Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/10/2006

Cavaleiros da Ordem do Templo

Decorria o Ano do Senhor de 1118, quando foi criada a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (Templarios) em Jerusalém. Esta Ordem foi fundada por 8 cavaleiros, sendo um deles, Hugues Payens, o seu mestre. Existia no entanto um nono cavaleiro, cujo nome foi mantido em segredo, e sendo assim temos 9 cavaleiros como fundadores da ordem.

A Ordem foi criada com o pretexto de proteger os peregrinos que se dirigiam a Jerusalem , não sendo porém esta ideia muito plausível, pois 9 cavaleiros,em relação à quantidade de peregrinos que a Jerusalém se dirigiam eram insuficientes.

O verdadeiro motivo da criação da Ordem foi o de procurar em Jerusalém, mais propriamente debaixo do solo do Templo de Salomão, determinados objectos (religiosos e pregaminhos) que aos Egiptos e Hebreus tinham pertencido e para tal o rei Balduìno II, amigo dos Templários, cedeu a estes para seu quartel general, ou seja, as antigas ruinas das cavalariças do Templo de Salomão. Depois de encontrar tais objectos é evidente que a Palestina deixou de ser prioridade para os Templários, passando o centro da Ordem para a Europa e deixando a Palestina como uma escola de guerreiros onde eram instruidos na arte do combate.

Ao deixar a Palestina a Ordem implanta a sua sede em Thomar, formando ai uma escola de saberes espirituais e cientificos, tendo como seu Grão Mestre D.Gualdim Paes e Bernard de Trèmelal como mestre na Palestina. Assim Portugal é fundado e criado por Templários, sendo o nosso primeiro rei D.Afonso também ele um Templário .Temos ainda no castelo de Thomar a primeira cruz pantea trazida por D.Gualdim Paes do oriente e que pode ser vista na porta do sangue deste mesmo castelo.Daqui a Ordem espalha-se por toda a Europa, tendo como sede finaceira Paris.

Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam (Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória)


Castelos Portugueses

Castelo de Soure (1128)
Castelo de Longroiva (1145)
Castelo de Ceras (1159)
Castelo de Tomar (1160)
Castelo de Pombal (c. 1160)
Castelo de Almourol (1171)
Castelo de Penamacor (c. 1199)
Castelo de Castelo Branco (1214)
Castelo de Vila do Touro (c. 1220)

Mosteiros Portugueses

Convento de Cristo
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de Alcobaça

24 comentários:

Anónimo disse...

Contudo, deveremos ser prudentes em relação a toda a documentação histórica que versa sobre esta temática apaixonante. Ao analisarmos de perto um documento histórico, redigido por outrem, certamente discernimos sobre a sua veracidade temporal e material. Qualquer documento pode ser deturpado ou alterado por razões sombrias, embora incida sobre o subconsciente humano a sua carga anímica, impregnada de hermetismo e subterfúgios. Em suma, só nos resta acreditar na linguagem petrificada, receptáculos físicos que emanam secretamente as forças telúricas da antiguidade, heranças aparentemente inacessíveis que ecoam para a eternidade. Embora nos resta apenas a argúcia da especulação, o mote da senda está ao alcance de qualquer iniciado…

Ricardo Branco disse...

Contudo não nos podemos esqueçer que não só as pedras falam, e nos deixam marcas (algumas evidentes)de que o passado sobre elas passou, também restam alguns documentos escritos que relatam algo... (pouco sabiam escreve na época), resta saber onde param alguns desses documentos... o 1º Documento escrito que fala de Tomar (e juntamente de Ourém) é datado de 1159, que vai ser mostrado em Março, pelo Grupo Dos Amigos Do Convento de Cristo, que à pouco tempo concluiu uma serie de Conferências profundamente ligadas ao historial deste Covento e desta cidade. Ao GACC os meus parabéns, desejando força e optimismo para as proximas actividades.

Anónimo disse...

Mais uma vez parabens pelo blog .Vejo que muita gente esta a seguir pelo mensmo caminho em tomar,pois muitos blogs estão aparecer,até com as mesmas imagens.Não sera plagio!Gostaria que o degraconis fosse mais especifico em relação a tal livro,ou o degraconis o têm e esta a por todos a prova ou este livro nunca apareceu ou então é um de muitos livros que desapareceram de tomar nos anos 80 e 90 sobre templários e que estavam na biblioteca desta cidade .SE estava na igreja de st Maria dos olivais é normal que tenha desaparecido pois à tanta chave a circular desde o tempo do padre Borga nas mãos das beatas que lá fazem limpeza.A não ser que Bezerro seja uma metáfora para algo relacionado com o Bezerro de ouro de Moisés???Quanto as pedras falarem aos documentos aos livros tudo para decifrar a Historia dos templários o degraconis sabe melhor que ninguém que existem outros meios ,através de lendas que vão de boca em boca durante seculos e através de algo mais que nos transcende a nos comuns mortais.Estarei a dizer barbaridades meu caro degraconis!

Anónimo disse...

o manuelino ao contrario do que muitos dizem é um estilo mais decorativo do que propriamente arquitectonico, sendo uma variante do gotico final, conhecido como gotico flamejante. de facto a ideia do manuelino como um estilo surge-nos no sec.XIX pela mão dos nossos romanticos, embebidos na mistica da gesta portuguesa. de encontramos na vizinha espanha um estilo cronologicamente identico ao manuelino: o plataresco. as semelhanças são muitas: tronco podado, brasoes, armas, arcos trilobados bem como canupiais. bem não existe nada como ver e comparar. eu estou basear-me em Historia da Arte e aceito opiniões. Podemos falar sim num estilo ibérico comum as duas cabeças do poder no sec. XV

non nobis sed blog tuo da gloriam disse...

Olá por acaso ninguém encontrou uma arca contendo umas pedras escritas em hebraïco antigo com uma caligrafia divina, ou um vaso ou taça com as iniciais J.A.
Estou a brincar claro mas falando a sério esse livro "bezerro" não teria desapareceido com o saque feito pelas tropas napoleonicas, aquando das invasões francesas.O imperador Napoleão I procuraria algo em Tomar? Pode só ser coïncidência e não ter nada a ver com os Templários, mas mandou expulsar os hospitalários de Malta, andou a investigar na Biblioteca vaticana os registos do processo dos Templários, mandou arrasar o que restava do Templo em Paris. O famoso "bezerro" pode estar numa biblioteca de Paris. Quem sabe?

Anónimo disse...

os paços do infante, tiveram de facto dois pisos, tendo um sido subterrado, tal como aconteceu na zona da AL Medina, o actual laranjal (aí há uma possivel explicação para o entaipamento de algumas entradas). Por Baixo da Charola descobriu-se uma psossível cripta, mas todas as possiveis entradas estão tapadas, e nelas não se pode mexer pois são agora pontos base no suporte do monumento, e o estado não financia trabalhos com sonda (pois consideram como mera fantasia de misticismos templários). E temos também que ver que o castelo sofreu muitas alterações, por exemplo, D.João III entaipou e modificou todas as obras do pai, há quem diga que era por ser muito religioso e considerar o manuelino pagão, outros dizem que foi pelo pai lhe ter roubado uma noiva... mas vá-se lá saber

Anónimo disse...

AQUELA IMAGEM DE PAREDES MEIAS EM RUÍNAS, É POR BAIXO DA CAPELA DOS CORVOS ONDE MUITO TEMPO ESTEVE UMA RESERVA DE MORCEGOS IBÉRICOS, PROTEGIDOS PELA QUERCUS

Anónimo disse...

PARABÉNS pelo blog, e pela a atenção a um dos monumentos mais ricos em história( enquanto disciplina) e ainda mais rico em histórias (de mitos, que muito se debatem, mas o que é bom, é podermos sonhar ainda um pouco,com os cavaleiros, no verdadeiro sentido da palavra). Continuem!!!

HERMES disse...

Cripta debaixo da Charola?
Onde leu ou ouviu tal coisa? Ou trata-se de uam suposição?
Obrigado

Anónimo disse...

curioso esse assunto da cripta!! já não é a primeira vez que ouço isso!! um colega meu que na altura participava numa acção de visitas guidas pela escola secundaria havia tido conhecimento que tinha sido descoberta uma cripta por baixo da charola!! o q é q ela encerra!! quais os misterios por baixo daquele espaço...

Anónimo disse...

Olá boa noite!
Falando na cripta da Charola, tenho um amigo,perto de Tomar,na zona da Serra, que o pai, na altura das obras da charola, lembra-se de ter "enterrado" de cimento umas escadas que existiam para um subterraneo,penso que poderia ser a entrada para a cripta, mas o unico sitio que estou a ver é mesmo dentro da charola, seria a escada em espiral? Pena já não ver esse amigo á muito, se calhar é boa ideia, perguntar por ele...

Boas pesquisas

Anónimo disse...

Com efeito é verdade que as entradas foram enchidas de betão excepto de uma que esta reservada as cerimonias da ordem.O fecho das entradas devesse a decisão do grão mestre que substituiu o outro grão mestre Oliveira Salazar,esse mesmo .Nos anos 60 e 70 muita coisa aconteceu no concelho de tomar ,muitas coisas foram escondidas que até então estavam a vista de todos.Com o decorrer do tempo darei mais informações

Anónimo disse...

bem...uma verdadeira pedrada no charco!! essa informação de Oliveira Salazar é fidedigna, ou estamos apenas a expecular!! Tou bastante curioso com este novo tópico!! aguardo desenvolvimento para futura discussão.

Aquele Abraço

Ricardo Branco disse...

Bem!realmente um comentario, intressante... mas... ate que ponto é real?
uma coisa é certa, a Ordem do Templo nunca chegou a acabar verdadeiramente, continuaram com sempre estiveram, no oculto, mas dai ate Dr. Oliveira Salazar...
Já agora terá a ver com politica, ou ter sido um portugûes "ferranho"? quais terão sido os descendentes? Será que Grão mestre da actualidade será o culto Dr.José Hermano Sairaiva?
Não sei até que ponto estarei a dizer disparates, mas também fiquei um pouco espantado com tal comentario...
Espero que esse anonimo, venha mais vezes e vá deixando comentarios.. ;o)
Abraços

Anónimo disse...

Tenho estado spr a ver comentarios do blog, e n escrevo pk ainda sou um principeante nestas coisas dos templarios. Peço ao Degracnis que nos fale do k o anonimous tem dito, ou é disparate k ele diz? Pok diz o degraconis k era interessante.

Anónimo disse...

PRO LUCE IN PERPETUUM CONTRA OBSCURUM MALUM.VERITAS NUNQUAM PERIT.MAGISTER DIXIT.

Anónimo disse...

O degraconis fala numa capela de nossa senhora dos anjos,ouvi dizer que existia uma ao pé dos armazens da camera ,sei ainda que existia uma que era a santa Barbara mais ao pé da mata.Sera que á uma passagem para o castelo de lá.Tambem ouvi dizer que havia uma ligação da charola a quinta da anunciada velha e que dai seguia até cem soldos,sera possivel são 5 km.Em cem soldos existia a antiga capela de s.Sebastião,do tempo de Gualdim paes e que agora é uma igreja.Sera que vai até as caldelas???

Anónimo disse...

É verdade já passaram ou melhore vai fazer 888 desde o nascimento dessa nobre figura D.Gualdim paes .Quero pedir desculpa por só agora vir ao blog pois tenho estado ausente com muitos afazeres e o mensmo se passa com o azul com exames .Iremos por no blog mais textos e fotos para comentar muito em breve ,pois material e o que não falta .Quero agradecer as pessoas que tem participado no blog ,com mais ou menos polemica .Quanto a Salazar não sei o que diga ,se foi o não templário ,este pais desde a sua fundação que a classe dirigente pertence sempre a um grupo ou organização agora qual não sabemos pois são todas secretas,mas o melhore é ficarmos por aqui.Vamos é nos concentrar sobre o que interessa os subterranios e os mistérios de thomar.Quero fazer um repto as pessoas ,se tem historias ou lendas mesmo que (absurdas) sobre acontecimentos estranhos ou achados que possam ter haver com templários ,o monumentos que já não existam em thomar o no concelho que escrevam Será de muito interesse para o blog.Muito em breve iremos colocar uma historia que vem no livro de Maurice Guinguand e que relata uma aventura de uma mulher que no calor da noite segue uma procisão de espectros de templários até uma gruta nos arredores de thomar .Espero que o degraconis saia da quarentena ,para nos ajudar a percorrer este caminho tão ardo e difícil e a travar este justo combate.saudações fraternas .

Anónimo disse...

Sendo ignorate no tema,mas intressado no mesmo ,alguem me pode dizer o que é um iniciado,pois vejo escrito em varios sitios,pesso que alguem me ajude.obrigado

Ricardo Branco disse...

NOS SOLUM QUAERERE EAM VERITAS ET ID VIA EXPEDITA CIC ID PERVAGARI. USAR EAM FIDES AC BENEFACERE.

PAX

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

saurium disse...

Tomar,Tomar,Tomar.......será que os 19 anos que a sede da ordem do templo em Soure nada valeu???!!!Será que alguem se lembra que foi devido ao grande combate que decorreu no castelo e em redor do mesmo ,onde as hostes templarias travaram uma das maiores batalhas contra as forças do emir de Santare,Abu Zacharias,e sofreram pesada derrota,é que deu a D.Afonso Henriques a vontade extrema de tomar de assalto Santarem com finalidade de resgatar a populaçao de Soure e os Templarios que tinham sido feitos prisioneiros anos antes(1144 para ser mais exacto)????!!!! Séra que sabem que debaixo das ruinas da igreja de N. Sra. de Finisterra,posta a descoberto á alguns anos,situada junto ao que resta do castelo,existem dois niveis de galerias e que nao foi autorizada a sua exploraçao???!!!

Anónimo disse...

A quantidade disparatada de erros ortográficos deste blog é reveladadora do grau de cultura dos seus autores, ergo da credibilidade das suas lucubrações.
Triste, muito triste...
Deviam voltar para a escola primária.

RUI GONÇALVES disse...

(COMENTÁRIO COLOCADO NO NOSSO FACEBOOK EM RESPOSTA AO COMENTÁRIO ANTERIOR)

Recebemos um comentário relativamente aos erros ortográficos deste artigo. Confessamos que eles existem e não foram corrigidos. Foi um artigo escrito à muito tempo e os autores de facto tiveram pouco cuidado. Pedimos desculpa pelo facto. Nos últimos anos temos tido outro cuidado. Iremos colocar o comentário anónimo da pessoa ao vivo nos comentários do blog (onde aliás foi feito).