Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/26/2006

Sta Maria do Olival





Pois já que puxamos pelo tema...Vamos la então ver se consegui-mos debater e chega a alguma conclusão.
É no Sec V que foi construido este Templo,por monges Beneditinos,que ali fizeram um convento .Esta num local de fortes energias teluricas e de grande espiritualidade,foi votado ao abandono de quando das invasões árabes e reconstruido pelo Grão Mestre D.Gualdim Paes ,que nela faz casa espiritual para os Templários e seu Panteão. Neste templo estão sepultados os 22 Mestres Templários ,mais o grão mestre D.Gualdim Paes, estão sepultados no piso inferior do Templo ,em criptas ,cuja entrada foi colocada uma grande laje por alguém... cujo segredo não quer revelar !(em 1942).
Este Templo foi reconstruido para ser un centro ecomenico de todas as religiões ,exemplos:
- temos o nº 8 ,que è o nº muito especial para judeus e que esta representado ,nos 8 degraus da entrada do Templo e as 8 ogivas do altar e nos 8 pilares do templo ,nº 8 que representa o infinito.
-temos a imagem de Nossa Senhora do Leite ,trazida por D.Gualdim das cruzadas ,e que muito representa aos cristãos .
-no centro do Templo temos um cálice ,esculpido no chão ,que é tão claro aos budistas.
-por fim temos o pentagrama ou estrela de Salomão com 5 pontas ,que representa 1-espirito ,2-ar,3-fogo,4-agua e 5-a terra,ou seja o espirito comanda a materia,simblo tão crido ao árabes.
Este Templo é dos centros espirituais mais importantes da humanidade ,comparado as piramides do Egito e as piramides Incas e Maias. Existem no templo capelas laterais,que foram abusos cometidos por D.Manuel e D.João III ,todo o resto é Templário.
Note se que no chão estão algumas pedras tumulares ,mas que debaixo nada tem ,pois o corpos estão nas criptas no andar infrior. Debaixo do Templo temos ainda as entradas para os subeterrânios ,que levam ao Castelo e à baixa da cidade.
De frente ao Templo temos ainda a Torre da atalaia de origem visigoda e que servia para comunicar com o Castelo.
Quem pelos nossos dias de Inverno,passear pela zona envolvente ao Templo facilmente, se depara com inumeras obras, e projectos. Até vão mudar a estrada que passa em frente ao "nosso" Templo, para passar nas suas traseiras. Já que não se pode remexer dentro do Templo que se remexa fora dele...À que estar atento...



12 comentários:

cm disse...

bem, antes de mais, parabens pela iniciativa de fazer o site. no entanto temos que ter cuidado ao expormos as coisas, pois nem tudo é o que pareçe e por vezes so vemos aquilo que queremos ver. quanto ao calice desenhado no chao nao é assim tao claro, visto no local, parece-me mais a base de uma cruz da qual desapareceu o resto da forma e que por coincidencia se assemelha a um calice.
A questao da existencia da cripta nao tenciono po-la em causa porque nao sei se relamente existe. no entanto nao sei precisar a data mas penso ter sido no sec. XVI, a igreja sofreu uma intervenção na qual retiram e modificaram os tumulos dos cavaleiros ali enterrados.
nas obras feitas pela dgm o chao foi comletamente mexido e nao referencias a nenhuma abertura no solo, no entanto tambem duvido que se houvesse algo ali guardado nao tivesse sido removido.
por outro lado acredito que se nao está, esteve la alguma coisa guardada.

Ricardo Branco disse...

Olá.
Boa noite. Peço imensa desculpa por só conseguir responder agora.
Antes de mais, gostaria de agradeçer a todos os participantes neste blog, pois a vossa colaboração é importante no sentido de se "desmistificar" alguns assuntos ligadas a esta ordem templaria. No entanto, vai um agradeçimento em especial para o DEGRACONIS, que além de participar em alguns temas bastantes polémicos e intressantes dessa forma, tem nos dado a sua imp. opinião e levantar outras questões sobre diversos assuntos relativos à passgem desta ordem por terra lusas. Também queria agrader a sua correcção feita a alguns assuntos, que admito ter dado demasiada importância.
No entanto vou deixar aqui um texto que foi retirado do livro de Eduardo Amarante (templàrios ,da formação de Portugal às Descobertas ,vol 4-tomo 1 e relata a descrição dos subterraneos no convento de cristo ,castelo,e baixa da cidade.

"Os cavaleiros templàrios usavam o templo para iniciações de cavaleiros .Na ausência de porta para o exterior ,a entrada fazia-se pelos subterraneos ,onde os candidatos teriam de passar pela prova dos quatro elementos.Um dos acessos para os subterraneos do convento situa-se algures na parede do poço que se encontra no pàtio de entrada do seminàrio.
Pessoalmente visitei no local ,em 1991,acompanhado por un funcionàrio do ippar ,uma câmara subterranea com vestigios numa das paredes de ter havido ai uma entrada que foi posteriormente tapada .O mesmo sucede na capela subterrania da torre de D.Catarina
en que è visível uma porta que dava acesso a um tùnel e que se encontra desde hà anos tapada .Estes subterraneos comunicavam entre si e com a Igreja ou templo de Santa Maria do Olival,casa matriz dos templàrios ,onde nos anos quarenta ,foi colocada uma enorme làpide na entrada do tùnel situada na nave ,pròximo do altar-mor,que ,bifurcando-se ,conduzia ,por un lado ao mosteiro de St Iria e por outro ,chegava atè à praça da republica (onde se encontra a igreja de S.João Baptista),passando por baixo da rua corredoura(actual rua Serpa Pinto).Dai seguia seguramente para o interior do castelo,não fosse .à semelhança de outros subterraneos ,o encontrar-se tapado."

Contudo não nos podemos deixar seguir/influenciar por livros, pois muitas informações neles contidos leva-nos à imaginação de cada um... por fica esta mensagem, também muito antiga...

"Encontraràs mais nos bosques que nos livros; as árvores e as pedras ensinar-te-ão coisas que nenhum homem poderá dizer-te."

bernardo de claraval

Saude até breve ;o)

Ricardo Branco disse...

Olá de novo.
Uma vez que falou em Sellium, tomar romana, acho que me de a ideia de por um post sobre esse tema, visto ser um tema muito complexo, e a cidade tomar e o seu concelho ser muito rico em villae romanas... e mesmo pontes romanas espalhadas visto que a via que segui para de Olispo para Bracara-Augusta passava por Sellium.
Visto que os Templarios (só-em portugal) gostavam de zonas romanizadas (ou pelo menos anteriormente povoadas). Penso até que os tuneis que falamos em tomar... nomeadamente o do Panteão de Sta Maria do Olival, tivesse sido primeiramente catacumbas romanas, tenho ideia, que os visigodos apenas espalharam a sua cultura e arte pelas paredes dessas catacumbas e que os templarios apenas reforçaram esses tuneis...talves pura imaginação.. não sei até que ponto...
O que é certo e que não nos podemos esqueçer é do povoado da Anunciada-Velha, também romanizado, que passou a ser uma quinta templaria; tal como cardais outra villae romana a poucos km de tomar, também foi uma quinta templaria... Não sei ate que ponto estar a relacionar a actividade templaria às vivencias romanas, pode estar correcto. Com isto conclui que temas para pôr no blog, não falta... o que falta é mesmo tempo, para a expandir e pesquisar melhor...
em breve com mais tempo voltarei.
Saudações Templarias a todos.

Ricardo Branco disse...

Ora viva. Peço novamente desculpa pela resposta tardia,estamos realmente numa altura muito critica no que se trata á escola, pois as frequencias,os trabalhos e os relatorios, insistem em não dar treguas,nem por minuto..
Vamos ao que intressa... Partindo do inicio... o que se entende por "Seminário"...é um sitiu onde se ensina a relegião,,, tendo em conta que estamos a falar no convento de cristo,,, e tendo em conta as suas dimensões, parace me dificil,saber qual o poço a que o autor se refere... por outro lado, podemos analisar também a altura em que o autor refiriu tal afirmação... tentando confrontar com cartas ou documentos da mesma altura procurando algo sobre o tal "seminário" que procuramos..
Na minha opinião penso.. que o seminário trata-se do convento em geral (não pensando numa sala concreta..).. possivelemente a entrada.. seria a entrada do Castelo para o convento... pois para mim essa entrada é muito mesteriosa..(tema a discutir mais á frente), por outro lado... referindo se a poços... o que não falta no convento são poços que dão em cisternas... mas no texto descrito refere-se a uma parede do poço.. em tempos também ouvi que as cisternas estavam toda ligadas e que havia passagens entre elas.. até me pareçe relativamente logico, se bem que hoje na maioria das cisternas,, não poderemos chegar a qualquer conclusão sobre isso, visto estarem quase todas elas "mexidas"... espero saber a opinião dos outros visitantes ou de quem se quiser manifestar..
Contudo visto o intresse do degracoins queria lhe fazer um convite em especial para um jantar ca em Tomar, com amigos templarios, em principio marcado para o inicio de Fevereiro... se estiver entressado escreva para o_cruzado@hotmail.com
Qualquer duvida não hesitem.
Abraços e Paz no mundo!

Anónimo disse...

Quero dizer ao Degraconis que compreendemos o declinar do convite e que faremos o jantar na data proposta,mas ficando para mais tarde a comfirmação.Quanto a 12 de Março,essa data tão especial,pro castelo e pra cidade deixo o resto das pessoas descobrirem o porque de 12 e não 1,tal como diz degraconis,fica reservado aos cavaleiros que honrem em comparecer.Nesta viagem que estamos a fazer em conjunto devemos ter estas palavras na mente:"procurar o (graal) que não no coração è recusar colocar a questão essencial".saudações fraternas.

Anónimo disse...

Gostaria de partilhar convosco algumas informações ,que recebi de fonte anonima,pois sobre este assunto de thomar e templàrios,as pessoas tem receio de falar,descobrimos que a charola ou piramide como algumas pessoas gostam de chamar,tem tanto de altura visivel como de suterrada,estando o chão original a varios metros do atual.Nesse piso original temos a entrada pra um tunel ,cuja largura e comprimento è concideravel,pois os cavaleiros usavam para pecorrer a cavalo,desde a torre de menagem atè a charola afim de fazerem as cerimonias.A charola não tinha porta pro extrior,sò por debaixo do chão.Quanto à cisterna ,que tive a opurtunidade de vesitar ,na torre de menagem ,á 2anos em breve mostrarei fotos que fiz,as salas quelà existem.COMprimentos

arraiolos disse...

quanto ao ultimo relacionado com a charola. de facto existe bastante material q se encontra subterrado. nao tem necessariamente uma relação com a mistica, ou se preferirem, esoterismo templario. o que se passa de facto é aquele local ja havia sido ocupado bastante vezes. a calaçada que vê de uma das janelas no claustro do cemiterio, se nao estou em erro, e q da vista para os paços do infante, é de facto uma calçada árabe...curioso!! sendo ainda possivel ver nesse mesmo espaço o resto de um edificio..mais propriamente um arco...que seria da residencia do alcaide. de facto esses mesmos arabes ja deveriam ter aproveitado os restos de um antigo forte romano, que segundo estudos e escavaçoes teria albergado anteriormente um castro pré-romano. de facto a ideia de os templarios terem escolhido aquele local por obra e graça divina é completamnete ridicula. de facto nao espaço dos castelo templario/convento de cristo ( e que se saiba é maior espaço monumental classificado em portugal) não se encontram mais achados pq o ippar nao autoriza.

Anónimo disse...

caro amigo sò quem não conhece a historia verdadeira dos templarios,pode pessar que os templarios,eram sò uma força militar,à misterios na humanidade que o ser humano nem sonha.Claro que os templarios muitas vezes utilizavam costruções romanas como è o caso de paris.Quanto ao castelo de tomar a nivel de àrea è o maior do mundo e è claro que è romana uma parte da torre de menagem,quanto a calçada,devia saber que os castelos templarios que eram costruidos,seus costrutores eram arabes ou judeus pois eram as pessoas mais capazes na altura dai essas calçadas parecerem do tempo mulçumano. Quanto ao ippar è melhore nem falar pois o ippar não manda no castelo D.Gualdim paes,nem a onu,mamda sim forças mais poderosas .Não percam tempo com os claustros e o semìnario,por ai não entram em lugar algum,pois tudo foi murado no tempo das invasões françesas.Dediquem-se a parte templaria pois a ordem de cristo não è a sosseçora da parte secreta da ordem templaria.

Anónimo disse...

senhor antonio, quanto á calçada discordo, pois não me parece que que uma força como os templarios autorizassem a construção segundo normas mulçulmanas. embora ache que não seja este o cerne da questão, e sim, apenas uma observação.
devo reconhecer que não muito por dentro da parte esotérica ligada aos templarios. pois existe tanta informação que é dificil separar o imenso joio do trigo. gostava sim de conseguir aprender mais. De facto o meu estudo sobre os templarios tem incidido na sua presença na terra santa, e quae apenas a nivel militar. dai a minha presença neste bolg. já agora gostaria de saber quem é que manda.

Anónimo disse...

no castelo de Tomar

Anónimo disse...

meu caro, arraiolos é apenas apelido, eh eh !! quanto a essa referência gostava de o poder ajudar!! ja li o pendulo de foucaullt, julgo ser esse o livro a que se refere!!

Anónimo disse...

Eu sou de Arraiolos. Que pretendem...