Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

5/21/2011

UM TEXTO DESAPARECIDO - parte III

in Tombo dos Bens, Rendas, Direitos...
Autoria: CETARQUIVO


(uma tentativa de leitura do texto desaparecido)

………… que este livro … … … / o dossiê … … … …  que  o soubesse acabar pelo que ficou imperfeito … … (cartoreiras) esperamos sempre que viesse alguém que … … as escrituras que  fizesse dele a perfeição que a obra pede. Nunca se aplicara ao … … …. e … passados mais de cinquenta anos que o livro … um caderno: no qual tempo se perderam muitas folhas e outras se romperam até que no ano de … dois … cartoeiros (escriturários) que vendo a curiosidade do livro e quanto … … … antiguidade e da escrituras da fazenda que nele se …  do … … …  aumentou os cadernos que achou  e os      a … … modo que soube e o fez encadernar parece … que era … aproveitou o que achou inteiro. e que o autor não pedia nada em …  apresenta.  o convento ganha muito em haver memória de sua fundação e dos autores portugueses e mereces que os reis de Portugal sempre lhe fizeram   

4 comentários:

CLUNY disse...

Acaba por ser curioso este "achado", se o posso chamar assim, pelo menos para mim assim o foi.

Numa das últimas revisões, estava a ampliar o texto para poder ver pequenos detalhes que passam despercebidos em que dou então com um texto desvanecido, no fundo da folha.

Primeiramente julguei que a página seguinte ficasse de algum modo impressa nesta página por algum processo relacionado com humidade ou a tinta não estivessem bem seca.

Pouco tempo levou a por de parte essa hipótese, não existiam palavras invertidas.

Levantou-se logo de inicio um problema, é de muito difícil leitura. Existem palavras que não sou capaz de decifrar o que lá se encontra mas outras que me permitiram transcrever algumas palavras.

Surgem dados curiosos que me levam a pensar que este Tombo andou perdido, surge lá uma referência “50 anos”, não sei se é uma referência ao tempo que o Tombo andou perdido se passado 50 anos surgiram outra ou outras partes do Tombo.

Consta-se que se perderam folhas, eu até á presente data ainda não dei falta de nenhum fólio ou folhas, pelo que li e pelo índice que o Tombo têm.

Na minha opinião talvez este Tombo como hoje o vemos estaria em cadernos separados que foram encontrados e que acabam por serem salvos por dois escriturários que o mandam encadernar e dão disso notícia, neste espaço escrevendo este pequeno texto.

Por motivos de manter a originalidade do Tomo creio que tentou-se deliberadamente apagar este texto.

Em todo o Tombo é o único local até agora que detectei um texto quase imperceptível.

Sérgio Tavares
Coordenador do CETARQUIVO

Anónimo disse...

Todo o trabalho que li é muito interesante e como já lhe tinha dito apenas estranhei a igreja ser de um santo inglês. Algum motivo em concreto para que isso tenha acontecido? Berta

CLUNY disse...

Boas.

Cara Berta gostaria de ser detentor do conhecimento universal, mas não o tenho.

E como tento ser uma pessoa honesta e humilde vou sê-lo consigo, não tenho uma resposta para si.

Nunca foi um tema sobre o qual me debruça-se, aliás embora soubesse da sua invocação, o universo destas duas ordens é tão gigantesco que sempre me levou para outros assuntos.

Mas já que levantou a questão e porque não gosto de deixar ninguém sem uma resposta, vou estudar o assunto e que teorias se podem tecer dessa ligação.

Demorará algum tempo no entanto se alguém souber o motivo avance...

RUI GONÇALVES disse...

Ai está uma bela pergunta Berta, ou melhor, uma grande mistério.