso perdido!

Anónimo disse...

inquérito:
1-fazer petições
2-dar-lhes nas trombas
3-deixá-los fazer tudo

Anónimo disse...

ponto dois, ganho por unanimidade;
Dar-lhes nas trombas!

Anónimo disse...

Olá Malta

Recentemente deram-me conhecimento de umas fotos a 360 graus feitas nas escavações.

neste site, uma delas (a do meio) é isso mesmo. Já tem uns meses, mas vale a pena.

http://da2media.com/

Anónimo disse...

"Necrópole de Sta Maria do Olival
Estão a descoberto mais de mil sepulturas do cemitério medieval de Sta Maria do Olival.

Esta igreja, que data do tempo dos Cavaleiros Templários, é o Panteão dos Mestres da Ordem.

As escavações arqueológicas revelam milhares de ossadas e jazigos. Junto à torre sineira um conjunto de jazigos revelam-se do maior interesse, pela forma e tipo de construção.

Em algumas zonas da área explorada estão patentes vestígios de construções romanas,"


comentário da empresa "da2media"

Anónimo disse...

esburaquem por aí, selvagens!
Thomar está e estará amaldiçoada por mil anos!!
Asalmas dos que voçes profanaram, atormentarvos-á por gerações e gerações!!!!

Anónimo disse...

Eppá, o que eu queria era que vocês vissem, a fotografia a 360 graus das escavações, é só carregar na imagem... o texto não interessa!

Anónimo disse...

Bolas!... o espírito anti-anti-património está inflamado!
Ó indidejobe, como é que depois de ver a imagem (a 360º) se consegue evitar um comentário? Aquilo parece um ninho de toupeiras! A mim parece-me um campo bombardeado na 2º Grande Guerra! A outros concerteza poderá parecer que andaram a abrir "cobachos" para plantar batatas.
Mas tudo bem. É o que temos. E merecemos.
Quanto à maldição, deixou-me a pensar...

Anónimo disse...

op´s! não escrevi bem insidejob. Foi sem querer.

Anónimo disse...

Porque não entregar a Igreja de Santa Maria para administração da Ordem Soberana e Militar do Templo de Jerusalém Universal?

Anónimo disse...

e que tal ao Pai Natal?

Então e sabem se vão proceder à musealização?
Oxalá que sim...

Anónimo disse...

Claro que não!
o Pessoal da camara, dize que vão recolher 2 ou 3 sepulturas para depois montar num futuro espaço de museu, logo asseguir apontaram o museu da Fundição Tomarense... que rediculo, misturar uma coisa com a outra! alias tenho impressão que todo o patrimonio movel que temos resultantes de achados e esVAÇÕES DAVA PARA FAZER UM MUSEU 3 x mais que os espaço do museu da fundição e da levada...
Enfim eles lá sabem são eles que mandam, preferem fazer o museu de Tomar, ao lado da fundição... quem sabe se o património não se vai pelo rio abaixo, numa cheia do Nabão... ai ai...

Anónimo disse...

E que tal devolver a igreja aos Tomarenses.
Ordens existem búes,que tal á Ordem suberana militar templária e Hospitalaria de Tomar.

TH

Anónimo disse...

Associação cultural da comenda do templo.
Esta semana esta associação vai abrir portas em Tomar,junta-te a nós.
Breve vão ter mais informações na net .
Vamos limpar Tomar,vamos fazer de Tomar uma nova cidade.

Carlos Brito

Anónimo disse...

Ó Carlos Brito, quando tiveres informações sobre essa associação diz...

Caro Scaliburis, de facto IndideJob, também é porreiro, sempre é melhor que IndianaJob !!!

Não devemos ficar alarmados com aquela paisagem, mais tarde ficou "pior"... Mas deixemos as preocupações para os arqueólogos e recentremos os olhares no edificado.

Como a maior pare da malta, menos eu, passa regularmente na SMOlival, sugiro que vão deitando o olho para umas rachinhas muito pequenas que se têm desenvolvido junto à cabeceira da Igreja, no exterior ao nível de rebôcos....

Toca a monitorar aquilo, visualmente...pelo menos.

Anónimo disse...

explique lá isso melhor, insidejob..

que rachas são essas?

Anónimo disse...

Pior esta a TORRE.
Tem duas fendas grandes na retaguarda.





João

Anónimo disse...

Pois é agora com os camiões a passarem junto da igreja por detras e pelo lado norte vai ser lindo vai.


P:

Anónimo disse...

Já agora era bom que fosse visto a capela do santissimo em S.João.
Parte do teto já desabou.

Anónimo disse...

Eh pá, agora é que podia tar tudo alarmado a discutir

Segundo o que dizem
TEMOS O PATRIMÓNIO A RACHAR!

afinal vivemos em que mundo!?

Anónimo disse...

As rachas são comuns. O alargar ou aparecer de novas é que deve preocupar.

Essa da Torre Sineira não conheço...

Anónimo disse...

Sabem o que é um sumidouro?
É uma linha de água subterrânea, natural, ou criada pela obstrução do seu curso natural. É como um rio ou ribeiro ao qual criamos um obstáculo e este acaba por criar um outro caminho.
As rachas de que falam não são seguramente causadas pelo passar dos camiões. O Templo suportou coisas bem piores ao longo destes séculos todos e nem por isso rachou ou caiu. Excepção para os terramotos, é claro! O problema, principalmente visível na torre, é que algo desviou o curso natural de uma dessas linhas de água subterrâneas e a fez passar precisamente debaixo da entrada da igreja. Nestes casos, o terreno vai sendo "engolido" aos poucos pela passagem dessa água que o vai arastando consigo, criando um cone de vazio que acaba por desestabilizar o terreno à superfície.
Não me perguntem como sei isso porque me tem sido bastante difícil de explicar ao longo do tempo e dos casos em que identifiquei esse fenómeno.
No meu blog podem ver um destes casos que apontei uns anos antes de acontecer e que o tempo acabou por demonstrar ser real.
Em Santa Maria dos Olivais o terreno vai começar (já começou) a ceder, criando todas as fissuras que já se podem ver e continuarão a aumentar.
Alguma coisa desencadeou este processo e nada o fará parar até que seja identificada a sua causa e corrigido o erro.
O tempo me dará (ou não) razão.
Lamento.
Vejam exemplo em
http://ponto4.blogspot.com/2006/11/sob-os-nossos-ps.html

Anónimo disse...

Caro Scaliburis: Isto é algo perfeitamente normal no carso!!! Aquilo que está a acontecer é a formação de uma dolina, neste caso de abatimento. Tal como disse, as águas vão escavando por baixo levando ao abatimento do terreno à superfície... Deixe estar pois mais algum tempo poderá desobstruir-se por completo e dar-nos acesso a uma cavidade, talvez com um curso de água activo. Contacte o pessoal da espeleologia algarvia pois eles podem não conhecer esta situação que descreve. Cumps. PS: tente este site: http://www.ceeaa.com/

Anónimo disse...

A linha de agua que passava por baixo de St Maria já não existe,pois á coisa de 1 ano ,de quando das obras de saniamento por detras da igreja essa ribeira (ribeiro salgado)foi desviado para o coletor .Eu proprio vi os trabalhos.
O João e o Azul devem ter fotos desse desvio de aguas,pois também viram como eu vi essa obra.

Miguel

Anónimo disse...

A Linha de água que o Scaliburis se refere não é uma pluvial mas uma subterrânea. O Tal ribeiro que todos conhecemos a nascente da SMO, foi de facto "encanado".
Scaliburis refere-se, se não me engano, a uma "veia aquífera" que passará entre a Torre e a igreja, estarei enganado ?

Anónimo disse...

Essa linha a muito que seguio outro caminho,passa agora junto as Oliveiras ,do lado da parede norte da igreja.
Por acaso estive com o o Prf José Alexandre COTTA ,numa das minha visitas a tomar e ele disse-me que tinha feito um estudo com a ajuda de um aparelho à coisa de 5 anos e que tinha detetado que essa linha de agua se tinha desviado para muito perto da nova estrada,perto da casa mortuaria.

Anónimo disse...

Estamos portanto a falar de algo muito profundo... tipo freático, ou não??

Anónimo disse...

Estamos a falar de algo que está a modificar a estrutura do solo precisamente entre a torre e a entrada do templo. Algo que tem o seu pico de actuação a cada inundação ou extravazar do Nabão. Algo que eu classificaria como "maré" fluvial.
Para uma discussão profunda do tema, teríamos de ter em conta a constituição geológica da região e as características morfológicas do subsolo de Tomar.
Não tenho dúvidas algumas de que toda a zona desde o outeiro do castelo até à da igreja de Santa Maria é de características cárssicas, constituídas por grandes algares subterrâneos separados por vários estratos e percorridos por imensas linhas de água freáticas, subterrâneas, a diferentes profundidades.
Chegamos assim a um ponto fulcral do nosso raciocínio: Qual o (ou os) papel do poço que se encontra ao lado do templo? Simples acesso a uma cripta? Acesso a uma rede de túneis? Poço de ventilação subterrânea? Ou poço de descompressão freático, em alturas de inundações, funcionando no princípio de vasos comunicantes?
De qualquer das formas estamos a falar de algo que poderá afectar irremediavelmnete as estruturas da igreja e da torre.

Anónimo disse...

Pois é Scaliburis...

Em relação a isso, volto a dizer:
MONITORIZAÇÃO Estrutural, e agora com o trânsito tão perto, sísmica e ambiental.

Será esta a atitude responsável de uma autarquia que, depois deste despautério de obra, desejará assumir uma postura de verdadeira gestão do bem público.

Permito-me lembrar que em Tomar existe, não só o Departamento de Restauro no IPT como também um excelente departamento de Engenharia Civil. Mortinhos por trabalhar com "casos importantes" como a SMO, estarão os alunos, presumo eu.

Anónimo disse...

"Parece" que o Templários já não são heréticos para o Vaticano ...

Anónimo disse...

Pois não. O vaticano é que será sempre herético para o cristianismo.

Anónimo disse...

O VATICANO tem os dias contados.
Quanto ao poço e cavidades subterranias as pessoas que vejam alguns comentarios antigos.
Há coisa de 1 ano um georadar foi passado dentro da igreja e fora dela,quem fez este estudo foi um prof do IPT, os resultados foram mostrados ao publico.
Ficou provado não haver cavidades subterranias nem criptas ,tanto dentro como fora da igreja.
O poço ao lado da igreja apenas servia para abastecer a igreja de agua,para provar isso sigiro que vejam uma das fotos da IPPAR.
Nela podemos ver as obras dos anos 40 e o poço aberto.
Vocês são piores que o Paulo Loução,vê buracos e cavidades em todo lado.

Anónimo disse...

O pessoal não estejam preocupados com a Igreja,vocês vão morrer todos e a igreja ainda cá fica por muitos e muitos seculos.

Anónimo disse...

Concordo c/ o comentário anterior...
Não se preocupem Ela está cá e ficará cá...

Deviam ir ter aulas de geologia, em vez de andarem armados em vedores!!!

Que provas têm de haver cavidades debaixo da SMO?... a que profundidade seja!!!

Não especulem nem inventem!!! O nível freático na zona é simplesmente o RIO NABÃO!! (haverá outros mais profundos, mas estes poderão ser salgados é que abaixo do sub-solo Tomarense, formado por calcários do Jurássico Inferior (calcários dolomiticos e calcários margosos) existirá provavelmente sal-gema e gesso (a base do Jurássico Português)...

Anónimo disse...

Visto que temos experts, e sendo verdade que o nabão é o grande referencial freático do local, não discordarão que ao nabão acorram outros cursos freáticos ou de superfície, pois não?

Quanto aos vedores, consultem o comentário dum anónimo a citar o Professor Alexandre Cotta, radiestesista.

Quanto à perenidade da SMO, ou de qualquer outro património, permito-me discordar do comentador anterior.

Essa fé na humanidade é digna de uma pessoa muito jovem ou então muito pouco esclarecida, desculpe-me o termo.

Se existem "monumentos" que foram estragados por excesso de atenção do Homem, há, seguramente, milhares que se perderam e perderão por falta dessa atenção.

Não deixe para o Estado, ou, se quiser, para os entendidos, aquilo que pode vir a ser a verdadeira "massa crítica" da sociedade, VOCÊ!
Conto consigo, para, tal como se preocupa com um familiar seu, se preocupar por um, que seja, elemento do nosso património.

Depois faça o que entender, escreva num blog, faça manifestações, inicie uma petição, grite, dê pancadas no chão... mas não se alheie.

Obrigado

Anónimo disse...

Acho que o Sr. Ferreira tem absoluta razão.
O nosso patrimònio anda muito desaproveitado.

Anónimo disse...

A Maçonario sabe o porque deste abandono.Eles sabem.
Os maiores Maçons deste País são conhecidos ,eles tem a resposta vão ter com eles OK.
Nunca se esqueçam a Igreja de St Maria do Olival esta sobre a influencia direta de três ordens,descubram quem são elas !


Anónimo que gosta de saber a verdade das coisas

Anónimo disse...

A maçonaria, a Igreja Católica,as ordens neo templarias, todas eles existem por intresses.... na minha terra dizia-se que "tinham amor à camisola..." agora... tem amor ao dinheiro! são todos iguais.. os nomes mudam mas são todas inuteis!

Ninguem faz nada util, sem pedir €€€ em troca... estamos num pais de tanga!

Pelo que ouvi dizer a GeoArque ganhou o concurso para o obra de Sta Maria do Olival, pelo que sei a empresa que ficou a seguir foi a ERA (uma das mais conceituadas empresas de arqueologia do pais!) que apresentou um projecto de 10 x mais €€€ que a GeoArque e de com um ano de duração... enquanto a GeoArque apontou 4 meses de duração... Em Outubro / Novembro faz um ano... Percebem porque as obras são mal feitas??? a juntar isto estão uns engenheiros e arquitectos da camara que devem ter uma licenciatura como a do Socrates! EHEHE

Anónimo disse...

óóóó coitada da geoarque deve estar na falência... ou então devem ter familiares nas estradas de portugal !? ai ai...

Zé Nabo

Anónimo disse...

Sobre a adjudicação dos trabalhos, não vejo nenhuma razão para alarido... Essa GeoArq deu um preço mais baixo e um prazo mais curto... são esses alguns dos critérios a analisar num concurso, o outro é, normalmente a qualidade do trabalho e o currículo das firmas...

Não vejo nada de especial nesta adjudicação!!!

Anónimo disse...

Maçonaria,opus dei,........ . A maçonaria e Opus dei não brinca em serviço,a terceira ordem nunca pode ser neo templária, poís nenhuma é digna de confiança.
Andar de fatos com capas brancas é ridiculo.
OS TEMPLÀRIOS ACABARAM

Anónimo disse...

Hommus intelectus,não vamos confudir aqueles que nas suas organizações não passam dos primeiros níveis.Acham que os mestres destas organizações passam toda a sabedoria aos graus inferiores.
Existe mais coisas entre o ceu e a terra que passa ao lado do comum dos mortais.
98%dos seres humanos desta terra apenas andam cá a fazer nº.
Tem umas vidinhas da tanga,querem é bola,cerveja,e ter o seu ordenado ao fim do mes para ir ao shoping,ter um carro melhor que o vizinho,andar com roupa de marca.
depois existem os 2%que se preocupam com a cultura e não só,esses são como eles dizem os malucos,alucinados etc.

Anónimo disse...

Tanta ignorância no meu país. Tanta gente a falar do que não sabe.
Porque não há-de haver Templários?
Só porque alguém acha que não?
Ridículo é alguém ainda continuar a pensar que pode acender uma fogueira aqui e ali e ameaçar toda a gente que se não pensam como ele então vai lá parar.
Se eu quiser ser e pensar como um Templário, serei! Se eu quiser acreditar que D. Afonso Henriques não era filho de D. Henrique, acredito! Se eu quiser acreditar que Cristóvan Colon era português do Alentejo, acredito! Se eu quiser acreditar que os Templários começaram em Portugal e têm o seu tesouro hermético no meu país, acredito! E não há nada que um intelectualóide qualquer pode fazer quanto a isso.
Se ainda duvidam que existem Templários podem escrever: eu sou um TEMPLÁRIO !

Anónimo disse...

Infelizmente sou uma ignorante sobre os assuntos de maçonarias e templários, nunca tinha ouvido falar é de opus dei, o que é isso??

Parece uma coisa secreta não?

Anónimo disse...

ALÓ CODIGO DA VINCI.
NESTE MONENTO É A ORGANIZAÇÃO MAIS PERIGOSA E RICA AO CIMO DA TERRA.
AQUELA QUE VAI DESTRUIR A SANTA MADRE IGREJA.
O AMIGO TEMPLÁRIO,QUEM DIZ QUE É TEMPLÁRIO É PORQUE O NÃO É.
GANHA JUIZO PÁ.JÁ AGORA DIZ-ME O QUE É SER TEMPLÁRIO????

Anónimo disse...

Mas o Código da Vinci não é um Livro??
Como pode um livro ser uma organização? Além do mais não vi nada nesse livro que pudesse levar a igreja ao fim..

Anónimo disse...

NÃO VAMOS ENTRAR POR CAMINHOS ...É MELHOR FICARMOS POR AQUI.

Anónimo disse...

Mas que caminhos?
Há alguma coisa no livro do americano Dan Brown que possa ser considerado perigoso para a igreja?
Não sei o quê.
Li o livro, vi o filme, sou católica, não me aqueceu nem arrefeceu.
Também vi há alguns anos o filme do Nome da rosa e a inquisição focava muito mal vista... a igreja não acabou, pois não?

filmes, livros é uma coisa, a fé de cada um é outra.
é o que eu acho.

Anónimo disse...

Não sabes o que é ser Templário, ó pá? Não sabes nem nunca saberás! Deves ser daqueles que só olha para o umbigo. Não tens pernas para andar...

Anónimo disse...

Ser o não ser eis a questão.
É por isso que ser templário é tão especial.Como dizia Pessoa:Somos Templários sem o saber e quando descobrimos que somos, já deixamos de o ser.
´
Um aparte acham que os templários usavam a capa branca com a cruz ?????

Anónimo disse...

"o código da vinci é a organização mais poderosa ao cimo da terra" (???)
TANTA ASNEIRA!!!!!
O código da vinci foi plagiado de um outro livro editado em 1982.
Não passam de teorias. Assim como não passam de histórias da carochinha o que a igreja nos conta desde pequenos.

Anónimo disse...

os Templários usavam uma capa azul com um S a vermelho e eram amigos do Hulk e do capitão américa. O batman estava nessa altura zangado com eles por não lhe terem emprestado o Silver, o cavalo do Zorro...

Anónimo disse...

... meu Deus! Ainda há portugueses tão ingénuos e tão convencidos!

Anónimo disse...

Achas que os Templários usavam capa branca?????

Anónimo disse...

Deves ser mais um frustrado como não é Templário lá se juntou a uma organização o coisa que o valha.
Pronto queres ser Templário ok.
Assim já é feliz ,ok tou feliz por ti.
Já agora que és Templário quanto é que pagas de cota?

O que eu me farto de rir ao ver aqueles cavaleiros e damas todos bem vestidos com a capa,valha-me Deus que ridiculo.
D Gualdim pais deve estar a rir tanto com esta gentinha,ahahahahah.

Também deves ser daqueles que lé mais do que vê!

Um Cátaro

Anónimo disse...

O Pessoal, fui hoje a ST Maria e nem imaginam o que vi...
As beatas a lavarem o chão com lexivia e outros detergentes.
Tenho fotos.
O senhor padre então ,não ganha juizo ?veja lá o que as senhoras e os senhores da limpeza fazem.Tive de sair para fora porque o cheiro era horrivel.
Até o moço do Polis teve de vir para fora.
Assim não dá,mas que se lixe ninguem liga nada.

Anónimo disse...

Senhor anónimo, isso não é nenhuma novidade.
Nós já estamos cansados.
Pegue nas fotos, envie-as para onde entender, IGESPAR, CMT, Jornais, etc. ou faça umas T-shirts com as fotos para vender ou dar...

a malta está farta. Aquilo não dá mais. É um problema de cultura, geracional. Portanto daqui até ao fim da geração das ditas senhoras e do Sr. Pároco, temos de gramar com coisas destas. Depois que feneçam estas diáfanas almas, deverão vir outras mais instruídas ou sensíveis às opiniões daqueles que ainda ousarem defender o património

Anónimo disse...

aquela igreja qq dia passa a sta maria das dores...

Anónimo disse...

ó sr. cáta-lo, que fixação é essa nas capas brancas? Algum trauma de infância? O que é que anda a ler, homem? Os sportinguistas não usam camisola verde? Os benfiquistas, vermelha? os escaravilhences, côr de burro quando foge? Então porque é que estes neo-Templários não podem usar capas brancas? O amigo não gosta do branco? Os da santa inquisição trajavam de preto...
Nããããoõooo!!!!! Não me diga que...
é um acende fogueiras! Um corta pensamentos! Um abutre!
Vai de rectro!!!!

Anónimo disse...

Mas quem lhe disse que eles vestiam de Branco????

Anónimo disse...

Já houve alguem que disse que os templários vieram de outro planeta será verdade??Já tinha houvido falar pelo André Paraschi que eles e mais tarde a ordem de Cristo tinha contatos com outras civilizações externas a terra.
Já que segundo diz o velho testamento,a Biblia,os Egiptos,Sumeros,Incas,azetecas,todos eles falam em pessoal de outro planeta quem sabe se os templários também não falavam ou eram ets.
NÃO ESTOU A BRINCAR

Anónimo disse...

Já se falou por acaso em Jerusalem terrestre e Jerusalem celeste,será esta celeste outra civilização ou uma nave.
Tá bem vista essa ligação não?Acho que temos assunto para estudar.

Anónimo disse...

Não é só o Paraschi a falar nessa ligação existem outros como :Eduardo Amarante,pedro Silva,Erling Haagensen,Henry Lincoln,José González,Alfrredo Lissoni,Tim Wallace-Murphy,Atieza,Príncipe Asklépius D`Sparta ,Rainer Daehnhardt,etc.Estão todos Loucos ou não??Ou sera que loucos somos nos ao não acreditar que existe outra terra .


Louco

Anónimo disse...

Tá bem, tá compadre! Tal tá a molenga!!!
Cá na terra, a semana passada, vimos muitos discos voadores, durante uns 10 minutos. A comadre Joaquina zangou-se com o compadre Zé Bento e aquilo é que foi pratos e pires e alguidares pelos ares.
Parecia uma invasão extraterrestre!
Vai lá, vai. Até a barraca abana!
(Vão-se mas é tratar...)

Anónimo disse...

Assim não brinco!!
Grande misturada.
Grande "alguidarada" de assuntos.
Se querem falar de vida extraterrestre, falaremos, se querem falar de Ordens Militares também falaremos. Agora tudo junto é que não, tenham paciência...
Já repararam que estão, com esses teorizados, a MENOSPREZAR os esforços dos indivíduos daqueles tempos?

Por exemplo: a situação das incríveis juntas dos blocos de pedra nalgumas civilizações pré-colombianas... há quem defende que apenas poderão ter sido feitas com a "ajuda" de seres extraterrenos. Isso é menosprezar as capacidades e os esforços daquela civilização... Nas planícies de Nazca, as grandes figuras naturalistas e geométricas, a mesma coisa...
As pirâmides e alguns megalitos europeus idem... BOLAS, vamos começar a acreditar que o ser humano É capaz de coisas incríveis e deixe-mo-nos dessas teorias. Sobretudo em assuntos da era moderna está bem??
Já ouviram falar dos Ivnis nazis, pois já? Até há fotos e tudo!!!
Já ouviram falar em desinformação, não ouviram?

Anónimo disse...

Não é Ivnis mas sim Ovnis ou UFOs, claro!!

Anónimo disse...

E de vedores? Não se fala mais...

Anónimo disse...

Faltanos o Material.Por isso nada mais a dizer.
Há já agora o meu pai era muito bom com uma varinha em busca de água.
Ainda encontrou muitos veios de água.

Anónimo disse...

O Tonto,burro deves ser daqueles que acha que o pessoal vem de Adão e Eva.
Olha o Homem já foi a Lua caso não saibas.deves ser daqueles que acha que não existe outro planeta habitado no Universo.
Que eu saiba até na Biblia se fala em OVNIS.
Devias saber que o Vaticano tem um departamento que estuda os ET´S:toda a pessao sabe que nas cerimonias de iniciação de um Templário algo baixava sobre ele.Abre os olhos o Tonto.
Isto esta tudo ligado ou sera que tens medo da verdade.

Anónimo disse...

ovnis/templarios


www.apovni.org

Anónimo disse...

o sei se essa do tonto era para mim...mas para o caso de ser, digo o seguinte:

Se quiserem continuar a debater seriamente assuntos ligados às ordens religiosas,à história, ao misticismo, às tradições herméticas e simbólica, é necessário estabelecer balizas. Se não isto pode ficar uma salganhada do diabo. Só tenho a dizer isto, o resto é convosco.

Anónimo disse...

Este pessoal é como as toupeiras.
Andam às cegas a escavar, à procura de uma passagem. A maior parte das vezes batem com a cabeçorra nas raizes das árvores mas como não sabem do que se trata, desviam o rumo e continuam. Sempre às cegas.
Até fazem impressão!

Anónimo disse...

Faz-me falta o Sebastião.
Pelo menos tinha espírito.
Isto está a ficar monótino.
Vamos falar do património de Tomar?

Anónimo disse...

Caros amigos
O blog de agora em diante vai ter novas vertentes,não vamos só falar do patrimonio Templário Português,vamos alargar fronteiras ,vamos falar dos templários a nível global,sem nunca esquecer a nossa querida cidade de Tomar.

JOÃO

Anónimo disse...

Sr Insadejob claro que tonto não era para si.
Ate acho que o senhor merece todo nosso respeito.

Anónimo disse...

FINALMENTE AS OBRAS DE ST MARIA ESTÃO A TERMINAR.
FINALMENTE O TEMPLO E TODOS AQUELES QUE LÁ DESCANSAM VÃO TER UM POUCO DE DESCANSO.
SÓ TENHO PENAS É DE TODOS AQUELES MILHARESS QUE ESTAVAM ENTERRADOS EM VOLTA DO TEMPLO E QUE O SEU DESCANSO FOI PROFANADO TENHAM UM POUCO DE COMPAIXÃO POR TODOS QUE POR LÁ TRABALHARAM.
POR TODA EUROPA QUANDO SE ABRE UMA SEPULTURA NÃO SE MEXE NAS OSSADAS AGORA CÁ MINHA NOSSA.

CRUZADO

Anónimo disse...

Anda por lá uma maldição...

Anónimo disse...

Há poís andam,vejam o azar que já aconteceu a alguns miudos que lá trabalharam...basta perguntar!
existem algum que até mortos já viram à noite em suas casas.

Anónimo disse...

Hoje é o Dia maís importante da Historia de Portugal.
Em 5 de Outubro de 1147 Portugal da o grito de Independecia.
VIVA PORTUGAL,CAPITAL UNIVERSAL DOS TEMPLÁRIOS.



NUNCA DIGAM QUE ESTE PAÍS NÃO VALE NADA,NÃO VAMOS COMPARAR QUEM NOS GOVERNA /COM O NOSSO QUERIDO PAÍS.

Querido Portugal teu destino ainda falta comprir...
Há histórias que não acabam nunca.Pessoas que não morrem.

Non nobis:sed nomini tuo:da gloriam:non nobis domine:

Anónimo disse...

NON NOBIS DOMINE NON NOBIS SED NOMINI TUA DA GLORIAM

Um abraço fraternal para todos os irmãos na causa

Anónimo disse...

Em menos de uma geração, o nevoeiro dissipar-se-á...
Nessa altura, muitos dos que aqui intervêm, juntar-se-ão em Tomar. Eis a razão do blog, pois este desencadeou um processo, que não parará mais.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito-Santo!
Portugal para sempre!
Lysardo

Anónimo disse...

Deus quer ,o Homem sonha,a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse ,já não separasse.
sagrou-te,e foste desvendada a espuma,

E a orla branca foi ilha em continente,
clareou,correndo,até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira ,de repente,Surgir,redonda,do azul profundo.

Quem te sangrou crio-te português.
Do mar e nós em ti nos deu Sinal.
Cumpriu-se o Mar ,e o império se desfez.
senhor,falta cumprir-se portugal!

Que o espírto santo baixe mais uma vez sobre a nossa Nação.


JOÃO

Anónimo disse...

O FUTURO É O PASSADO QUE AMANHECE.



MIGUEL

+

Anónimo disse...

Ser Português é ser Templário.
Aqui Cresceram os Templários,daqui partiram por essa mundo fora.Agora é hora de voltarem, para que daqui um novo mundo volte a renascer.
Templários mãos a obra.

Paulo S.

Anónimo disse...

Amigos e irmãos, ontem 4 de Outubro de 2008 foram investidos mais 5 EQUES Templários em Portimão. Na mesma cerimónia foi também criada a nova comendadoria de Portimão/Alvor-D.João II.
Templários para sempre.

Anónimo disse...

Scaliburis não se esqueça das varías centenas de Templários Português que estão adormecidos e que estão á espera para serem despertados.
Temos de os acordar!
O tempo esta a passar muito depressa.

Anónimo disse...

Portuguêses

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 215   Mais recente› Mais recente»