Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

11/16/2008

Santa Maria Speciosa in Campis

Este post foi gentilmente enviado para o meu mail, contudo o seu autor preferiu ficar no anonimato. A ele só temos de agradecer pela vontade de participar activamente no blog. Obrigado. Até breve!

Santa Maria Speciosa in Campis – Alçado ocidental
O pentagrama comanda a disposição dos principais elementos arquitectónicos. Aplicado com sabedoria, a outras obras de carácter Tradicional, revela os seus segredos. Compete ao leitor avisado, aprofundar o cânone. Eis a razão pela qual, Leonardo Da Vinci, transmitiu aos vindouros a famosa figura do “Homem de Vitrúvio”

15 comentários:

Anónimo disse...

Muito fixe esse desanho.Para quem goste do tema dos desanhos nas Igrejas ou Catedrais,deviam de ler os livros Michel Bouttier,(le languages des images ,Cathedrales;Les batisseurs ,cathedrales;)são 5 volumes.
Não sei se sabem mas todas a igrejas e templos Templários tem sempre um pentagrama desenhado nas suas fachadas.
Todas as Igrejas Romanicas e Goticas tem sempre desenhada a geometria sagrada.

P.

Ps:a fachada de St Maria já não é a original,já existe por alí muito coisa feita seculos depoís.

Anónimo disse...

Gostaria de sugerir aos autores deste blog que, no seguimento do último post, também eles respeitassem a geometria sagrada de edição bloguista.
Quero com isto dizer que se poderiam evitar a maior parte dos items sempre presentes aquando da abertura do blog e que há tempo demais se tornaram irritantes e que contribuem para tornar a página demasiado pesada e de utilidade duvidosa. Refiro-me à musica repetitiva, aos slides deslizantes que ninguém vê, à opinião dos visitantes (já repararam bem que estão a utilizar a identificação dos autores para escreverem boçalidades?), os diversos contadores de visitantes, o estado do tempo (?), as fases da lua, o mapa astrológico, o jogo de xadrez, ufa!
Parece mais um almanaque que um blog!
Não esquecer que cada vez que entramos no blog ou mudamos de tópico, temos de carregar e gramar toda esta parafernália de inutilidades, e que estes nos "comem" os bites necessários para outros acessos!
Isto somado à pobreza dos últimos postes e dos ilariantes comentários que os adornam, fazem certamente com que cada menos nos sintamos cativados a cá voltar.
Lamento...

Anónimo disse...

Não vejo, mesmo com posts e comentários escabrosos, razão para se criticar tanto o "trio da vida airada". E LEMBRO AINDA!!! se quiserem PODEM abordar os autores para que eles publiquem textos da vossa autoria ou, talvez mais fácil, fazer-lhes chegar material gráfico para que aqui seja divulgado....

Anónimo disse...

O que o anónimo das 21:35 quer é que este blog tenha MAIS UM nível!!!
Pretende este putativo Presidente realizar um "coup" gastronómico mascarado de votação cuja cabine seria um prato de lentilhas....

Sempre gostaria de ver quem é que depois se andava a afadar para produzir conteúdos pró blog.

Ricardo Branco disse...

Amigo Scaliburis! Desde já agradeço a sua opinião. Em muito tem contribuído para o dinamismo que o blog teve neste últimos tempos! Obrigado!
Contudo já retirei algumas aplicações que me parecem desnecessárias. Percebo que para si haja mais umas quantas que estão a ocupar espaço... mas tem de respeitar a opinião de outros visitantes do blog que gostam de usufruir da informação disponível...

É claro que nós temos todo o interesse que os nossos visitantes nos visitem, mas mais do que visitar seria útil que comentassem, deixassem as suas opiniões (tal com a do Scaliburis), o blog não cresce só pelo nº de visitantes!
Scaliburis porque não nos brinda com um dos "coelhinos que tem debaixo da cartola"? Acho que animaria muito o blog!

Acredito que há-de haver muitas pessoas a quem o blog lhe possa fazer algumas comichões pelo corpo. A ideia não é essa! Este blog sempre teve a intenção de ser um espaço de convívio e troca de informação entre os diversos visitantes! Tem perdido a piada que tinha quando começou!
Estou farto de ver comentários estúpidos e sem nexo!
Querem melhor? Ou participam ou façam um próprio! Todos temos a ganhar com isso! Agora não nos deitem abaixo! Pois fazemos isto por gosto! Tentamos agradar ao máximo nº de pessoas e variadas personalidades!

Amigos! Este blog é vosso! Façam alguma coisa dele!

Obrigado aos que têm ajudado a manter este blog no ar... pois acreditem que já teve perto de ir abaixo... mas graças a uns tantos que o sustenta ganhou nova vida! E prometo que veio para ficar! Quer com a vossa ajuda ou sem ela!

Até breve!

Anónimo disse...

Azul ,João e Oberon tenha cuidado existe muita organização a querer deitar mão ao vosso blog.
Este blog não pode acabar.

Deixem o blog continuar como esta.
Nunca se esqueçam do artigo XI da regra de S Bernado :

É expressamente recomendado que vos rodeeis das maiores precauções frente a frente com certas pessoas,porque eles agem à traição a fim de mais facilmente vos envolverem no lodo dos seus crimes.

Um Amigo

Anónimo disse...

Numa coisa concordo com o Scaliburis,o mapa astral,xadres,mensagens e a musica(só ouvia quem queria)já deviam ter saido do blog.
Isto é um concelho claro.

Os contadores acho que devem ficar,vocês assim tem uma ideia de quem visita o blog.

Rui Ferreira disse...

Sobre Santa Maria e outras coisas, para quem não conhece, o meu amigo Alfredo Caiano tem um blog muito giro...
É mais um caderno de apontamentos pessoal mas com coisas que me surpreendem

http://www.notasdodirector.blogspot.com/

Ricardo Branco disse...

Sem dúvida, grande blog! Conteúdo muito interessante!
Parabéns ao seu autor!

Anónimo disse...

Esse Blog é muito perigoso,além de muitos virus ,esse senhor tem uma grande lata quando disse à coisa de 1 ano que este blog dos cavaleiros guardiões... era o pior blog de Tomar,quem tem dúvidas sobre esse senhor que vá aos arquivos do blog do Jornal O Templário.
Mais um paraquedista.

P.

Ps: Ainda por cima diz que os benfiquistas são gays,por causa da camisola rosa do clube.

Anónimo disse...

Eu por acaso sou spotinguista, por isso a coisa da camisola não me afecta.
Se o Caiano disse isso, deverá lá estar escrito nalgum lado... e isso é a opinião dele!!

Quanto ao facto de EU achar que o blog dele é bom (!) deve-se ao facto dele conter fotos antigas de Tomar, algumas raras!!

Quanto ao resto, nomeadamente as posições estéticas e pessoais do autor, não discuto.

Não sou sectário, desde pequenino!

Rui Ferreira disse...

Concordo com o insidejob, as fotos de Tomar são o mais importante, o resto são opiniões pessoais e de certeza que se arranja para aí outros blogs ou páginas da net onde se diz mal deste "nosso" blog. Não se pode agradar a todos.
Não é por isso que vou deixar de respeitar o meu amigo Alfredo Caiano que já não vejo há largo tempo...

Ricardo Branco disse...

Infelizmente não conheço o seu autor... mas já agora gostava de trocar algumas impressões...

Acho o blog muito bom devido exactamente às imagens antigas, eu como coleccionador de "coisinhas" antigas de tomar, fiquei "maravilhado" com algumas imagens que vi no seu blog!

Anónimo disse...

Também eu fiquei maravilhado com as fotos antigas desse blog. Que nostalgia...
Lysardo

Anónimo disse...

Passei um bom bocado a ver as fotografias. Óptimo registo de há muito.
Ana P.