Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/27/2006

Questão 2 - Quem foi D. Gualdim Paes?

Eis outra boa pergunta...
Concerteza um guerreiro sabio... mas.. será que está mesmo sepultado no Templo de Sta Maria do Olival?
Terá sido um mero Mestre Templario ou Grão Mestre Templario?
Terá nascido mesmo em Amares em 1118?
Terá ele reconstruido o Castelo de Ceras? Quando como recompensa pelo apoio dos Templários na conquista de Santarém (em 1147), D. Afonso Henriques doaria a, Gualdim Pais, no ano de 1959, o Castelo de Cera (actual Ceras).
Surge sempre a duvida e o incerto... mas....
Gostaria que nos dessem a vossa opinião.

Deixo-vos aqui um texto que fala do D. Gualdim Pais,para puder mos confrontar algumas ideias, este texto foi retirado duma pagina na Internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gualdim_Pais

Gualdim Pais (Amares, 1118 - Tomar, 1195), cruzado português, Freire Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques (1128-1185), foi o fundador da cidade de Tomar.
Filho de
Paio Ramires e de Gontrode Soares, combateu ao lado de D. Afonso Henriques contra os mouros, vindo a ser ordenado Cavaleiro pelo soberano no campo de Ourique (1139).
Partiu depois para a
Palestina, onde militou durante 5 anos como Cavaleiro da Ordem dos Templários, tendo participado do cerco à cidade de Gaza.
Ao retornar, foi ordenado como quarto Grão-Mestre da Ordem em Portugal (
1157), então sediada em Braga. Fundou, nessa capacidade, o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo (1160), que se tornou o Quartel-General dos Templários no país, dando foral à nova vila no ano de 1162.
Também fundou o
Castelo de Almourol, o da Idanha, o de Ceres, o de Monsanto e o de Pombal. Deu foral a Pombal em 1174.
Cercado em
1190 em Tomar pelas forças Almoádas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, conseguiu defender o Castelo contra esse efetivo numéricamente superior, detendo assim a invasão do norte do Reino por esta parte.
Faleceu em Tomar no ano de 1195, e ali se encontra sepultado, na
Igreja de Santa Maria do Olival.

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais parabens,pelo blog,pois tanto falam do que sè conhece como daquilo que não sè conhece.Quanto a serem 8 ou 9 fundadores,podem ter a certeza que a verdade não vem em livro algum.Quanto a cidade de tomar ser capital espiritual da ordem è verdade,ainda hoje è a sua sede.Quanto a D.gualdim paes muito à a dizer,foi uma pessoa tão especial,que nenhum ser humano hoje en dia o pode entender,o dizer que era apenas un mero mestre è falta de conhecimento da verdade ,pois o que sé escreve nos documentos de hà 5oo anos pra cà ,è tudo uma fraude feita pela igreja,maçonaria,e organizações ditas templàrias.Pois a ordem è interna e não se manifesta.Bem continuen a defender tomar e os templàrios,pois a verdade esta a nossa frente e nos nem a vemos o não cremos ver,ou não deixam ver.(assinado por un homem que ama o seu paìs,a sua terra e a ordem templÀria)

Anónimo disse...

do meu ponto de vista não restam duvidas que a cidade de Tomar é a capital dos Templarios, pelo menos a capital portuguesa, porque a existir uma capital, essa seria sem duvida Jerusalem. Ao contrario de outras cidades a cidade de Tomar tem a particularidade de ser a ultima cidade a ser "fundada" na historia dos Templarios. Quanto a gualdim Pais tenho as minhas duvidas quanto a designação de grão-mestre. na minha opnião terá sido um cavaleiro eximio o que lhe tera grangeado grande louvores. contudo apenas tera sido mestra territorial de Portugal.