Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/31/2010

OS PASTORINHOS DE SANTA BÁRBARA - PARTE XV

ENIGMA POR RESOLVER
Thomar esquecido

Os dados recolhidos não nos permitiram concluir acerca da ruína. A dimensão do edifício, eventualmente com alpendre, bem lajeada e o facto de se encontrar no cimo de uma colina, fizeram-nos ponderar tratar-se da desaparecida Capela de Santa Bárbara, todavia outros elementos e descrições faz-nos recear nessa atribuição, se não mesmo veementemente negá-la.

Seja como for, revelámos para o público em geral, um novo espaço edificado, que tem escapado a quase todos, esquecido talvez, e que à par da Charolinha pode inflamar imaginações e preencher o imaginário da “Lusitânia Transformada”.

Já habituados os nossos leitores às nossas investigações, onde o fim não é condição essencial, aproveitámos o momento para dar a conhecer mais alguns aspectos da História de Tomar; a Cerca e Mata dos Sete Montes, a obra "Lusitânia Transformada", a descrição e localização exacta da desaparecida Capela da Nossa Senhora dos Anjos, a Capela de Santa Bárbara, uma suposta réplica da Mata no sítio da Cruz Quebrada, os "demónios" do Convento de Cristo, entre outros, assim como imagens de colecções privadas e inéditas, ficando no entanto o pardieiro descoberto a ser um enigma quanto ao que teria sido no passado.

Os Pastorinhos: Semrosto, Cluny, Voltron e Degraconis

Notas de rodapé:
Alguns dos temas abordados irão ser tratados autonomamente em post a publicar mais tarde, não só em virtude de existirem mais informações, que não importavam à investigação em causa, mas porque existe mais fotos para dar a conhecer, não obstante termos conseguido publicar muitas sem retirar a estética ao texto apresentado. Algumas das fotos que vimos e temos, não obtiveram autorização de publicação o que nos deixou bastante tristes. 


Agora que o ensaio chegou ao fim iremos de seguida enviar a versão pdf a todos os que estão na mailing list do Cethomar, o qual não é inteiramente igual ao que foi publicado.

FIM

5 comentários:

RUI GONÇALVES disse...

Não é igual mas praticamente a só a nível das imagens e repartição dos capítulos. Bem haja a todos.

Ex-SemRosto disse...

Escreve-se Bárbara.

RUI GONÇALVES disse...

Já está. Obrigado

Anónimo disse...

?

Anónimo disse...

Quando pensam voltar a publicar? Clemente