Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

2/09/2007

O misterioso selo de D. Afonso Henriques

O primeiro selo real de D. Afonso Henriques parece ocultar uma mensagem destinada aos Cavaleiros Templários. Efectivamente, podemos observar que a disposição das letras que formam a palavra "Portugal" pode ser decomposta em "Por Tuo Gral":
§ De cima para baixo, seguindo o eixo vertical da cruz, podemos ler POR, no sentido de "a favor de" ou de "por meio de".
§ Em seguida, na parte superior do selo, três letras formam o triângulo TUO. A tradução lógica seria TEU, mas porque não THUOT (THôT), na verdade, a gramática portuguesa não permite a colocação de um H após um T, nem a colocação de um T em fim de palavra.
§ Finalmente, na parte inferior, podemos ler GRAL, se incluirmos o R desviado. Também aqui temos um duplo significado: pode tratar-se de um almofariz (GRAL), utilizado para esmagar medicamentos, ou do famoso GRAAL, o vaso sagrado que recolheu o sangue de Cristo. Ambos são recipientes.
Outro selo mais conhecido deste rei retoma a mesma decomposição da palavra PORTUGAL em três partes: POR TU G[R]AL, sempre divididas pela famosa cruz templária. Foi este selo o escolhido para ilustrar as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos de euro de Portugal.

Conhecendo o pronunciado gosto dos Cavaleiros Templários pelas mensagens codificadas, é possível que o rei D. Afonso Henriques tenha utilizado este meio para transformar o nome do seu reino numa divisa que lhe era cara: POR TUO GRAL! Por teu Graal!

29 comentários:

God`s Warriors disse...

Parabéns aos autores deste blog ,estou a gostar da vossa apresentação ,tem muitos temas de interesse.Como diz José hermano Saraiva ,a história verdadeira está toda por contar .GOstaria de falar da torre de D.Catarina ,e da capela que lá existe ,que tem uma ligação por debaixo da terra até a charola e que tem uma entrada para o túnel que leva a St.Maria,sendo ai o começo da tal serpente de fogo que por debaixo do chão se dirigia a stMaria.Porque será que essa capela foi repleta de terra.Todo o monte em que está o castelo D.Gualdim Paes está esventerado por galerias e túneis.TOda a gente de tomar sabe de histórias ou tem alguem conhecido que esteve dentro de alguns túneis ,mas o medo e o receio de serem chamados de loucos ,não os deixam falar.TEnho exemplos disso.Força.

Anónimo disse...

Poix.... a história é spr a mesma.. tuneis e tuneis e tuneis, mas só sabem dizer o k tu dizes... k é dos factos... As histórias do povo??? Essas existem em todos os sitios, acredita.... n existe castelo em portugal sobre o kual n se fale de tuneis e tuneis... mas enfim... Conta-nos os exemplos

GOD`S WARRIORS disse...

As entradas estão a vista de tdos ,que se retire a pedra no chão em St.Maria,que sé abra as portas do convento que estão fechadas.Só estamos a destancia de uma pedra,é só abrir.Façam presão aos poderosos como a ministra da cultura que não deixou fazer a pesquisa do subsolo de tomar.Comparar tomar e o castelo a outros deste país é pura ignorancia.Ninguem nasce encinado não é???

Anónimo disse...

E k tal contar-nos os exemplos.

Anónimo disse...

Da ignorancia ao fanatismo é um passo... K é o k parece K são as pessoas k mt falm e nada tem a dizer.. tuneis e tuneis... k venham os teus exemplos.. As hstorias k conheço de ká são tds iguais..

God`s Warriors disse...

E era aqui no blog que punha,cada tem de fazer a sua demanda do gral.Não tenho de dar provas a ninguem .Quem quizer andar tapado (o)que ande.Não vou entrar em polémicas com quem não sabe o que diz.E por respeito ao azul e ao joão é melhor ficar por aqui,esta lenga,lenga não leva a lado algum meu caro.Comprimentos meu caro anonino.

JOÃO disse...

Por favor meus amigos ,este blog é para ser construtivo,que diria D.Gualdim Paes se visse estes comentarios.Pelo menos respeito pela memoria dos Templários!!Todos nos queremos a verdade mas assim não.Obrigado.

Anónimo disse...

N entendo pk anda agressivo cmg.
Preimeiro, eu nunca disse que os outros castelos eram tao importantes como o d Tomar, apenas disse k as lendas existem em todo o sitio. Até parece k o castelo de tomar sem tuneis n é importante. Segundo, chama-me de ignorante.
Terceiro, diz k não pode meter no bolg informação mas fala em tuneis e serpentes, e diz k tem exemplos. è só para Ingles ver? Se n pode por nem devia falar. Eu tb kero ver esses túneis, n sou o mau da fita a dizer k n existe.
Quarto, diz k nao ker entrar em polemica com kem nada sabe. COm quem nada sabe??? K raio de agresividade.
E já k tou a xatear-vos vou deixar de escrever pk a intoletancia é grd.
bigado

DEGRACONIS disse...

Meus caros amigos,

De nada adianta a este blog discussões em redor de posições dogmáticas como a do god’s warriors, serve este local para depósito dos testemunhos que cada um entenda deixar, e de pouco adianta solicitar esclarecimentos sobre, o que, na verdade poucos esclarecimentos tem.

Decerto nenhum de nós, leitores assíduos deste blog, irá encontrar respostas aqui que satisfaçam as nossas supostas certezas do esoterismo templário. São poucos os que nós podem ajudar nesta procura, e decerto não o serão os que dão aqui à luz relatos de serpentes telúricas (sem ofensa a quem quer que seja) ou supostas histórias que nunca passam disso mesmo, suposições. Alias, intrigou-me o facto de o Azul ter pedido que o público não se inibisse de testemunhar aqui qualquer história por mais absurda que ela fosse. Meu amigo, deixe-me dizer-lhe que nem precisava de dize-lo, nestes blogs não existe carência de tais relatos, e pedi-los é pactuar com essa avalanche de histórias fantasiosas que não nos leva a lado nenhum. ( ao trigo)

Eu próprio não tenho segredo que não possa revelar, e se não sou de esclarecimento inteiro, apenas o é porque o tema ou é extenso ou porque é conhecimento de tal forma fácil de aceder que basta, para quem verdadeiramente quer, procurá-lo, ou seja, não tenho segredo e só o será para quem de poucos conhecimentos se nutre nestas matérias do templarismo.

Se têm o intuito de se alimentarem de histórias fantásticas, mas que os pode eventualmente afastar do trigo, leiam os relatos dos últimos capítulos do Maurice G. ou o livro do Gerad de Séde “Os Templários estão entre nós” ( são raros de encontrar mas existe editado em português ) que sem dúvida, mais este último que o primeiro, se faz portador de todos os ingredientes necessários para sonhar com os segredos templários.

O livro de Séde é anterior ao de Maurice G., década de setenta, e foi um dos envolvidos no embuste do Priorado de Sion, que culminou no livro de Dan Brown. Tenho o livro e eventualmente poderei-o emprestar a quem for ao jantar. ( O livro é um clássico destas coisas a par do livro do Maurice G. )

Time Out.
Da próxima quero discutir a questão dos respiradores e das portas fechadas.
Até Breve.

Azul disse...

Caros amigos.
Só vi esta discussão acesa, no fim de estar apagada. Espero que esta sirva de exemplo a todas as que possam ressurgir.
Tenho de concordar com todos, pois dizem de facto coisas reais, no entanto estamos perante um tema, que poucos conhecem o que é realmente verdadeiro, logo o que não falta são as incertezas de que alguma coisa "já foi assim..." ou "já serviu para isto..." como diz um amigo nosso: "só acredito no que vejo..."….
Contudo continuo defendendo a mesma posição (foi o João que afirmou), é de facto para nós importante ouvir relatos de histórias, lendas, seja o que for... e assim cabe a cada um de nós a sabedoria de separar o trigo do joio.
Concordo com o Dagraconis, vamos falar de coisas que mais facilmente tão ao nosso alcance... virando assim para os "poços" posso adiantar que no início do século ouve um general que desceu a todos os "poços" conhecidos... que descobriu ele???
Abraços

"Só não vê quem não quer ver..."

DEGRACONIS disse...

Azul,

No termino do seu último comentário, em tom mistérico, refere-se a um General que explorou todos os poços. Pergunto-lhe se está a falar do Tenente Mário de Figueredo, alias, autor da planta da alcáçova em 1936 que está exposta noutro comentário do blog ?

JOÃO disse...

Esperando que a tempestade tenha passado,quero me dirigir a todos com um assunto que me tem dado muitas que penssar .Como sabem tenho um gosto muito especial por ST.Maria da Anunciação ou como é mais conhecida por St.Maria do olival.Como sabemos este templo é um grande místerio ,gostaria de falar do pseudo ventilador do subterranio do templo,pois é grande a corrente de ar que por lá vem e ainda o cheiro ativo a humidade .Esse local é o pilar nº2 do lado direito ,quando se entra no templo,além disso é oco.Será mesmo um respirador?na minha modesta opinião é!Uma palavra a todas as pessoas que tem visto o blog e que não sabem quem é o João,pois bem,já passei dos 30,sou de uma aldeia perto de tomar,mas vivo em lisboa e desde muito novo apaixonado pelos templários e por tomar.Porque não sei!Nasceu comigo.saudações fraternas

Azul disse...

Degraconis:

Sim é ao Tenente Mário de Figueredo, que me refiro.
Ouvi pela primeira vez falar nele, na ultima conferencia do UAMOC.
DE certo pouco sei sobre esse tentente. Terá ele editado algum livro? que concluiu com essas pesquisas aos poços?
Vão ser estes os temas das proximas pesquisas que irei fazer, agora sem exames e com mais tempo.
Contudo nunca desviando os olhares do Convento de Cristo e do Templo da Sta Maria do Olival.
No mês do Thomar que se avisinha, esperam-se novidades...

Abraços

TEMPLÁRIO disse...

TENHO QUE COMPARTILHAR E SUBSCREVER A POSIÇÃO DE DEGRACONIS POIS GOD´S WARRIOS PODES SER UM GUERREIRO MAS AQUI DEVES USAR A CABEÇA E NAO A FORÇA BRUTA. SEM OFENSA, MAS PENSO QUE DEVES UM PEDIDO DE DESCULAS ( A VERDADEIRA FORÇA ESTA NA HUMILDADE)

O MÊS DE MARÇO! JA CHEGAMOS AO MÊS DOS MESES PELO MENOS PARA OS TEMPLÁRIOS : ) MAS DIGO NAO SERA SO O DIA 1? Q É IMPORTANTE!? BEM NAO SEI!

FIQUEI CURIOSO COM A QUESTAO DO 2 PILAR, QUANDO TIVER OPURTUNIDADE IREI VISITAR A IGREJA E VER ESSE PORMENOR.

QUANTO AOS TUNEIS E SUPOSTOS RESPIRADORES É UMA FUSTRAÇÃO ENCONTRAR TUDO TAO SELADO QUE POR VEZES ME LEVA A PENSAR QUE ESTA HISTÓRIA NASCEU NUMA BELA TARDE NUMA CONVERSA ENTRA AVO E NETO CHEIA DE IMAGINAÇÃO.

MAS BEM NAO QUERO DESAMINAR! VAMOS VER NO QUE DA!

ATENCIOSAMENTE

TEMPLÁRIO

Sara disse...

Boa tarde meus caros! É com imenso gosto e satisfação que tenho acompanhado este blog que, a meu ver, está fantástico.
Se me permitem ponho aqui algumas questões.
Pelo que percebi não existe qualquer dúvida que o convento tem algo para nos contar. Mas o quê? O santo Graal (seja ele aquilo q for)? É possível, tendo em conta que Tomar foi a última morada dos templários. Ou será que ainda é? Os templários deixaram de existir ou assumiram outra identidade? Não será a melhor forma de guardar um segredo ir mudando de rosto? Não será a política de manter o misticismo em volta destas qustões uma forma de permanecer na penumbra e desviar atenções? Afinal se existe um segredo que atravessou séculos alguém tem que o continuar a guardar...mas quem?
Mas para quê? Quais as consequências da verdade escondida vir ao de cima? Tesouro? Ouro n me parece que seja....jamais.
Quanto ao sítio onde está guardado...penso que será no interior do convento, afinal está á vista de todos mas ninguém lhe consegue chegar uma vez que está até hoje controlado, quiçá pelos próprios guardiões...
Despertou-me a atenção uma mensagem de um sr/a Anonymous que disse que lá fora se sabe mais do que em Portugal...para abrirmos os olhos... Se ler isso explique-me por favor...do que fala?
Cordiais Saudações
Sara

cm disse...

ola sara folgo em saber que tambem ha mulheres interessadas pelos templários.

tentemos nao entrar pela parte que todos gostariamos que fosse verdade mas que a cada dia que passa se vai desmistificando.

sim é verdade que o convento tem algo guardado, mas nao é o graal ou coisa que o valha, é toda uma historia fantastica de vivencias, toda uma memória inscrita na pedra talhada por maos de grandes mestres que deixaram ali a sua assinatura e uma obra singular.

o "graal". Bem esse, chegaras a ele quando concluires a tua demanda, quando por força da curiosidade mergulhares em tantos livros, tantas conversas, tantas historias e noites mal dormidas, ai sim teras o graal nas maos (ou na cabeça) e que te abrirá a tal porta secreta do castelo que mais nao é do que uma visao diferente do comum mortal sobre as coisas. cada pedra tera um significado proprio, cada lugar a sua historia, cada arôma uma prenuncia ,pois cada vez mais acredito que o segredo dos templários esta mesmo ai. No jeito de ver as coisas.

"diferente vejo, diferente sou julgado"

Anónimo disse...

Olá Sara
Tanta pergunta!a resposta só pode ser dada por alguem da ordem,mas como esses não falam,não á nada a dizer.
Só existem teorias e dessas 99,9% são mentiras.
Para mim o graal está dentro de cada um de nós mortais! Está busca pode demorar uma vida.

José M.

Anónimo disse...

HÁ ALGUM TEMPO QUE ANDO A PROCURA DUM BLOG DESTE PARA PODER PARTILHAR UM ACHADO QUE FOI FEITO HA DOIS ANOS PERTO DE SANTA CITA DURANTE AS OBRAS DO IC3, NO LANCE QUE LIGA A RIBEIRA DE BEZELGA A ATALAIA AO NÓ DA A23.
AO QUE CONSTA FOI DESCOBERTA UMA GALERIA SUBTERÂNEA EMPAREDADA QUE ESTAVA OBSTRUIDA E NO DIZER DO EMPREGADO DA TECNOVIA QUE ME ALERTOU PARA TAL FOI CONSIDERADA SEM IMPORTÂNCIA.

COMO NAO PODIA TER IMPORTÂNCIA ALGO ASSIM, EM PLENO TERRITÓRIO TEMPLARIO. SERÁ QUE UM ENG. DE OBRAS PUBLICAS QUALQUER PODE DECIDIR DA RELEVÂNCIA DE UM ACHADO ARQUEOLÓGICO?

ALGUM DOS NOSSOS CAROS COLABORADORES SABE ALGO SOBRE ISSO?

UM GRANDE ABRAÇO AMIGO

PAULO MATIAS COUTO

Anónimo disse...

Não descartes a probabilidade de ser uma simples mina de água. Seria?

Anónimo disse...

olá pessoal,já tinha ouvido falar nessa descoberta.Sei de pessoas que dizem que havia um túnel no antigo convento de st Cita e que condizia ao castelo.Muitos km não acham???.
Mas se o convento é anterior ao castelo,não querera dizer que era o castelo de ceras e não o de tomar!!!!!Um aparte alguem ai sabe onde é o cemiterio dos templários de hoje e de ontem ??Tomar sei que não é!!

Pedro Miguel

Anónimo disse...

Bem... essa parece de fácil resposta.

Os Templários eram sepultados na Igreja de Santa Maria do Olival, uns dentro, os mais ilustres, e os outros no adro. Grande parte das pedras lapidares que se encontram no piso inferior do claustro da lavagem são oriundos desse adro de Santa Maria.

Essa de não ser em Tomar esquisita. Então não é sabido que Santa Maria era o panteão do Mestres?

Anónimo disse...

Em Sintra esta o cemíterio da ordem,lá estão os grão mestres.Entre eles Gualdim paes e Pedro Arnaldo. A lapíde que se encontra em st Maria que fala de Gualdim paes ,é falsa ,pois foi escrita muito tempo depois da morte deste. Quando à pedra em st Maria foi retirada do chão,nada foi encontrado a não ser um túnel e que a certa altura ,ai uns 50m acaba devido a derrocada.Tudo isto foi estudado nos anos 40 e 6o.
DEixo ainda uma pergunta no ar,será Pedro arnaldo o 9 cavaleiro fundador dos Templários???

ps; Tomar panteão dos mestres?sim.
Tomar panteão dos grão mestres ? Não


Knight

Anónimo disse...

Não sabia disso de Sintra, que estavam lá sepultados os Grão Mestres.
Mas agora fico com uma dúvida. Qual a diferênça entre ser Grão Mestre e Mestre? Pelo que sei não havia o nome de Grão Mestre, e só após o aparecimento da Maçonaria surge esse termo. Apenas havia o nome de Mestre, e Mestre só havia um de cada vez. Um Mestre da Ordem toda, e Mestre de cada pais, mas não o termo Grão Mestre.
Nao sabia essa do Pedro. Procurei agora nos nomes e não o vejo.

Isso dos tuneis é muito fixe, mas nunca sei em que acreditar

Hermegildo Grande

Anónimo disse...

O Alvaro Cunhal repousa em sintra!


Cavador Andante

Anónimo disse...

Pedro Arnaldo foi o 3º mestre Templário de 1156 a 1158.
Morreu em combate contra os muçulmanos a 24 de junho,a quando da primeira tentativa de conquista de Alcácer do sal e durante a escalada das muralhas

Knight

Sergio Tavares disse...

em que zona de sintra se encontra o cemitério? Quais os locais em sintra que tem ligações aos templários?

Sergio Tavares disse...

onde está a documentaçâo relativa aos estudos efectuados nos anos 40 e 60 em Tomar? Quem efectou os estudos e para que entidade?

Anónimo disse...

..

Valete disse...

Eu sou de Tomar, nao sei se já foi referido, mas existem tunes sim...um atravessava o rio Nabao e ficou submerso, outro liga o convento a igreja ali perto k nao me lembro o nome ( e sou de tomar XD) outro liga convento a Mata dos 7 montes... etc de referir que o castelo era muito maior ha uns anos a tras... tambe posso dizer que em tomar cavamos 30 cm terra e apareçem edificios romanos,esqueletes humanos etc..