Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/25/2006

Questão 1 - O porquê de Sta Maria do Olival?


Na busca de um saber mais profundo e para melhor comprender mos a caminhada dos Templarios,esta pergunta pode ser uma das "chaves"...

O porquê da escolha do Panteão em Sta Maria do Olival? Porquê Thomar?

Quem tiver algumas dicas que exponha, vamos tentar com este blog expôr duvidas e teorias reais ou outras um tanto quanto em fantasia...Para isso contamos com ajuda de todos... para assim conseguirmo-nos unir e formar um grupo capaz de defrontar todas as atitudes tomadas que desfavoresem os saberes Templarios.


*Quadro misterio do templo de St Maria ,poque razão estao 16 pessoas e hà 17 chamas do Espirito de Santo????

Cronologia

1160 - data provável da reconstrução por D. Gualdim Pais, sobre ruínas do mosteiro beneditino, da primitiva igreja de Santa Maria, sendo possivelmente dessa época a porta românica de arco de volta perfeita na fachada N.; 1195 - o Mestre da Ordem do Templo, D. Gualdim Pais, é sepultado na igreja; séc. 13 - no reinado de D. Afonso III (1248-1279), desaparece a primitiva igreja dando lugar à actual; séc. 15 / 16 - Reinado de D. Manuel I (1495-1521), a igreja sofreu grandes reparações e alterações; séc. 16 - Reinado de D. João III (1521-1557), conclusão sob a direcção de Fr. António de Lisboa (Frei António de Moniz e Silva) das obras iniciadas no reinado de D. Manuel: construção em 1528 do túmulo de D. Diogo Pinheiro (1525- inscrição com a data do seu falecimento); destruição dos túmulos e epigrafias dos Mestres Templários e de Cristo, ficando apenas quatro; construção da abóbada e da janela de verga golpeada da sacristia (inscrição na verga de 1543) e ampliação, com a construção a sul, da galeria corrida e das capelas laterais; construção do púlpito, porta de acesso à sacristia e coro-alto séc. 17 - Revestimento azulejar das capelas do lado S.; séc. 19 - Realizam-se obras de restauro tendo sido destruídas três capelas

13 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais,quero felicitar ,pela ideia deste blog,não sendo nova ,è mais realista en relação a outros blogs.Quero dar uma achega sobre o quadro que se encontra en St.MAria dos olivais (ou santuario da virgem negra ),alem do que dizem sobre as chamas e n de figuras,tambem temos de ver que a figura de verde tem 4 dedos no pe,e 6 dedos na mão.Sò mais uma coisa ,para quando è retirada a lage do chão ,para vermos as criptas, muita gente de tomar là brincou.Pois falei com pessoas jà muito idosas e que là estiveram.
Estamos a destancia de uma pedra!Não sendo de tomar ,faz-me impressão as autoridades de tomar,parece que estão paralizadas,acordem a tanto pra ser visto!

Anónimo disse...

qUero informar o degracoins,no que diz respeito à entrada do tunel ,vindo da torre de D.Catarina,è verdade que existe pois muitos tomarenses là brincaram e namoram as escondidas,entre eles alguns parentes meus.Quanto a st Maria nada sei tirando aquela pedra no chão,que è estranha,a respeito do claustro do sèminario ele fica jundo à porta de saida do convento,tem uma escada en caracole.AtÈ uma proxima vez.

Anónimo disse...

em relação ao espírito santo muito se pode dizer!! de facto o culto do espírito santo no nosso país é bem anterior a Rainha Santa Isabel. Existem documentos que comprovam a existencia do culto no nosso pais. A provar isto ve^m um documento de 1222 na qual se descreve a Confraria de Benavente. Bastante similar as festas do espírito, inclusive com distribuição do bodo, que ao que parece é comum a outras confrarias do sec. XIII na Europa. De facto o que rainha Santa Isabel insere de novo nosso país é o modelo de império. Hoje bastante diluido mas com originalidade bem patente quando comparada com a de outros paises europeus.

Anónimo disse...

Gostaria se tal fosse possível e dado o meu gosto tão especial pela igreja St Maria do Olival,que o Degraconis,quando das suas consultas ao blog me explicasse sobre a tela onde estão as 16 figuras e as 17 chamas o porque das cores verde e vermelho das duas personagens,será que tem haver algo com a bandeira nacional .Quanto ao (cálice) desenhado no chão e que segundo minhas fontes é um símbolo budista ,se não é budista o que fez o Dalai lama lá ir???Já me deparei a certa altura com 3 budistas lá a rezar á não muito tempo.Também já vi por 2 vezes uma pessoa que muito ademiro que é José Medeiros a fazer girar o pêndulo em cima de tal desanho.Será das energias da pedra ,de onde tera ela vindo???O que se passa ali afinal?Queria ainda responder á pessoa que diz que os templários não aceitavam ideias o projetos dos muçulmanos! não é assim pois os templários respeitavam todas as religiões e ainda pra mais havia templários muçulmanos ,é uma questão de consultar vários livros.Ligar os templários só a igreja católica é um erro comum!

Anónimo disse...

Quero dizer ao Degraconis que compreendemos quando diz não poder se alongar mais ,pois todos nos temos assuntos que não podemos falar em publico ,dai que esperamos o jantar para nos conhecermos e trocarmos ideias sobre estes assuntos .Sobre ST.Maria ,que é a minha paixão ,custame ver que as pessoas de Thomar não sabem dar o valor mercido!O templo de St Maria ,vamos chamar assim tem uma historia tão rica em relação a fundação de portugral e as lutas pela nossa independência. Uma das historias é a de que foi aqui que D.Nuno Alvares Pereira rezou durante 8 dias até a chegada de El Rei D.João I ,para juntos partirem para Aljubarrota,por curiosidade vejam as duas espadas a entrada do templo ,no chão.Deixo aqui um texto para refletir sobre os símbolos nas pedras de um poeta que tanto gosto,Fernando Pessoa:"Primeiro ,sentir os símbolos,sentir que os símbolos têm vida ou alma-Que os símbolos são gente.Mais terde virá a interpretação,mas sem esse sentimento a interpretação não vem." saudações fraternas

non nobis sed blog tuo da gloriam disse...

Ola a todos
Das grandes desgraças que houve em Portugal,(para além dos incêndios e do tremor de terra de 1755)as piores foram a vinda da "santa" inquisição e a tomada do poder pela maçonaria. As cores nacionais históricas e eternas da Pátria são e serão sempre o azul e branco.
Viva Portugal

Anónimo disse...

Meu caro amigo como pedi no inicio do blog (não querendo fazer censura)eu peço que nenhuma afirmação sejá feita contra organizaçoes sejam maçónicas ,templárias,rosa cruzes ou republicanas e monárquicas .Ninguem disse que não era patriótico ,não sendo eu maçom ,nem templário nem rosa cruz (mas sim um grande apaixonado pela historia dos templários e pela minha cidade natal thomar)uma coisa temos de concordar é que ouve grandes maçons ,tais como :Marques de Pombal,D.Fernando,D.Luiz I e certos presidentes da republica e ainda o grande Fernado pessoa.Devemos nos centrar no motivo que nos fez fazer o blog ,os mistérios de thomar e dos templários .

Ricardo Branco disse...

Afirmando aquilo que o meu amigo João (e colega de pesquisas) ;o).
TEnho também uma palavra a dizer sobre o assunto, uma vez que a finalidade do Blog, é tentar unir esforços para compreender nos estes cavaleiros e mais facilmente estuda-los, à que desvalorizar comentarios de cariz unicamente pessoal, que nada tem a ver com estes asssuntos ligados a todos os paises por onde eles passaram e ligados a todas a ordens politicas em varios tempos.
(todas estas palavras para dizer: que não queremos que haja conflitos e disputas, pois acredito que haja pessoas das mais diversas relegiões, partidos politicos, etc que tem curiosidade sobre este tema...) penso que com esses comentarios é estar-mos a desviar do caminho ao qual todos nós estamos ligados...

Abraços

Anónimo disse...

No geral este blog é uma Curte !!

Em relação a Santa Maria do Olival, gostaria de felicitar o Engenheiro Paiva pela contribuição valorosa que vai dar à igreja.

Colocar uma rodovia a escassos metros da cabeceira do edifício, por sobre uma linha de água é genial.

Ajudará sem dúvida à divulgação desta igreja Tomarense.

O Paiva é um Iluminado !!!

Anónimo disse...

O paiva não é um iluminado,pois não tem valor para isso,mas que é esperto é!Abre buraco a frente ,abre buraco atras ,o homem tem de dar com o buraco para entrar no túnel.Esta a acabar o mandato e ainda não deu com o buraco.Dentro em breve vai abrir buraco para a ponte nova! o homem não desiste.Talvez acabe no buraco cavado por ele!Ele que não se esqueça que a igreja é vegiada de noite e de dia.se não forem os vivos atras dele serão os mortos,la dentro ele não entra.Podem ter a certeza.

orion disse...

o número de Portugal é o 17?

Isso significa o q?

Unknown disse...

Eu vejo 17 figuras. A décima sétima está no canto superior esquerdo, debaixo da chama do espirito santo e atrás da figura que se v~e bem. Vê-se a cabeça por trás...

Unknown disse...

Eu vejo 17 figuras. A décima sétima está no canto superior esquerdo, debaixo da chama do espirito santo e atrás da figura que se v~e bem. Vê-se a cabeça por trás...