Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

2/08/2007

As tribulações do calendário português

Em 1139, Portugal utiliza a Era Espanhola como divisão do tempo. A Era Espanhola (ou Era dos Espanhóis) tem início 38 anos antes da Era Cristã. O ano 1 da Era Cristã coincide com o ano 39 da Era Espanhola.
Trata-se de uma era relacionada com os eventos e as províncias do mundo romano, tendo como ponto de partida a data da redução, por Augusto, da Península Ibérica a província romana. Esta foi de grande utilidade na História da Espanha, da parte meridional das Gálias e de uma grande parte da África.
As inscrições, situadas no frontão dos castelos templários de Portugal, indicam as datas da Era Espanhola. É, pois, necessário, subtrair 38 anos para obter a correspondência com a Era Cristã (actualmente, em vigor).
No dia 22 de Agosto de 1422, o Rei D. João I aboliu o seu uso em Portugal, adoptando o calendário da Era Cristã, comum a todos os países do mundo cristão.
Em 1582, Portugal adopta imediata e definitivamente o Calendário Gregoriano, instaurado pelo Papa Gregório XIII para corrigir o Calendário Juliano: os portugueses passam, pois, directamente de quinta-feira, 4 de Outubro de 1582, para sexta-feira, 15 de Outubro de 1582.

Sem comentários: