Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

3/26/2007

Aleluia em Cem Soldos


No concelho de Tomar existe uma aldeia a 5km da cidade, que no Domingo de Páscoa tem um tradicional cortejo denominado "festa da aleluia".
A partir de sexta-feira santa as pessoas desta aldeia começam a juntar flores para decorar as cruzes feitas de canas e para as raparigas um ramo. Para enfeitar as cruzes é obrigatório o uso de um arbusto silvestre (aleluia) de cor amarelo.
Não sendo uma procissão ordenada por quaisquer regras litúrgicas (por isso os párocos se têm abstido de tomar parte nela) a quem veja nela algum paganismo.
Na frente deste cortejo vão jovens que nesse ano completam os 18 anos, vestidos com a opa da confraria tocando sinos e levando uma cruz, atrás deles vai a multidão aos gritos dizendo (aleluia, aleluia já ressuscitou o nosso senhor), Ao mesmo tempo que os sinos vão tocando sem parar o cortejo corre todas as ruas da aldeia. No fim do cortejo acontece o irreal, tirando a melhore cruz e o melhore ramo que são levados a tarde em cortejo para o cemitério, as cruzes e ramos são partidos na escadaria da igreja, acto denominado de (matança dos judeus).
Neste corteja que já tem para mais de 500 anos, existem duas teorias de que ao matar os judeus se está a castigar os mesmos pela crucificação de Cristo, mas a quem tenha outra opinião que passo a descrever: Segundo Moisés do Espírito santo no livro (os templários na formação de Portugal), ele faz uma analogia entre esta festa e uma tradição atribuída a Mahomete que diz:"na minha comunidade, Jesus será um juiz justo e um íman justo. Ele quebrará as cruzes, matara o porco, suprimirá impostos. O ódio e o ciúme desaparecerão da terra assim como todas as causas dos conflitos.
Terá este ritual também a ver com uma das acusações feitas aos templários de renegar a cruz católica, pois segundo consta os templários não acreditavam que Jesus tivesse sido posto na cruz (convem lembrar que Cem soldos era uma comenda templária). Para saber mais recomendo a leitura dos livros: O projecto templário e o evangelho português de Manuel j. Gandra. Portugal Misterioso das selecções. A ordem do templo de Pedro Silva.
Nestes livros tem várias formas de abordar este cortejo. Quem quiser ver este cortejo. Digo que é no domingo de Páscoa pelas 9 da manha.

12 comentários:

non nobis sed blog tuo da gloriam disse...

Lindo,

expressão templária, com adesão popular e unica!

Viva as gentes de Cem Soldos!

Anónimo disse...

Salazar maior portugues de todos os tempos?

Não!

Foi D. Gualdim Pais

Aléluia

Cavador Andante

Ricardo Branco disse...

Olá.
Viva as gentes de Cem Soldos ;o)
O D.Gualdim Pais para mim foi um dos maiores Portugueses, mas penso que cada portugues deve ter um carinho especial por cada um... eu tenho varios ;o)

Em breve novidades sobre alguns castelos na linha do tejo... como o de Ozêzer e Punhete...

Cumprimentos
PaX

Anónimo disse...

Alguem sabe o que é o Egrégore???

Anónimo disse...

Visitei hoje pela primeira vez o vosso blogue e quero dar-vos os parabéns pelo vosso importante papel na divulgação da história.
Por outro lado, mas que fixação esta pelos Templários? Um bando de assassinos, autores das maiores barbaridades alguma vez realizadas na Terra Santa...
Quanto a mim, a extinção da Ordem só pecou por tardia.
Lamento se ofendo susceptibilidades, mas é a minha opinião. Sem o fanatismo das Ordens, talvez a Idade Média portuguesa pudesse ter alcançado um nível ímpar de realização. Talvez o Andalus e Portucale pudessem ter conseguido dar ao mundo uma lição de tolerância, convivência e progresso. Talvez fossemos hoje um povo diferente.
Assim, lá caminhámos rumo às fogueiras do Santo Ofício... e ao miserabilismo que ainda nos atormenta...

non nobis sed blog tuo da gloriam disse...

Olá ogrónio jante

Penso que falo em nome de muitos dos que participam neste blog, quando afirmo que não é fixação mas sim admiração pelos Templários, que nos motiva a estudar e pesquisar sobre os "Pobres Cavaleiros de Cristo". De facto como escreveu e bem foram cometidas atrocidades por e em nome de Templários(renaud de chatillon por exemplo).
No entanto não passaram de exepções à regra, porque como sabe e se não sabia fica a saber os Templários eram muito tolerantes para a época e contexto, aprenderam bastante junto dos judeus e mouros(ver o meu blog).
Portugal chegou a ser esse espaço de tolerância de que fala,muitos mouros e judeus encontraram refugio em Portugal depois da expulsao ordenada pelos reis católicos de espanha em consequência da queda do ultimo rei mouro da peninsula em 1492.
O declinio de Portugal começou com a entrada da santa inquisiçao no reinado de D Joao III que já nada tinha a ver com os Templários.

Tolerância, Sabedoria, técnicas de engenheiria militar, agrária e urbanística, arte da navegação e cartografia, e finalmente coragem e bravura em combate.

Eis o legado dos Templários em Portugal, e a razão da nossa admiração comum.

SED NOMINE TUO DA GLORIAM

Anónimo disse...

E LÁ FORAM PARTIDAS AS CRUZES ONTEM.E O PADRE LÁ SE FOI EMBORA PARA NÃO VER O CORTEJO.

Anónimo disse...

Alguem pergunta o que é o Egrégore,pois bem segundo algumas pessoas ele é o guardião do subterrânios do convento.
Tenho ouvido contare que por varías vezes pessoas foram impedidas por este ser de entrar nesses mesmos subterrânios e algumas até ficaram doentes.
O mesmo sé passa em Sintra,Pombal ,Almourol e Alcobaça.

Pedro

Anónimo disse...

Desculpe a ignorança,gostaria de saber o que é Soldo?

atenciosamente,

J.P (BR)

Anónimo disse...

soldo era o dinheiro corrente na epoca

non nobis sed blog tuo da gloriam disse...

Parabens ao J.P (BR) por fazer perguntas que parecem estúpidas, mas que não são! Não é ignorância mas sim inteligência, porque humildade é fundamental para compreender e descobrir.

O nome de Cem Soldos virá do imposto pago ao convento pelos terrenos onde se situa a povoação.
Será?

Anónimo disse...

Este verão visitei Cem Soldos. Tomei conhecimento através dum blog da realização do Festival Bons Sons. Depois de visitar o Santuario de Fátima lá fomos por montes e vales e demos então com uma aldeia pequenina e acolhedora Madalena (Cem Soldos)onde podemos admirar este festival, talvez único. Espero que se volte a realizar. Os meus parabéns.