Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/25/2006

Os Cavaleiros Templarios

Os Cavaleiros Templarios na vila de Thomar











23 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde
Começo por felicitar os autores do blog porque há muito que desejava ter um sitio minimamente organizado para poder aprofundar os meus poucos conhecimentos sobre um assunto que me tem vindo a fascinar - Os Templários - e que seguramente será da máxima importância para Portugal enquanto Nação, e incompreensivelmente tão pouco estudado.
Permitam-me que discorde do tom de mistério e esotérico, palavra tão em voga, que normalmente sinto nos comentários que leio, quando o que me parece que é necessário é estudar-se em profundidade o que se passou depois de 1312 com a "passagem" da Ordem do Templo para Cristo e responder-se ás perguntas:
Portugal e Borgonha um facto. Gondomar era mesmo Português? Como é que uma Nação tão pequena, aparentemente sem grandes recursos, foi capaz de financiar a sua Epopeia Maritima? O Ouro dos Templários: Cisors ou Tomar?(Maurice Guinguand, alguém me arranja o livro ou uma cópia?); A Caravela Portuguesa qual a sua história? como apareceu? Quais as suas raizes?.
Bom por hoje é tudo e termino com a mesma provocação que já fiz num outro Blog:

Terá sido o Convento de Cristo o Pentagno dos Sec. XIV, XV e XVI?

Melhores cumprimentos
Paulo Alves (nome real)

Anónimo disse...

Parabens pelo blog,sei que é dos mais vistos em tomar,queria fazer uma pergunta! Sera possivel que ninguem se entende em relação aos templários,só foi á 700 que eles acabaram,não havera documentos e os que aparecem contradizem-se. Dos egiptos que foi á 10ooo todos sabem o nome dos faraos e o que fizeram,quanto aos templários!!!Em relação a tomar se a provas do tuneis porque não se abre de uma vez esses tuneis.Já tou farta.

Ricardo Branco disse...

CAra amiga.
Como todos sabemos os Templarios foram (e são)uma ordem que creceu (financeiramente) muito rapido, por diversos feitos, foi por isso que aos olhares de muitos Reis e Imperadores se tornaram alvo de misterio, assim nasceu a busca iniciada por Felipe IV, Rei de França, que culminou com a sua morte e a do seu cumplice Clemente V, e também com a Extinção da ordem, que em Portugal, anos mais tarde daria o nome de Ordem dos Cavaleiros de Cristo. Todo o misterio que anda em volta dos templarios, não se limita simplesmente á sua riqueza, mas sim á sua sabedoria, pois sabemos que herdaram a sabedoria de muitos povos, para mim esta é a maior riqueza que eles possuiam.
Contudo muitos historiadores,até mesmo alguns habitantes desta pacata cidade sabem exactamente onde se situam algumas dessas entradas para os subterraneos que tanto se falam, só que simplesmente foram tapados, a alguns anos, lembro me de ouvir até que algumas pessoas por essas entradas entraram, e delas nunca sairam... (será um labirinto, será que são "ratoiras" em maior escala???) infelizmente sabemos que algumas delas foram tapadas (no castelo, no convento, e mesmo no Templo de Santa Maria do Olival), contudo sabemos também que alguma(s) aberta, não sabemos é onde...
Pensamos também que as Igreijas que se situavam perto das Igreijas do Castelo também tivessem ligações subterrâneas (tanto para a Mata, como para o Pinhal de Sta Barbara).
Porque que não se abrem as entradas que se sabem?
Ai está uma boa pergunta.. pergunto ao presidente da Camara, ao ministro da Cultura, até ao próprio Papa. quando conseguir obter a resposta agradeçia que a partilha-se....
Para mim não há duvida que querem esconder algo, não sei é o qué...
Lembrem-se que uma x por ano, as catacumbas de Lisboa são abertas á população...

Abraços e cumprimentos misteriosos

Anónimo disse...

Bem, acho que os templários optaram pela igreja de st maria como panteão oficial da ordem, na medida em que de facto esta ordem se fixou por muito tempo nesta zona devido à prolongada reconquista cristã do séc XIII.No entanto o primeiro cemitério oficial da ordem foi o claustro do cemitério no convento de cristo

Anónimo disse...

O primeiro panteão da ordem foi
Sintra e depois ST.Maria.Ainda estão em almourol 2 mestres,de origem estrangeira.Em St Maria estão 22 mestres mais 1.O cemitério da ordem neste momento é Sintra.Os claustros do cemitério ,foram mandados construir pelo infante.O cemitério dos cavaleiros templários é em volta de St.MAria.

Ricardo Branco disse...

Viva. boa noite.
Eu penso que o 1º panteão dos templarios foi em Santarem na Igreja da Alcaçova,onde estão sepultados os primeiros 3.Pois em Sta Maria estão a partir do D. Gualdim Paes, ate ao 1º da Ordem de Cristo.
Penso que a primeira sede dos Templarios em Portugal tivesse sido em Santarém, e depois com as "disputas e Confrontos" com o Bispo de Lisboa, os tivesse levado para Ceras ou SEIA(???), so Depois para Thomar.
Esta questão de Seia é bastante questionvael, no entanto, vou tenar estuda-la para futuras discuções..
Abraços

Anónimo disse...

Os primeiros tres mestres estão sepultados em local incerto.No que respeita a tais figuras posso adientar que podem estar em almourol.

Anónimo disse...

Bom Dia
Tendo anteriormente solicitado opinião sobre a matéria com que volto ao blog e porque apenas obtive uma só resposta e mesmo essa parcial e não dos responsáveis, volto a perguntar o seguinte : - Terá algum fundo de verdade a teoria que nos diz que Os Templários eram conhecedores da existencia do Brasil, nomeadamente do Estado de Minas gerais, território rico em jazidas auríferas ? E que, fazendo corresponder o que está em baixo ao que está em cima, construiram as suas edificações sobre a projecção da Via Láctea tendo ficado aqui deste lado do Atlântico ? Que as riquezas da Ordem ao passarem para a Ordem de Cristo sustentaram a Epopeia dos Descobrimentos e assim se gastou o Tesouro Templário ? Ou o Tesouro Templário seria o Ouro existente no Brasil ? Que D. Dinis, ( que faz a passagem da Ordem dos templários para a ordem de Cristo ),quando manda plantar o pinhal de Leiria já tem conhecimento da necessidade de madeira para a construção das caravelas ? Obedecendo a um plano muito anteriormente delineado no sentido de chegar ao Brasil ?
Muito agradecia que se pronunciassem sobre estas possibilidades serem coincidências, especulações ou conterem algum interesse de aprofundamento quanto à veracidade histórica.

Os meus melhores cumprimentos
Augusto Camarão
( nome verdadeiro )

Anónimo disse...

É um tema fascinante.
Parte dele advém pelo próprio mistério que o envolve, envolveu e sempre envolverá........não acredito que alguma vez sejam encontradas respostas cabais e elucidativas ás muitas questões aqui colocadas.
Ninguém pode dizer ser o dono da verdade.
Bons debates

João Silva

Post Scriptum
Sim. É verdadeiro o nome.
:)

Anónimo disse...

Os templários conheciam o mundo todo.

Anónimo disse...

Antes de mais nada desejo um otpimo dia.
Eu sou novato nisto dos Templarios mas algo me diz q só não se descobre o verdadeiro motivo pelo qual foram dizimados e ainda estao escondidos devido a mexer com grandes poderes a nivel mundial.
O "mito" dos Templarios convem para muitos continuar a ser um "mito",senão questionem-se so com esta questão: como ganhariam rios de dinheiro as grandes empresas de livros?
O misterio fascina o Homem e convem continuar a ser um misteri.
Até uma proxima.

Anónimo disse...

Recomendo o livro: "Esquin de Floyrac - O fim do templo"
Autor: Z.Rodrix
Editora Record.
Lí faz pouco tempo e me aprofundei um pouco mais no assunto.
É um ótimo livro!
Parabéns pelo blog, passarei ainda muitas vezes por aqui.
Um abraço.

SOCITO disse...

oi, meu nome é Rita Vieira, brasileira, descendente do sargento-mor Jose Afonso Vieira. Estou fazendo a Arvore genealógica da familia e descobri que ele era Cavaleiro da Ordem de Cristo, poderiam me ajudar? A história dele (uma pequena parte)está relacionada com a história de fundação de Petrópolis a cidade imperial do Brasil, era amigo de D. Pedro I.
Onde ele está enterrado tem o símbolo dos Cavaleiros Templários.
beijos.
Rita Vieira

Anónimo disse...

Ola Amigos..

Fico muito feliz em saber que a grande história da Ordem do Cavaleiros Templários continua a ser discutida.
Rita Vieira, também sou Brasileiro, e gostaria de conversar melhor com você, se algum dia voltar a ler essa mensagem me mande um email (cebola_89@hotmail.com), ficarei muito agradecido.

Bruno Robles"

Antonio Antunes disse...

Boas
Começo por felicitar os autores deste blog bastante interessante sobre o s Pobres Cavaleiros de Cristo.
Penso que apesar de se dedicarem muito ao facto de o Templo de Tomar ser Quartel General dos Templarios nao nos podemos esquecer que os nossos misteriosos Cavaleiros se distribuiram por todo o país. Li num dos comentários que os Cavaleiros teriam estado no Brasil 400 anos antes dos descobrimentos Portugueses, já se perguntaram como é que Colombo conseguiu chegar às Américas quem lhe terá fornecido os mapas que o guiaram?
Os nossos Templários eram Senhores de grande poder financeiro e politico e acima de tudo eram donos de grandes sabedorias e detentores de grandes ensinamentos. Eram fidalgos muitos deles estudiosos que aplicaram as suas fortunas na busca de ensinamentos maiores por isso foram alvo da cobiça de Felipe IV e do papa Clemente. Muito há a fazer para se saber se ainda existem Penso que uma Ordem tão poderosa não se extinguia pela simples vontade de dois homens
Saudações
NON NOBIS DOMINE NON NOBIS SED NOMINI TUO DA GLORIAM

Anónimo disse...

Não a ordem continua ... o que Foi unido por Cristo só será separado pelo MESMO ... a ordem se propaga e continua através dos seus descendentes, passando de pais para filhos ...
Obrigado por estarem levando em questão nossa causa ....

Anónimo disse...

Saudações meus caros.
É bom saber que existem pessoas com quem partilhar o mesmo interesse e tal como alguém disse um assunto de enorme importância na afirmação da nossa nação e no entanto tão negligenciado e esquecido pelas nossos patricios e descendentes da nação.
Chamo-me Rui, e sou um verdadeiro "viciado" nos templários, e permitem-me que partilhem convosco as minhas aventuras por forma a orientar-vos para a dimensão do Universo dos Templários e para as quantas perguntas irão permanecer nos ecos da espaço/tempo a aguardar pelas respostas que só a Ordem nos poderia dar.

Já percorri diversas fortalezas templárias em Portugal (estando a minha atenção virada mais para a Linha da Defesa do Tejo), fui à Terra Santa e a Londres. Está nos meus planos ir a França (vou tentar ir a Chinon (a prisão de Jack de Molay e outros irmãos do Templo), mas é um pouco dispendioso) e daí deslocar-me para onde surgirem novas evidências dos templários.

Uma coisa é certa, por cada monumento por onde passo, surgem sempre novas perguntas.
Quem visitou Santa Maria dos Olivais, já reparou que existem 8 colunas a sustentar o Templo? Juntamente com 8 arcos na abóboda da charola? Curiosamente as lápides no chão contêm o algarismo 8 que se o colocarmos na horizontal é o célebre simbolo matemático do Infinito, uma caracteristica coincidente com o que vi em Jerusalem.

Lá no alto no convento de cristo, acima da famosa Janela Manuelina, existe uma Rosácea. Quem subir ao Terraço e olhar atentamente para o detalhe esculpido em volta da rosácea, poderá visualizar 10 globos e uma espiral. A meu ver, podem-se tirar 2 conclusões, ou são 10 planetas a orbitarem e torno de 1 Sol, ou numa visão mais esotérica, 10 planetas e 1 vortice. O convento de cristo está no meridiano de Paris, o mesmo onde em tempos existiu o Templo de Paris em França.

Caros amigos, isto foi uma pequena amostra daquilo que todos procuramos. Mas acima de tudo, não podemos deixar de respeitar a Ordem do Templo como simbolo de tudo aquilo que fomos e somos, e agradecer-lhe por tudo o que fez por nós.
Aqui fica um abraço de um "Irmão" do Templo.

Bem haja para todos vós

+In Hoc Signo Vinces+

Anónimo disse...

Saudações meus caros.
É bom saber que existem pessoas com quem partilhar o mesmo interesse e tal como alguém disse um assunto de enorme importância na afirmação da nossa nação e no entanto tão negligenciado e esquecido pelas nossos patricios e descendentes da nação.
Chamo-me Rui, e sou um verdadeiro "viciado" nos templários, e permitem-me que partilhem convosco as minhas aventuras por forma a orientar-vos para a dimensão do Universo dos Templários e para as quantas perguntas irão permanecer nos ecos da espaço/tempo a aguardar pelas respostas que só a Ordem nos poderia dar.

Já percorri diversas fortalezas templárias em Portugal (estando a minha atenção virada mais para a Linha da Defesa do Tejo), fui à Terra Santa e a Londres. Está nos meus planos ir a França (vou tentar ir a Chinon (a prisão de Jack de Molay e outros irmãos do Templo), mas é um pouco dispendioso) e daí deslocar-me para onde surgirem novas evidências dos templários.

Uma coisa é certa, por cada monumento por onde passo, surgem sempre novas perguntas.
Quem visitou Santa Maria dos Olivais, já reparou que existem 8 colunas a sustentar o Templo? Juntamente com 8 arcos na abóboda da charola? Curiosamente as lápides no chão contêm o algarismo 8 que se o colocarmos na horizontal é o célebre simbolo matemático do Infinito, uma caracteristica coincidente com o que vi em Jerusalem.

Lá no alto no convento de cristo, acima da famosa Janela Manuelina, existe uma Rosácea. Quem subir ao Terraço e olhar atentamente para o detalhe esculpido em volta da rosácea, poderá visualizar 10 globos e uma espiral. A meu ver, podem-se tirar 2 conclusões, ou são 10 planetas a orbitarem e torno de 1 Sol, ou numa visão mais esotérica, 10 planetas e 1 vortice. O convento de cristo está no meridiano de Paris, o mesmo onde em tempos existiu o Templo de Paris em França.

Caros amigos, isto foi uma pequena amostra daquilo que todos procuramos. Mas acima de tudo, não podemos deixar de respeitar a Ordem do Templo como simbolo de tudo aquilo que fomos e somos, e agradecer-lhe por tudo o que fez por nós.
Aqui fica um abraço de um "Irmão" do Templo.

Bem haja para todos vós

+In Hoc Signo Vinces+

Anónimo disse...

Saudações meus caros.
É bom saber que existem pessoas com quem partilhar o mesmo interesse e tal como alguém disse um assunto de enorme importância na afirmação da nossa nação e no entanto tão negligenciado e esquecido pelas nossos patricios e descendentes da nação.
Chamo-me Rui, e sou um verdadeiro "viciado" nos templários, e permitem-me que partilhem convosco as minhas aventuras por forma a orientar-vos para a dimensão do Universo dos Templários e para as quantas perguntas irão permanecer nos ecos da espaço/tempo a aguardar pelas respostas que só a Ordem nos poderia dar.

Já percorri diversas fortalezas templárias em Portugal (estando a minha atenção virada mais para a Linha da Defesa do Tejo), fui à Terra Santa e a Londres. Está nos meus planos ir a França (vou tentar ir a Chinon (a prisão de Jack de Molay e outros irmãos do Templo), mas é um pouco dispendioso) e daí deslocar-me para onde surgirem novas evidências dos templários.

Uma coisa é certa, por cada monumento por onde passo, surgem sempre novas perguntas.
Quem visitou Santa Maria dos Olivais, já reparou que existem 8 colunas a sustentar o Templo? Juntamente com 8 arcos na abóboda da charola? Curiosamente as lápides no chão contêm o algarismo 8 que se o colocarmos na horizontal é o célebre simbolo matemático do Infinito, uma caracteristica coincidente com o que vi em Jerusalem.

Lá no alto no convento de cristo, acima da famosa Janela Manuelina, existe uma Rosácea. Quem subir ao Terraço e olhar atentamente para o detalhe esculpido em volta da rosácea, poderá visualizar 10 globos e uma espiral. A meu ver, podem-se tirar 2 conclusões, ou são 10 planetas a orbitarem e torno de 1 Sol, ou numa visão mais esotérica, 10 planetas e 1 vortice. O convento de cristo está no meridiano de Paris, o mesmo onde em tempos existiu o Templo de Paris em França.

Caros amigos, isto foi uma pequena amostra daquilo que todos procuramos. Mas acima de tudo, não podemos deixar de respeitar a Ordem do Templo como simbolo de tudo aquilo que fomos e somos, e agradecer-lhe por tudo o que fez por nós.
Aqui fica um abraço de um "Irmão" do Templo.

Bem haja para todos vós

+In Hoc Signo Vinces+

Anónimo disse...

A ordem não existe.

Carlos Manuel disse...

Meu nome é Carlos manuel,gostei da matéria sobre os templários e gostaria de dar a opinião .Os templários continuam a existir tanto na esfera cosmática(Plno invisível)e representados no plano terreno por Rosacruzes que atingiram o máximo grau da ordem,também admito a possibilidade de estarem em outras organizações.Mas os verdadeiros templários são sem dúvida os Rosacruzes,a estes foram-lhes dado o grande legado.

RUI GONÇALVES disse...

Junte-se ao grupo do Facebook.
https://www.facebook.com/groups/cethomar/

Obrigado pelo comentário.

Saulo de Tiro disse...

Boa tarde a todos simpatizantes Templarios e quem criou este magnifico blog m bem haja .
Amigos este tema dos templarios é tao controverso mas tao intrigante que nos leva ao mais profundo das pesquisas e pensamentos ,constantemente leio sobre a materia e recordo factos e pistas para locais de profundo descanso de grão mestres : local quinta da cardiga será possivel algo tao grande neste local quase entransponivel ? outra questão que me coloco o cavaleiro Portugues que juntamente fundou a ordem do templo denominado com nome Arnaldo ( Gondomar ) terei as minhas serias duvias se tao nobre cavaleiro nao sera sem duvida o nosso amado Rei D.Afonso Henriques ? apenas pensamentos e leituras meus caros amigos ,como voces partilho muitas opinoes pensamentos e leituras apenas. mantendo a fé e perseverança na saudade de atais inigmas e saudade da lealdade e valores implantados .

viva Portugal viva ao Rei.